Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bíblia, a mais importante ferramenta da Escola Dominical


Por Jefferson Magno Costa

A Bíblia deve continuar sendo ou tem que tornar-se a ferramenta número um de todo professor de Escola Bíblica Dominical. Isso parece ser uma declaração do óbvio, mas nunca a repetição do óbvio foi tão necessária diante da realidade que estamos vivendo.

Vigora uma grave situação no cenário cultural contemporâneo do nosso país e do mundo: enquanto os acessos à informação e os recursos para a aquisição ou produção do conhecimento se multiplicam, têm crescido em nossa sociedade o distanciamento da Bíblia e o desinteresse por ela como fonte de cultura e regra de fé.

Esse fenômeno, algumas vezes sutil e silencioso, outras vezes visível e declarado, tem-se manifestado preocupantemente tanto nos meios culturais seculares como dentro de muitas de nossas igrejas, atingindo principalmente as novas gerações. É um problema perante o qual nenhum de nós deve ficar indiferente.

Diante desse quadro, nossa missão mais urgente, como pastores ou professores, como líderes evangélicos ou educadores, e especialmente como pais, é resgatar a imensa importânca e o altíssimo prestígio dos quais a Palavra de Deus é digna e dos quais sempre usufruiu ao longo dos séculos.

Por isso, é necessário que todo professor de EBD considere, conheça, ame e use a Bíblia como sua ferramenta número um, tanto em sala de aula como em sua vida particular.

A Bíblia é o mais extraordinário livro já publicado em toda a história. É o mais rico e eficaz instrumento disponivel no mundo para o embasamento cultural do ser humano, para a sua educação, e o único que apresenta o verdadeiro plano de salvação eterna que Deus traçou para a humanidade.

Ela foi o primeiro livro a ser impresso na Europa, em 1456. imediatamente após Gutemberg ter criado os tipos móveis que originaram a imprensa. É o livro mais traduzido, mais vendido e mais lido em todo o mundo.

E todos nós, pastores, professores, pais e educadores, que atuamos neste país temos alguns motivos a mais para celebrarmos o fato de sermos evangélicos brasileiros.

Considere os seguintes dados:

• O Brasil é hoje campeão mundial de impressão de Bíblias. No  dia 10 de junho de 2011, a Sociedade Bíblica do Brasil comemorou a marca de 100.000.000 (cem milhões) de Bíblias impressas. Isso ocorreu no espaço de tempo de 16 anos.

• A quantidade de papel que a SBB usa para imprimir Bíblias, 400 toneladas, é suficiente para dar sete voltas e meia ao redor da terra. O Brasil tem exportado Bíblias para 105 países. A cada três segundos é impressa uma Bíblia na gráfica da SBB.

• Existem cristãos que têm em sua estante todas as Bíblias de estudo que já foram lançadas no Brasil, e Bíblias em diversas cores e modelos. Todavia, devemos trabalhar para que a Bíblia não seja só um livro impresso em grandes tiragens, mas que seja abertas, lida e estudada pelos nossos alunos.

De que vale uma Bíblia eternamente fechada?
__________

Jefferson Magno da Costa é Gerente Editorial da Editora Central Gospel e Pastor evangélico.  Edita o blog Sublime Leitura.

Artigo publicado em Revista Fiel; ano 7; nº 77; página 17 (Editora Central Gospel).

Nenhum comentário: