Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pão nosso de cada dia - qual o significado dessa oração?

Que a ênfase do nosso cristianismo seja no Abençoador e não nas bênçãos, precisamos empreender como busca principal ser servos do Senhor e não viver a serviço do materialismo.
Entretanto, convém lembrar que no Novo Testamento, termos encontrados no idioma grego, as palavras "salvação" e "paz", além de seus sentidos na perspectiva espiritual, também significam prosperidade material.
Assim sendo, entendo que todo cristão deve colocar Deus em primeiro lugar, e depois disso buscar sua prosperidade financeira sem que a consciência pese. Desejar ser próspero não é motivo para considerar-se materialista. Quando um cristão deseja vida estável não significa que ele é um cristão sem espiritualidade voltada aos céus.
A prosperidade bíblica está desvinculada de riquezas. De certo ponto de vista, ela é relativa. Podemos ser biblicamente próperos apenas com o sustento básico de cada dia, com uma vida cheia da graça e comunhão com Deus, com o próximo, conosco mesmo e com a natureza. Entretanto, é preciso dizer que jamais está ligada com penúria e miséria. O estômago que ronca com fome nunca é de alguém próspero biblicamente!
Muitos cristão não entendem o significado de "pão nosso de cada dia" (Mateus 6.11; Marcos 11.3). É interessante ver que o “pão cotidiano” é um pedido a Deus de coisas materiais, pedido este orientado por Jesus aos discípulos sobre como orar corretamente.
Segundo estudiosos no idioma original do Novo Testamento, o pão nosso de cada dia é figurativo. O termo “epiousios” não quer dizer o "pão de hoje", mas tem a ver com o futuro também. O termo é derivado de subsistência PERMANENTE, de tudo aquilo que é necessário SEMPRE, não é só o alimento. Mas, a interpretação que se faz disso é um quadro de quase miséria... Não é isso, o pão cotidiano tem a ver com estabilidade financeira, ser feliz, ser próspero, sentir-se bem em todos os sentidos.
E, “epiousios”, de Mateus 6.11, nos remete a primeira carta de Pedro, capítulo 5 e versículos 6 e 7. Ele escreveu: "Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, porque a seu tempo Ele vos exaltará. Lançando sobre Ele TODA a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós".

Repare: a humilhação que devemos ter é debaixo da mão de Deus, essa humilhação se consiste em lançar diante do Senhor todas as nossas ansiedades. A mão de Deus é cheia de poder. Ao sermos humildes, nessa perspectiva do apóstolo Pedro, Deus nos exalta. Mas, nem todos os cristãos estão dispostos a lançar todos os seus anseios, julgam pecado orar sobre as coisas materiais, como se fazer isso fosse pecado.
Enfim, o fato de crer que Deus quer nosso bem material faz com que muitas pessoas do meio evangélico faça  suposições injustas. Não é correto afirmar que fulano e cicrano é mais materialista do que espiritual. Fazer essas conjecturas sempre será um julgamento sem bases sólidas, porque o coração alheio é terreno que só Deus conhece. 

E.A.G.

2 comentários:

De papo com Deus disse...

Nossa!! Como gostei desse texto! A palavra de Deus é o que, de fato, me sustenta diariamente! Sem ela eu nada seria!

Sou nova por aqui! Venha me visitar!

depapocomdeus.blogspot.com

Unknown disse...

Bom demais valeu
👏