Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bug no Orkut: 12 de julho de 2011

Clique sobre a imagem para visualizar melhor.


O Google + vem aí!

Google +, ou Google Plus, como preferir, é a mais nova rede de relacionamentos virtuais que está chegando ao Brasil para bater de frente com o Facebook. E cogita-se que será um aliado do Orkut, pois o mesmo é de propriedade do Google.

Enquanto não toma corpo, o Orkut e seus usuários sofrem...

Ataque de hackers ou falha sistêmica contra o Orkut?

Ontem, 12 de julho de 2011, diversos usuários da Rede Social Orkut, membros de comunidades evangélicas, tiveram suas contas, com configuração de Administração de Fórum (Moderadores) suspensas. Inclusive, eu.  Mas, consegui reconquistar a minha conta. Infelizmente, alguns colegas até o presente momento ainda não.

Por volta das 4 da manhã, levantei e me pluguei no Orkut. Passei em vista as comunidades que administro. E me lembro de ter encontrado uma postagem sobre o juiz Jerônimo Pedro Villas Boas, aquele que suspendeu casamento gay. Depois, fui para outra comunidade, digitei um texto respondendo para alguém e ao querer postar a resposta tudo travou e surgiu a mensagem de conta suspensa. Durante a suspensão todo o meu conteúdo na rede de relacionamentos, começados no final de 2006, sumiu. E as vagas do posto de Moderador também.

Entrei nos passos informados para reavê-la: limpei o PC com a varredura do antivirus (e o programa não acusou invasão); criei senha nova; e, mandei um número de celular para receber um torpedo com código de comprovação de ser eu mesmo o dono do profile. E tive o profile de volta. Mas foram quase 12 horas suspenso, com três tentativas de receber o código e uma mensagem de retorno declarando que o processo era demorado.

Cuidados necessários contra hackers


Como Dono de comunidades, aconselho a todos que evitem usar a conta de Dono para fazer mediação, preservem ela ao máximo. Além disso, tenham o espaço de Coproprietários ocupados por pessoas de alta confiança, pois nos casos como o relatado agora, são elas quem assumirão o comando. O perfil de copropriedade é invisível aos membros, é uma espécie de agente secreto. Então, escolha-o bem! Pode ser você mesmo, em perfil reserva.

Por causa desses cuidados, continuo com as minhas comunidades intactas. Talvez, neste período de inatividade, poderia ter sido roubado. Grandes roubos já aconteceram no Orkut!

Bug, vírus. Sei lá... Estou operante outra vez. E espero que os colegas que passaram pelo mesmo problemas também voltem.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: