Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O PASTOR E O CUIDADO QUE DEVE TER COM SUA FAMÍLIA

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" - 1ª Timóteo 5.8.

Recentemente, estive numa troca de ideias com alguns irmãos sobre férias de pastores. Sempre achei que são necessárias. Não só por ele, mas por causa de sua esposa e de seus filhos.

Na Bíblia, vemos que a família tem grau de maior importância que a igreja.

• Deus criou o casamento, fez o ambiente familiar (Éden); se manifestou entre os irmãos Abel e Caim.

• Jesus fez seu primeiro milagre em um casamento; fez a transformação da água em vinho (símbolo da alegria);

• os líderes da igreja (pastores, diáconos) precisam ser maridos de uma mulher só, amar suas pessoas e estar dispostos a morrer por elas, ter seus filhos em sujeição e em modéstia, ter bom testemunho dos que não são membros da igreja.

Assim sendo, vemos que pastores precisam ter como foco principal de seu pastorado o seu lar. E isso demanda tempo de convivência com ela. Mas, é triste ver que são muitos os líderes que priorizam a igreja e se esquecem de sua família.Então, a alegria não faz mais parte do cotidiano de seus lares, mas as contendas:
.
 O que ocorre quando o marido e pai é ausente?

• Conflitos. O pastor, marido, descarrega sua ira nascida fora de casa na mulher, é desatento aos interesses importantes dela;

• Queixas. A esposa se sente abandonada pelo marido, pastor, na responsabilidade de educar os filhos;

• Revolta. Os filhos do pastor se ressentem da ausência do pai em suas vidas, comparam os pais de seus amigos, presentes, com o seu, distante, e deixam de respeitá-lo e honrá-lo, e abandonam o ambiente da igreja na adolescência ou assim que se tornam indepententes financeiramente.

Então, o pastor e a família vão à igreja, mas sem paz e sem santificação.

"Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda" - 1ª Tímóteo 2.8.

Enfim...
.
Não é certo o pastor dar atenção exageradamente às famílias de membros. O pastor não deve se preocupar com as casas alheias e desprezar a sua, precisa priorizar a atenção e cuidado ao seu lar. Deus instituiu os maridos para ser os cabeças de suas casas, não existe lar cristão com duas cabeças (do marido e do pastor da igreja).

As férias servem para o pastor exercer com excelência o governo de seu lar! Se não tirar férias da igreja poderá ser que esteja em férias prolongadas da esposa e filhos.


E.A.G.


O artigo está liberado para cópias, desde que citados o nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

Nenhum comentário: