Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 29 de maio de 2011

Centro de Convenções AD é pauta em jornal secular


Centenário: estrutura grandiosa para receber fiéis

Quinta-Feira, 26/05/2011, 06:10:55

São números superlativos por qualquer ângulo que se analise. O Centro de Convenções do Centenário, obra física mais visível na celebração feita pela Assembleia de Deus em Belém para comemorar o aniversário de 100 anos da igreja, já se impõe como alternativa a mais para o setor econômico do Estado.

Localizado na avenida Augusto Montenegro, quase na entrada do Una, o Centro de Convenções, que está em fase final de construção, pretende atender não só a comunidade evangélica, mas todo um setor de turismo de negócios e eventos na capital paraense.

“Já temos solicitações de agendamento para cada mês”, diz o pastor Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus no Pará. “Isso vai ser importantíssimo para a economia de Belém e vai alavancar o turismo de negócios, principalmente porque estamos criando um roteiro histórico para um futuro turismo religioso”, diz.

A inauguração do Centro de Convenções está prevista para o dia 16 de junho. O ritmo de trabalho está acelerado. “Estamos finalizando a central de ar-condicionado, a pavimentação externa, já começamos o paisagismo, vamos fazer o gradil central, com o estacionamento, as instalações todas”, diz o engenheiro Gerônimo Milan, responsável técnico pela obra. As proporções impressionam o engenheiro. “Como espaço único climatizado, é um dos maiores. Não conheço outro espaço semelhante”, diz ele.

Atualmente estão envolvidos na obra 98 operários. Já foram 140. “O centro possui uma estrutura metálica de proporções avantajadas. É um pórtico de 20 metros de altura que desce em 13 arcos. É uma estrutura dividida em nove”, explica o engenheiro.
A cobertura foi feita de forma que impede vazamentos. “O piso industrial é de concreto alisado, com umedecedor de superfície, ou seja, pode entrar carretas, máquinas pesadas, o que se quiser. É um centro multiuso, que pode abrigar feiras diversas, como de máquinas agrícolas, por exemplo”, complementa.

A ideia de construir o Centro de Convenções partiu de um certo desdém no sul do país em relação à capacidade de Belém de abrigar, com boa estrutura, as celebrações do Centenário. “Queriam roubar nossa festa. Diziam que não tínhamos condições. Criamos um centro cujo ar-condicionado é mais potente que o do aeroporto. Foi projetado para refrigerar bem no pico do calor de três da tarde. Belém está dando uma surra em todo mundo”, orgulha-se Câmara.

O centro está sendo todo construído com dinheiro arrecadado de fiéis. O nome de todos eles fica gravado em murais espalhados nas diversas congregações. “A maior riqueza é o que está dentro das pessoas, motivadas esse tempo todo em querer ajudar e dar sua contribuição”, resume o pastor.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: