Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Blogueiro Cristão dia após dia

Como blogueiro desde 2006, e no Blogger desde junho de 2007, presenciei diversas situações na Blogosfera Cristã. E penso temos que tomar cuidado e não desfalecer com o cansaço e a indignação. O desânimo pode bater forte. É preciso prosseguir olhando para Jesus Cristo, independente de todo o cenário que encontramos.

Assim como tudo o mais, entendo que escrever é uma experiência que se consolida com a prática. Uns escrevem rebuscadamente, e outros de maneira mais coloquial. Sou do segundo time e me sinto bem nele.

A impressão da nossa personalidade naquilo que escrevemos é o que torna válido o conteúdo. Embora muito importante, o tema vem em segundo plano.

Entendo que nem sempre existe inspiração para o blogueiro  ser totalmente original. Nessas horas de “branco” eu recorro aos meus rascunhos de conteúdos ainda inéditos. Também posto vídeos extraídos do YouTube e textos compilados de revistas e livros, indicando os donos intelectuais daquilo que postei.

Quando comecei a blogar, estava encantado  com a leitura do best seller de Tim LaHeye, Temperamento Controlado Pelo Espírito. Aliás, naquela época comprava praticamente todos os livros que se referiam ao Espírito. Então fiz uma postagem comentando sobre o controle do Espírito na vida do cristão, mas sem fazer cópias. Logo apareceu o comentário de um blogueiro assembleiano no espaço de comentários do artigo insinuando que havia em mim a tentativa de plagiar. Voltei ao post e fiz menção do livro com o objetivo de afastar a hipótese levantada pela tal pessoa.

Mais de 80% dos leitores que acessam meu blog são leitores que chegam pelo Google, não são originados de blogs cristãos. Entretanto, o momento mais chocante que eu tive na Blogosfera Cristã foi quando encontrei um blogueiro plagiador. Ele publicava textos que eu escrevi e publiquei no Belverede, letra por letra, vírgula por vírgula, parágrafo por parágrafo, mas sem passar os devidos créditos de autoria.

Não me preocupo com as cópias daquilo que eu escrevo, às vezes até incentivo numa nota de rodapé. Acho bom que copiem. Considero uma forma de reconhecimento do que faço. Sei que é importante que todos assinalem a fonte. Isso é dar honra a quem de direito.

E.A.G.

O conteúdo deste post faz parte de um comentário no blog Reflexões Sobre Quase Tudo, editado por Dalardier Lima.

Nenhum comentário: