Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 18 de setembro de 2011

Você já leu toda a Bíblia?

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" - Hebreus 4.12.

Algumas vezes, eu me deparei com a afirmação de pessoas declarando que já leram a Bíblia inteira mais de cem vezes na vida. Número impressionante, considerado como virtude. Não discuto se é virtuosidade ou não.

Quanto a mim, eu já li a Bíblia toda. Fiz isso usando a tradução Almeida Revista e Corrigida (SBB) e também a Nova Versão Internacional (Editora Vida)...Mas em ambas eu ignorei as partes de genealogias.

Com certeza, na ARC eu li a Bíblia toda duas vezes e uma vez na NVI. Foram leituras seguindo tabelas de programas de leituras. Você lê capítulos e anota que leu...

Mas acho que as minhas leituras completas foram mais de duas. Não sei quantas com exatidão porque leio a Bíblia frequentemente e sem anotar que li. Faço isso desde o ano de 1983. São leituras sem programar onde começar e onde terminar. Costumo ler por assunto, quero saber o que está escrito sobre um determinado tema, então pesquiso de Gênesis 1.1 ao Apocalípse 22.21, sem pressa, com oração... O mais recente estudo assim foi sobre dízimo - levei três anos analisando esse tema. 

Agora, estou lendo o livro de Neemias, por conta das Lições Bíblicas, a revista de escola dominical editada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus... Leio o livro usando a versão Almeida Século 21 (publicado pelas Edições Vida Nova) e faço a leitura fazendo comparações com outras traduções e versões bíblicas.

Termino a minha declaração "eu li a Bíblia inteira" dizendo que mais importante que ler é entender, e mais importante que entender é obedecer, porque a Bíblia é a Palavra de Deus. Enfim, muitos leitores das Escrituras Sagradas são denominados como cristãos, porém, nem todos eles são servos de Cristo.

Não precisa responder se leu toda a Bíblia. Minha pergunta é retórica, apenas um meio de promover a sua reflexão sobre o seu cristianismo.

E.A.G.

Texto postado, originalmente, na comunidade Assembleia de Deus-Belém, plataformas Orkut e Facebook.

Nenhum comentário: