Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 26 de novembro de 2011

O cair é do homem e o levantar é de Deus



Quando sabemos de alguém que estava em nosso meio, um jovem irmãozinho do banco, que caiu em pecado, ficamos chateados, entristecidos. Mas se quem cai em pecado é um obreiro, um evangelista, um pastor, o impacto é maior, muito ruim. Para alguns, a queda do seu líder é um grande desastre espiritual, eles desanimam na fé.

Eu nunca critiquei alguém que caiu em pecado e nem me abalei espiritualmente. Conheci lideranças evangélicas em seu apogeu, acompanhei os passos que deram. Os bons e os ruins. E me entristeci com tudo de trágico que ocorreu. Calei. Orei por eles.

Pastores fazem coisas erradas? Sim. Acontecem grandes escândalos em ministérios cristãos. Pastores pecam, todos nós, cristãos em posição de liderança ou não, somos sujeitos a pecar.

Creio que todo cristão sabe que todos os seres humanos são falhos, que, inclusive, todos os líderes evangélicos também são falíveis. Essa condição é a coisa mais óbvia do mundo.

Eu, com quase três décadas como cristão evangélico, com um número incontável de literatura bíblica lida, nunca vi um escritor/pregador afirmar que não tenha pecado. É ao contrário, todos reconhecem que só Jesus pisou na Terra e não pecou. A cristandade reconhece que o pastor não morreu na cruz por ninguém, todos sabem que o sangue de um líder evangélico não corre em suas veias como correu o sangue de Jesus Cristo, que é Deus e se fez homem e possuiu um coração que bombou sem jamais pecar. As lideranças evangélicas reconhecem a condição de pessoas pecadoras. Essa é a síntese da soteriologia.

Está escrito na Bíblia e todos os pregadores cristão ensinam: Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3.23); e, quem disser que não tem pecado insinua que o Senhor mente e ao declarar isso é uma pessoa mentirosa (1 João 1.8-10).

Atualmente, vejo pessoas constatarem que alguns que caíram se reergueram, dizem que eles se comportam como homens tementes a Deus, compromissados com o Evangelho e que os consideram pastores. Afirmam que eles deram a volta por cima, que há anos voltaram a fazer a obra do Senhor. Muita gente observa-os e tece elogios, dizem que devido a esse retorno merecem respeito e admiração, como se o mérito de se reerguer fosse humano.

Bom é só Deus (Marcos 10.18) . É a misericórdia dEle a causa de não sermos consumidos (Lamentações 3.22).

Precisamos reconhecer o mérito de Deus nessa questão de vencer o pecado. O cair é do homem, porém, o levantar é de Deus. Essa questão da queda e voltar a estar em pé é muito clara na Bíblia Sagrada. O declínio é uma tendência da carne, a capacidade de restabelecer ao caído a força para  voltar a caminhar no Espírito vem do Senhor.

"O SENHOR firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz, se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão." - Salmo 37.23-24.

"O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos"- Salmo 145.14.

Precisamos nos alegrar com quem se arrepende do pecado que cometeu sem esquecer de render glórias unicamente a Deus por cada pecador que abandona o pecado e passa efetivamente a  praticar a fé, tanto em palavras quanto através de seus atos.

E.A.G.

Veja mais: Crescendo na graça e no conhecimento de Deus

2 comentários:

Silvana Abreu disse...

Concordo plenamente com sua opinião e...

"Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: #followback"

www.conhecerjesus.blogspot.com

Magda disse...

Achei muito legal esta colocação. O sentido desta frase "o cair..." tem respaldo nos versículos citados.