Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SILAS MALAFAIA NA VILA CRUZEIRO - SOBRE DOMÍNIO E SOBRE PAZ



Entrevista ao Jornal Nacional

O pregador Silas Malafaia, na ocasião do evento Vida Vitoriosa Para Você, promovido por seu ministério à Vila Cruzeiro - RJ, em sua pregação, fez referência à característica de domínio que o Criador deu para raça humana. Declarou que o ser humano não foi criado para dominar seu semelhante, mas dominar todo o restante da criação. E fez alusão aos desvios de objetivo que o ser humano toma. Falou contra toda espécie de abusos: abuso de regimes políticos ditatoriais; abuso de autoridade no emprego e religião; o uso e abuso no consumo de intorpecentes e a consequente prisão aos vícios.

Há quem diga não conseguir encontrar paralelo neste conteúdo com o Evangelho de Jesus. E exclamam: "Regimes governamentais e de patrões? Não concordo com esta idéia, não!”

No discuso do Pr. Silas, não há apologia às revoluções contra regimes de ditaduras políticas. Ele citou o caso recente da crise que derrubou o presidente da Grécia, usou a crise dos cidadãos gregos como exemplo de que está inerente no ser humano a preferência pela liberdade.

Ao ler Provérbios, podemos encontramos textos sobre a opressão dos governantes, temos a ciência que é da vontade de Deus que eles exerçam o governo de maneira justa. E, na leitura do Novo Testamento, encontramos nas cartas de Paulo e Pedro ensinamentos sobre como lidar com patrões autoritários, e como os patrões precisam ser brandos com seus subordinados.

Acredito que a libertação desses oprimidos, libertações de regimes governamentais e de patrões déspotas, não deve ocorrer pelo uso das armas, é pela uso da fé, no exercício da paz, em orações.

Há quem critique até o nome da cruzada evangelística: Vida Vitoriosa Para Você. Argumentam: “Esse nome supõe uma vida sem dificuldades, sem decepções, ou sem nada de ruim. É uma ideia contrária a tudo o que Jesus ensinou”.

Não repercuto as palavras do pastor no evento. É claro que temos dificuldades na vida, mas como cristãos temos condições para superá-las. Basta ter fé e bom ânimo. É a superação que torna a vida do cristão vitoriosa. Sem lutas não existem vitórias.

Jesus Cristo afirmou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João 16:33.

Em grego, "paz" é o termo “eirene”. Denota e conota salvação do espírito, da alma e do corpo. É o bem-estar no sentido mais profundo. Sentido espiritual. Do coração. E referente ao campo físico. É alegria do espírito, felicidade da alma, é o sucesso nesta vida, que resulta em estabilidade financeira.
Jesus Cristo afirmou que o crente poderá ter por aflições. Ele não sentenciou que viveremos em aflições. Passar por um problema é diferente de viver no problema. Passamos e temos condições de vencer. Isso é vida vitoriosa.

1ª João 2.13-14: “Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.

1ª João 5.4-5: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”.

A interpretação bíblica vigente sobre o termo salvação é que ela tem a ver apenas com o espírito. Os pregadores que usam essa imterpretação fazem parecer que Deus não se importa com o nosso corpo, com a nossa situação na terra. Entendo essa exegese como falha, ela não se sustenta ao crivo da contextualização bíblica.

Deus criou o homem sendo espírito, com uma alma dentro de um corpo. E essa triplicidade é descrita como a imagem e semelhança do Criador.

Então, eu pergunto: Por que Deus quereria enviar Jesus para salvar só o nosso espírito? Deus ama apenas nosso espírito? Jesus morreu para realizar um trabalho pela metade? Não morreu para salvar Sua imagem e semelhança por inteira?

Eu acredito que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar por completo. Cuida de nós neste mundo e nos reserva o lar celestial.

E.A.G.

Nenhum comentário: