Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Frio, chuva, reflexão e oração


Segundo as informações meteteológicas, teremos neste 5 de agosto de 2011 uma sexta-feira fria e chuvosa na cidade São Paulo.

E o que isso significa?

1. Deslizes e acidentes nas estradas, pois muitos motoristas são imprudentes, pisam fundo no acelerador e não guardam a margem de distanciamento do carro que segue em sua frente;

2. A densidade da "nuvem" de poluição diminuirá sobre as nossas cabeças;

Eu não tenho predileção por dias assim, prefiro o sol e o calor, mas sei que os dias nublados são necessários. Se os dias fossem apenas dias de verão o planeta não suportaria tanto calor e logo o mundo acabaria em chamas de fogo. Então, é preciso resfriar as coisas de vez em quando.

Nos dias de frio, é tempo de recolhimento. É é bom aquecer ainda mais o calor humano. É muito bom unir a família dentro de casa em torno de um filme bom. Ver as crianças comendo pipoca e entornando o copo de achocolatado quente.

Eu sei que nem todos tem a opção de pôr tudo de lado nestes dias gelados. A escola e o trabalho, entre outros compromissos, precisam ser cumpridos. A vida deve continuar. Mas, para quem já está aposentado como eu... Tenho o privilégio de fazer as minhas escolhas seguindo as minhas preferências.

Uma vez, quando ainda ia à empresa, num dia desses, eu levantei de madrugada e  antes de sair liguei o rádio. A transmissão tinha a oração de uma senhora. E ela orava assim: "Senhor, Te agradeço por eu estar aqui abrigada neste dia de chuva, abençoe os que estão saindo de suas casas neste momento para irem trabalhar."

E hoje, tudo que tenho a fazer neste dia é ler um livro, escrever neste blog e orar em favor daqueles que estão enfrantando a intempérie do inverno chuvoso rumo ao emprego. Não imaginava que um dia teria a mesma condição da irmã que orava na emissora do rádio.

No livro Uma Vida com Propósitos, Rick Warem escreveu: "Deus está muito mais interessado no que você é do que no que você faz."

É verdade, eu costumo dizer que Deus observa primeiro o motivo das coisas que as pessoas fazem e não o que elas fazem, há muita gente fazendo as coisas certas por motivos errados.

Então, que este dia de frio e chuva seja momento de introspecção. Pensar menos em o que fazer e mais em quem ser.

Ser mais gentil com aquelas pessoas mais difíceis de conviver;

Ser paciente: esperar por aqueles que não conseguem nos seguir nos mesmos passos, seja de caminhada ou de raciocínio.

Ser mais próximo: compartilhar as vitórias e sucessos de todos em nossa volta, e também chorar com os que choram.

Ser pacificador: ignorar tons sarcásticos, irônicos, não respponder aos que destilam olhares de raiva, desprezo, indiferença;

Ser misericordioso: Deus só usará misericórdia com os praticantes dela;.

Ser auto-controlado: dar-se ao tempo de pensar antes de emitir opiniões e dar respostas.

Ser puro de coração: que a motivação para tudo que você fizer seja sempre como uma extensão de seu amor pelo conjuge e filhos, ou das pessoas que você mais ame.

Ser cheio de fé: reconhecer que o Criador do frio e da chuva ama você, Ele cuida de você, e que todas coisas coloboram em favor daqueles que O amam e são chamados segundo Seu propósito (Romanos 8.28).

E.A.G.

Nenhum comentário: