Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O livro de Neemias

O nome do livro é homônimo ao do personagem principal. A sua característica é semelhante ao de um diário. Encontramos narrativas na primeira pessoa do singular e também na terceira - possivelmente foram feitas cópias das memórias de Neemias ou de registros do templo.

Neemias narra  o cumprimento da promessa que Deus fez de levar seu povo de volta à pátria Jerusalém. Mostra a história que começou no livro de Esdras. Embora Esdras fosse um escriba - leitor e intérprete da Lei - e Neemias fosse empreiteiro, à época em que os dois livros foram escritos eles não se diferenciavam um do outro.

Neemias, funcionário da corte de Artaxerxes, imperador da Pérsia, volta à sua terra natal com a autorização de reconstruir as muralhas da sua pátria. Demonstra muita garra e amor pelo povo, e dessa forma cativa a todos. Diante da oposição externa e do desânimo no coração do povo hebreu, a péssima situação econômica, Neemias colocou sua fé em ação e liderou a construção dos muros em volta da cidade.

Lendo o livro, aparentemente, a mensagem parece ser de xonofobia. Mas, a questão de levantar os muros nada tem a ver com ódio aos estrangeiros. Deus quis que houvessem barreiras para que o seu povo estivesse protegido dos seus inimigos.

E.A.G.

Nenhum comentário: