Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 25 de junho de 2011

Notas em Provérbios 6.16-19

1º. Olhos altivos.

A indiferença, a negativa em socorrer o aflito e necessitado. O alojamento da falsa sensação de superioridade dentro do coração. O orgulho. O pensamento de autosuficiência, que leva ao desprezo da existência de Deus. O esquecimento que Deus existe.

2º. Língua mentirosa.

Nos idiomas originais das Escrituras, mentir não é tão-somente dizer o contrário da verdade, mas também omitir. A meia-verdade é considerada faltar com a verdade inteiramente.

3º. Mãos que derramam sangue inocente.

Os inocentes são muitos: o feto abortado; o bebê abandonado; o irmão e irmã traídos. Nas cartas do apóstolo João, todo aquele que aborrece, odeia o seu próximo na perspectiva de Deus é um assassino. Aos olhos de Deus, pirraçar o semelhante é o mesmo que matá-lo.

4º. O coração que maquina pensamentos perversos.

A maldade é uma perversão que demonstra falta de amor. A ação planejada para o mal é uma clara ação de que o coração está bastante afastado do Senhor. O erro sem intenção de errar é pecado, mas o erro com intenção e planejamento é iniquidade.

5º. Pés que se apressam a correr para o mal.

"Bem-aventurado é o varão que medita na Lei do Senhor", é a declaração encontrada no Salmo 1. Meditar parar para pensar, esperar e analisar, examinar com bastante atenção. O servo de Deus não deve se apressar em suas ações, primeiro deve voltar-se para as Escrituras e confirmar se seus passos andarão dentro da vontade de Deus, e só depois da meditação bíblica seguir com o plano ou deixar de empreender o que planejou, dependendo do parecer bíblico.

6º. A testemunha falsa que profere mentiras.

Dar vazão para a mentira com a intenção de favorecer uma pessoa em detrimento de outra é obra da carne, é partidarismo. Quem age assim entristece ao Espírito Santo.

7º. A que semeia contendas entre irmãos.

Jesus é o príncipe da paz, e o contencioso luta contra o próprio Cristo. Os contenciosos se fazem de verdadeiros anticristos no seio da igreja (1ª João 2.18).



E.A.G.

Nenhum comentário: