Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Garota egipcía posa nua em blog contra sociedade muçulmada

Aliaa Magda Elmahdy
Aliaa Magda Elmahdy, uma jovem estudante universitária com 20 anos de idade, provocou grande indignação no Egito. Ela postou fotos de si mesma nua em seu blog – cujo título é Diário de Uma Rebelde. Ela alega querer manter aceso o espírito revolucionário, e fazer protesto contra a cultura repressora da sociedade egípcia, contra os cidadãos islamitas conservadores.

No Egito, mulheres muçulmanas usam véu. As que não usam, dificilmente deixam pernas e braços à mostra publicamente. A sociedade egípcia reage sentindo-se bastante ofendida com a atitude da garota.

Além de criar irritação em políticos conservadores, ela também irritou os mais liberais. Acredita-se que o escândalo que ela causa poderá influenciar e prejudicar a ala menos rígida de parlamentares nas primeiras eleições após a deposição de Hosni Mubarak.

O blog de Aliaa Magda Elmahdy recebeu mais de 1,5 milhão de acessos, desde que ela fez as postgens de nudez. Além dela há um jovem seminu e desenhos.

Ela escreveu algo sobre a proibição de acesso a livros de modelos nuas e a destruição de estátuas numa faculdade de belas artes. Parece aludir a alguns protestos de ultra-conservadores islâmicos, conhecidos como salafistas. Em árabe, pode-se ler: “Tirem suas roupas e olhem-se no espelho, depois queimem os seus corpos que consideram desprezíveis, e assim estarão libertos de seus complexos sexuais, antes de lançar sobre mim seus insultos preconceituosos e censura contra minha liberdade de expressão.”

Minha opinião:

Escrevi o seguinte no blog e no Facebook dela:

Saudações cordiais, Alia Magda Elmahdy.

Você está bem?

Eu sou brasileiro. Eu li na imprensa do meu país, Brasil, sobre sua atitude em despir-se, sendo essa a maneira de fazer seu protesto político. Eu fui ao seu blog, e percebi que fez nudez no estilo artístico. Não quero fazer pronunciamento se você está certa ou errada nesta decisão. Eu quero dizer a você é muito importante desejar administrar bem a beleza.

Dedique exclusividade para quem você ama. Cuide bem de você, para ter condições de compartilhar momentos de felicidade com a pessoa que sente amor, e com quem sabe que ama você.

O tempo passa. Os momentos que vivemos hoje serão apenas memórias amanhã. É importante criar boas lembranças. Fazer as pessoas se lembrarem de nós no futuro com alegria e sentimentos de dignidade.

Estou feliz com a mulher que eu amo, eu sou casado há mais de vinte e seis anos com ela. Eu tenho uma filha desse casamento, que tem quase a mesma idade que você. Minha filha está linda, cresceu saudável, e assim como eu, ela nasceu no Brasil, que é um país onde as mulheres tiram a roupa sem uma razão substancial. Minha filha é casada e não exibe o corpo em público. Ela é uma estudante universitária também e sempre está feliz. Ela é uma mulher muito bonita. 

E.A.G.

Nenhum comentário: