Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 10 de dezembro de 2011

O dia de adoração e serviço a Deus

"Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus" - Romanos 14.4-6.

"No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite" - Atos 20.7.

A palavra para sábado em hebraico é sabbath, significa cessão, descanso. Neste dia os judeus e seus animais não deveriam trabalhar. Neste dia o judeu celebra o descando de Deus depois da sua obra da criação do mundo (Êxodo 20.8-11; Gênesis 2.2).

Qual é o dia que o cristão deve adorar ao Senhor? Sábado ou domingo?

Sobre o sábado

O sábado é dia santo para Israel, um concerto perpétuo. Gurardá-lo demonstrava submissão a Deus e honrá-lo trazia grandes bênçãos (Isaías 58.13-14).

Deus havia ordenado na Lei de Moisés, que os israelitas guardassem o dia do sábado. O propósito era que o povo tivesse um dia de descanso, momentos de adoração ao Senhor. O objetivo do sábado era que os israelitas tirassem um dia de repouso e consagração ao Criador. O povo deveria  reunir-se em assembleia solene e trazer suas ofertas, e dessa maneira manter sempre em mente que o Senhor era quem os santificava, que os israelitas eram um povo exclusivamente dEle  (Êxodo 31.12-17).

No sábado, o judeu que realmente amava a Deus se alegrava. Era o dia em que ele lembrava que Deus havia libertado a nação da escravidão do Egito (Deuteronômio 5.15; Salmo 103.1).

O sábado representa aos judeus o selo da aliança mosaica (Isaías 56.4, 6). Neste dia, os judeus deviam consagrarem-se e adorar ao Criador. Todavia, por diversas vezes, eles não cumpriram esta ordenança divina. Os israelitas constamente ignoraram o dia santo.

No tempo de Neemias não foi diferente. Após os judeus retornarem do exílio e já instalados em sua pátria, com os muros que os protegia totalmente construídos, continuaram a profanar o sábado. Bastou o servo de Deus se ausentar por um período de tempo para que o povo deixasse de observar a guarda do sábado. Neemias, protestou contra os negociantes que desrespeitavam o dia santo, não se calou, antes agiu energicamente. Num gesto de temor a Deus, ordenou que os comerciantes se ausentassem da cidade e parassem as vendas, fez com que ao pôr do sol da sexta-feira, quando tinha início o sábado, as portas de Jerusalém permanecessem fechadas, impedindo que ninguém vendesse ou comprasse. Ele deu-lhes um ultimato: "Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão sobre vós" (Neemias 13.20,21). Com muito medo, eles foram embora.

Quem profanasse o sábado recebia o prejuízo capital, pagaria com a própria vida (Êxodo 31.15). Neemias, judeu consciente que o povo quebrava os mandamentos do Senhor em diversas ocasiões, fez com que todos considerassem que a desobediência tinha como consequência todas as sortes de maldições descritas em Levíticos 26.13-33, a fim de evitar o juízo sobre a cidade.

Sobre o domingo

Os discípulos colheram espigas no sábado. Quando Jesus foi inquirido quanto ao fato, respondeu-lhe que nenhuma lei estava sendo transgredida, pois semelhantemente Davi havia agido, quando ele e seus homens tinham fome, além disso, lembrou-lhes que era o Senhor do sábado. Cristo aproveitou a oportunidade para esclarecer que o descanso (sábado) foi criado para o ser humano e não o contrário (Mateus 1.21; Marcos 2.26-28).

A Igreja de Cristo também deve ter um dia especial no qual precisa dedicar-se integralmente a Deus.

O sábado era um sinal de aliança de Deus com Israel, porém, na Nova Aliança, a morte vicária de Jesus fez com que as exigências cerimôniais da Lei de Moisés fossem canceladas, então o  sábado judaico não é obrigatório para os crentes em Cristo. Nós não estamos sob o jugo da Lei de Moisés. A morte expiatória de Jesus nos tornou libertos da obrigação do Código Mosaico (Colossenses 2.14, 16).

A guarda do sábado é o único dos Dez Mandamentos que não se repete depois do Dia de Pentecostes (Atos 2). Embora não tenhamos a obrigação de guardar o sábado judaico, precisamos valorizar o descanso semanal. para que possamos adorar ao Senhor. É imprescindível que o ser humano tenha, ao menos, um dia de descanso semanal, com vista a conservar a saúde física, mental e espiritual. É necessário considerar que somos templo do Espírito Santo, portanto, é preciso zelar da morada do Senhor (1 Coríntios 3.16, 17; 6.19).

Ao cristão, não é o sábado, em si, que precisa ser observado, mas o princípio de separar um dia na semana para descansar e adorar ao Senhor. Este princípio deve ser levado em conta, todos nós precisamos consagrar um dia a Jesus Cristo, e neste dia estudar a Palavra de Deus e adorá-lo em reuniões de culto ao Senhor.

Para os cristãos o domingo é o dia de adoração e serviço a Deus, este princípio precisa ser considerado com seriedade. No primeiro dia da semana o Senhor Jesus ressuscitou. A Igreja Primitiva passou a reunir-se nesse dia para adorar e servir a Deus. Então, o domingo serve como um sinal entre Deus e o seu povo. A Igreja Primitiva adotou o domingo como o dia de adoração e continuou a fazer isso regularmente (Mateus 28.1; Marcos 16.2, 9; Atos 20.7; 1 Coríntios 16.2).

Como dia de adoração e serviço de fé, o domingo é um dia referencial em que o crente em Cristo deve usar para consagrar-se a Deus. por isso, nós cristãos celebramos o domingo como dia de descanso, adoração e comunhão fraternal.

Conclusão

Jesus é Senhor do sábado (Mateus 12.8). Ele sempre se posicionou contra o abuso dos fariseus a respeito da guarda do sábado, porém, nunca anulou o princípio de que o ser humano precisa de um dia para descansar.

Como cristãos, estamos agindo como os negociantes do tempo de Neemias, visamos apenas o lucro e não nos importamos com o bem-estar social e espiritual? Assim como Neemias, não devemos compactuar com o erro, e jamais ter olhar leniente para a transgressão.

O cristão tem um dia da semana para servir a Deus. Neste dia não deve preocupar-se com o aumento de seu patrimônio. No entanto, há pessoas que, ansiosas quanto ao futuro, não separam um dia sequer para descansar. E acabam desenvolvendo doenças, como a hipertensão, enxaqueca e insônia. Algumas morrem prematuramente.

A comunhão dominical dos santos traz vida e vigor tanto para a alma quanto ao corpo (Salmo 133). Como você tem tratado o seu corpo, tem reservado um dia para repousar e servir a Deus, juntamernte com seus irmãos em Cristo?

O domingo, como o primeiro dia da semana, foi o dia instituído pela Igreja Primitiva para ser o principal dia da reunião mais importante da semana. Então, como cristãos, não podemos deixar de ter, pelo menos, um dia reservado para estarmos com o Senhor, em sua casa, adorando-o em espírito e em verdade.

__________

Observação: Compilação em modo resumido dod comentários de Elinaldo Renovato à revista Lições Bíblicas, 4º trimestre de 2011, páginas 77 à 83, edição Mestre (CPAD).

Nenhum comentário: