Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Solteiro por toda a vida e feliz?

Este assunto surgiu a partir de um debate com um contato que eu tenho em uma das redes sociais que uso.

Em Mateus 19.3-12 lemos:

"Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o." 

Jesus falou sobre a responsabilidade do casamento, de que o homem não devia se casar para depois se separar sem motivo, separação motivada pelas futilidades. E, por isso, os discípulos disseram que então não convinha casar. Jesus respondeu que nem todos podem receber essa palavra mas somente a quem foi concedido, aos eunucos. 

Na definição em grego, eunuco é eunouchos. Uma palavra composta: "euné" + "echõ". 

Eunê: cama.

"Echõ": sentido amplo, conota o seguinte: atividade de retenção; segurar algo no sentido de posse; doença; a respeito do corpo ou doença da mente; os sentimentos da mente, como a emoção; fixação de uma ideia; pobreza; fraqueza; falta de regras; a respeito do estado que uma pessoa está externa ou internamente; possessão demoníaca.

Será que alguém, por livre e espontânea vontade pode ser feliz sem se casar - levando em consideração que terá uma vida casta, sem atividades sexuais, mesmo que seja com um propósito de viver para Deus?


Não sei se é normal alguém optar por viver a sua vida na solidão. 

Temos visto muitos casos de pedofilia na Igreja Católica. Os padres fazem votos de castidade, mas ao passar o tempo eles não suportam a falta de sexo e causam escândalos.

Sinceramente, não conheço quem seja feliz sendo uma pessoa solteira, mesmo aquelas que não são castas, mesmo aquelas que são sexualmente ativas sem se casar. Não digo que não existem, digo que não as conheço.

Aponto ao aspecto da vida social. É importante ter alguém que compartilhe tudo, alguém que esteja ao lado em todos os momentos. Com o passar do tempo, as pessoas em nossa volta se casam, e a vida social de que quem é solteiro perde os companheiros e o sentido.

O casamento muda o rumo da vida das pessoas, muda os costumes e os objetivos. Casados e solteiros têm objetivos diferentes, então, o solteirão e a solteirona perde vínculos com muita gente, assim que elas se casam. Os casados tendem a dar atenção primordial ao conjuge e filhos, e as amizades com os solteiros ficam em segundo plano.


E.A.G.

Nenhum comentário: