Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Polêmica entre os cristãos: o casamento, o adultério, o divórcio e o novo casamento

A Sociedade

A sociedade tem banalizado a instituição casamento, porém quando as pessoas são cristãs, tementes a Deus, o matrimônio sempre é levado muito seriamente por elas. A crise conjugal também tem chegado e se instalado dentro de algumas famílias evangélicas, frequentadoras de templos, gentes batizadas nas águas, supostamente conhecedoras da Bíblia Sagrada. Não deveria ser assim.

O papel dos pastores

Eu acredito que o líder cristão, ao menos uma vez em sua carreira ministerial, confronta-se com o problema do divórcio entre membros na coletividade que pastoreia, recebe questionamentos de alguém de sua congregação sobre este tema.

Penso que ao exercer liderança, é necessário ter a resposta certa, com base na Bíblia Sagrada. Respostas vazias de conteúdo bíblico não têm valor espiritual aos cristãos sinceros, não trazem a solução satisfatória para um assunto tão delicado. É necessário responder baseado na Palavra de Deus, deixando de lado toda “achologia” e exemplos de experiência humanas.


A Bíblia e o segundo casamento: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério” - Mateus 5.27, 31-32.

Nos dias de Jesus, as mulheres tinham pouca proteção legal. Podia ser repudiada por qualquer motivo banal que o marido apresentasse contra ela. Jesus ensina que o divórcio é sempre contrário à vontade de Deus, sendo sua intenção que o casamento perdure por toda a vida.

As palavras de Jesus sobre o segundo casamento

Em Mateus 5.32, observamos que Jesus Cristo preza pelo casamento ("até que a morte os separe"). Mas Ele reconhece que em casos de adultério, quando um dos cônjuges se recusa a abandonar à infidelidade, e a vítima de traição não encontra condições de perdoar, existe permissão para divorciar-se.

É importante notar que Jesus Cristo não cita o novo casamento.

A abordagem do apóstolo Paulo sobre o segundo casamento

1ª Coríntios 7.10-11, 39, Paulo escreve sobre o casamento entre crentes e descrentes. Ele frisa que por parte do crente o casamento deve ser tratado como uma união para a vida toda. Se houver ruptura matrimonial, tal iniciativa jamais deverá partir do cristão. Também neste texto, não temos clareza para falar que as Escrituras Sagradas concordam com o segundo casamento enquanto o ex-cônjuge estiver vivo.

O que eu digo sobre o segundo casamento

De início, é necessário orar bastante antes de assumir um compromisso de casamento. Após casado, é necessário viver diariamente lutando em favor da manutenção matrimonial. Os casados não devem pensar na palavra “separação”, quanto mais pronunciá-la em momentos de crise.

Por quê? Porque se um dos cônjuges separar e cometer infidelidade, e não existir arrependimento e nem a vontade à restauração da união por parte de quem traiu, as Escrituras Sagradas não esclarecem que existe permissão para que a pessoa traída, mesmo após divorciada, possa casar-se novamente.

Sem dúvida, este assunto é muito polêmico e esta situação é muito complicada!

E.A.G.

CGADB RECEBE AÇÃO JUDICIAL E É OBRIGADA PRESTAR CONTAS


"Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido obediente" - Provérbios 25.12.

Ação judicial motivada por pendência em compromisso não honrado com condomínio! O mês de junho termina com esta notícia triste, porém muito previsível aos que acompanham o desenrolar dos acontecimentos nos últimos oito anos da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Neste dia 30, podemos ler o anúncio do processo movido contra a instituição assembleiana. Está no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, sob o nº 0016499-84.2010.8.19.0202.

Sete pastores são os autores, pertencem às convenções regionais da CGADB. São Paulo (Confradesp), Rio (Comaderj e Ceader), Espírito Santo ( Confrateres), Amazonas (Ceadam), Parará (Cemiadap).

Nomes dos autores da ação: Eraldo Cavalcante Passos; Carlos Alberto de Faria Pereira; Martinho Lutero Monteiro; Enok Pessoa da Silva; Moisés de Melo Ambrosio; Elias Santana; Heraldo Nascimento da Costa, que é juiz de direito.

Os autores do questionamento judicial são pastores filiados à CGADB. Eles entendem que a diretoria da CPAD não é transparente à contento, que omite dos convencionais informações relevantes. A ação exige que fique mais clara a informação sobre contratos, valores pagos sem comprovação aceitável, cheques devolvidos, acordos. O processo solicita que a CPAD esclareça sobre o envio de dinheiro aos Estados Unidos, pagamento de parentes do diretor, com quem mantém ligações de negócios (não permitido por lei), etc.

O prazo para a contestação é de 5 dias, a partir da citação.


Confira: AQUI.


Sou nascido em família assembleiana. Na infância, juventude , adolescência, e primeiros anos da minha fase madura, convivi com diversos pastores ligados à CGADB. Sem fazer muito esforço de memória, lembro-me que todos eles demonstravam orgulho (no melhor dos sentidos) por serem fliados à instituição. Os tempos mudaram!

E.A.G.


[atualizado em 3 de julho de 2010]

10 COISAS QUE UM TORCEDOR CRISTÃO NÃO DEVE FAZER

terça-feira, 29 de junho de 2010

SUBSÍDIOS PARA AS LIÇÕES BÍBLICAS O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA BÍBLIA - TERCEIRO TRIMESTRE 2010 (CPAD)

“Os profetas bíblicos eram tanto pregadores da verdade como prognosticadores do futuro. A profecia tem raízes na história, mas também se estende pelo futuro. Em outras palavras, a natureza da profecia preditiva surge a partir do contexto histórico do profeta, quando a revelação de Deus lhe mostra o futuro bem como o presente” (Ed Hindson – Lições Bíblicas / mestre – 3º trimestre 2010, página 8 - CPAD).
.
A palavra traduzida por profeta na Bíblia vêm de nabi (hebraico) e prophetes (grego). O profeta se identificava com as emoções do Senhor (Ezequiel 3.15), e tinham como uma das marcas ministeriais mais fortes o ato da intercessão. Vejamos algumas orações intercessórias: Êxodo 32.31; 32; 33.12-17; Números 14.13-19; 1º Samuel 7.8-9; 12.19,23; Salmo 99.6; Jeremias 15.1. Ele era a pessoa identificada como porta-voz de Deus.

Todos os verdadeiros profetas foram chamados por Deus: Êxodo 3.1-4 ; 1º Samuel 3.4; Isaías 6.8; Jeremias 1.4-5; Ezequiel 2.1-8; Oséias 1.2; Amós 7.15; Jonas 1.1-2.

Sobre o ministério dos profetas no Antigo Testamento, na leitura das páginas bíblicas constatamos que a revelação divina não chegava com igual clareza a todos os servos chamados a profetizar. Haviam oráculos do Senhor que os profetas não compreendiam na ocasião da revelação, sendo recebidos como enigmas e mistérios (1ª Pedro 1.10-11). No caso de Moisés, Deus lhe falou com especial clareza, como se fosse face a face (Deuteronômio 34.10).

No período da composição dos livros 1º e 2º Samuel o profeta era chamada de vidente. Não havia diferença essencial entre um vidente e um profeta. Nos dias de Saul, a pessoa popularmente designada como profeta era chamada de vidente, isso não significava necessariamente que o termo “profeta” fosse desconhecido e nem que o termo “vidente” se tornasse desconhecido em tempos posteriores (1º Samuel 9.9).

Os grupos de profeta ao qual Samuel se associou (1º Samuel 10.5), como igualmente o fez Elias e Eliseu (1º Reis 20.35; 2º Reis 2.3,5,7,15; 4.1,38; 5.22; 6.1; 9.1) parecem ter sido comunidades pequenas de homens que se agrupavam, em tempos de decadência espiritual, para a mútua cultivação do seu zelo religioso, edificação e desenvolvimento da experiência com Deus. O relacionamento deles com essas comunidades era naturalmente estreito, os profetas do Senhor seriam considerados mentores espirituais.

Segundo parece, estes grupos proféticos eram comunidades religiosas que surgiam diante da indiferença e apostasia generalizadas visando ao propósito da mútua edificação e o desenvolvimento da experiência com Deus.

E.A.G.

Compilações na Bíblia de Estudo NVI.

TODAS AS COISAS SÃO LÍCITAS. MAS COMO PROCEDER?

AS COISAS LÍCITAS QUE OS CRISTÃOS DEVEM PREZAR OU DESPREZAR

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" - 1ª Coríntios 6.12.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam - 1ªCoríntios 10.23.

Frisei trechos das duas passagens bíblicas, pois pretendo comentar sobre eles. Nos dois versículos, podemos notar que o apóstolo Paulo observa que é importante não se deixar prender às coisas lícitas e entre elas é importante priorizar apenas o que for lícito e ao mesmo tempo edificante.

No capítulo 14 da carta de Paulo aos Romanos, encontramos a síntese da explicação de Paulo sobre o que vem a ser conveniente ao cristão. Entendemos que só o amor edifica.

Amar o próximo é um mandamento de Cristo - Mateus 22.39.

Todas as práticas que a nossa consciência não nos condenam, precisam passar pelo crivo do amor, se é ou não motivo de tropeço ao irmão de fé. Quando praticamos atos que escandalizam e atrapalham a caminhada cristã do próximo, estamos procedendo de maneira não edificadora, primeiramente, contra nós mesmos.

E.A.G.

O artigo está liberado para cópias, desde que sejam citados o link (HTML) e o nome do autor.

KAKÁ USA OS HOLOFOTES DA COPA PARA LANÇAR FILME CRISTÃO


Filme cristão produzido por Kaká é distribuído gratuitamente durante a Copa. No documentário, Kaká declara a sua fé em Jesus.

O jogador da Seleção Brasileira de futebol Kaká, promoveu nesse domingo (27), na cidade de Johannesburgo, na África do Sul, a estreia mundial de um vídeo cristão produzido por ele mesmo, chamado “Kaká – Este é o ritmo do meu jogo”, no qual o camisa 10 da Seleção declara a sua fé em Jesus e diz que “todos têm a necessidade de uma liderança, de condução, de saber para onde ir”.

Um trailer do filme foi distribuído na sexta (25). “Eu creio que Deus tem um propósito pra vida de cada um de nós. E acredito que o meu é pelo esporte, pelo futebol, levar o nome de Jesus Cristo”, diz o jogador na capa do DVD.

O atleta do Real Madrid costuma comemorar seus gols apontando para cima, agradecendo a Deus. Além disso, ele tem uma mensagem sobre Jesus nas suas chuteiras personalizadas.

Kaká pretende com o DVD causar impacto com o seu testemunho sobre Cristo para muitas pessoas de diferentes nações, utilizando a sua influente posição como jogador para benefício do Reino de Deus.

O filme documentário em DVD está sendo distribuído gratuitamente para um milhão de pessoas que assistem a Copa do Mundo na África do Sul. De acordo com o blog flogvip.net/kakacara (Em Inglês), as pessoas estão recebendo o DVD com alegria.


Fonte: Gospel Prime/ Cinema Cristão e Redação CPADNews via Gediel Mendes

segunda-feira, 28 de junho de 2010

JOÃO 14.27 E ILUSTRAÇÃO EM GIF

Photobucket

"Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo" - João 14.27 (NVI).

VOCÊ ME AMA?


Jeter Blaas

Até que ponto estamos declarando o nosso amor, e de que forma o expressamos pelo ministério, pelas vidas, e até mesmo por Cristo? Ele foi até a cruz por nós, tornando-se a oferta perfeita e vitálicia, fazendo-se sacrifício em nosso lugar. Não cabe a nós irmos até a cruz, mas até onde temos ido por Ele? Será que temos compreendido nosso chamado?

O chamado é muito mais do que uma vocação, ele é divino, vem da parte de Deus. Pedro o recebe para ser um pescador de almas, e mais do que isto, apascentar ovelhas. Veja que no texto de João 21.15-17 Jesus pergunta a Pedro se ele o amava. Essa pergunta é feita no nível de amor mais profundo, o incondicional, absoluto, o da entrega, amor "ágape". Porém, Pedro responde em "fileo", que é o amor fraterno e amigo. Jesus repete a pergunta em ágape e Pedro novamente responde em "fileo". Por fim, Jesus pergunta se Pedro o amava com amor "fileo" e Pedro entristecendo-se diz que Jesus sabia de tudo, e que sim, o amava com amor "fileo". Essa tristeza certamente se deve ao fato de lhe faltar uma disposição maior de entrega, de se doar a serviço do reino.

Deus nos escolhe! Independente de nossas limitações, ele nos chama. Apascentar ovelhas não é tarefa fácil. Muitos podem pensar que o amor incondicional se relaciona somente a Cristo, mas Deus em Sua palavra nos diz que "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama e o que me ama será amado de meu Pai e eu também o amarei e me manifestarei a ele" - João 14.21.

O mesmo acontece em 1ª Coríntios 13. Todas essas expressões nesse texto se referem a "ágape". Um líder chamado por Deus para servi-lo, nessa tão importante missão de apascentar ovelhas, deve buscar de Deus e desenvolvê-lo a cada dia.

A partir do momento que Pedro passou a ser cheio do Espírito Santo, isso se tornou presente em seu ministério. Posso citar 1ª Pedro 1.22: "Tendo vos purificado as vossas almas na obediência, na verdade que nos leva ao amor fraternal (filadelfian) não fingido, amai-vos (agapésate) ardentemente uns aos outros de coração". Ele ensina a viver tanto o amor fraterno quanto o ágape. Toda vez que se refere em suas epístolas "aos amados", essa expressão se deriva de ágape. Ele chega a fazer dez citações referêntes ao assunto.

Creio que ele aprendeu a viver esse amor. Nós também podemos manifestá-lo! Assim como Pedro aprendeu, cada um de nós deve desenvolver um nível de identidade maior, e esse amor se tornará consequência no ministério. É o que nos fará conquistar vidas e apascentá-las para Cristo.

Fonte: Vitrine Cristã, edição 4, ano 2010, página 30.
__________

Artigo publicado, originalmente, com o título "Tu me amas?".

Jeter Blaas é Bacharel em teologia com concentração exegética em grego e hebraico pelo Seminário Batista Independente em Campinas, pastor da Igreja Quadrangular da Vila Rami em Jundiaí - SP, músico, líder de louvor do ministério Adoração Viva, compositor e produtor musical.

IGREJA SEM PLACA

Bem, antes de tudo o mais, sinto a necessidade de afirmar que a publicação deste texto não é em caráter de apoio. É apenas um post informativo.
__________

R.K. Campbell

Uma descrição das assembleias que se congregam no Nome do Senhor Jesus Cristo, na condição de membros do Corpo de Cristo (e não de uma denominação).

Uma marca deles é que têm procurado retornar aos princípios do Novo Testamento. Crendo que "a igreja do Deus vivo" que foi formada pelo Espírito de Deus consiste num único corpo, composto por todos os crentes em Cristo - que nasceram de novo e nos quais o Espírito Santo -, eles se congregam em seus respectivos lugares simplesmente na condição de membros desse "um só corpo" que há (1ª Timóteo 3.15; Romanos 12.5; 1ª Corintios 12.12-13; Efésios 4.4).

O Espírito de Deus é reconhecido como o presidente e guia legítimo na Igreja, e a Bíblia é considerada como guia e autoridade plenamente suficiente e divinamente inspirada (2ª Timóteo 3.16-17). A Bíblia ensina a estes crentes que todos os verdadeiros cristãos são um sacerdócio real e santo, e que o Espírito Santo tem a liberdade de usar qualquer um que Ele deseje como Seu porta-voz na oração e no louvor (1ª Pedro 2.59; 1ª Corintios 12.11).

Estes crentes reconhecem que Cristo é a cabeça da Igreja e que tem dado dons a Sua Igreja, tais como profetas, evangelistas, pastores e mestres, e que tal "graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo... para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo" (Efésios 4.7-12). Consequentemente, estas assembleias não contam com o ministério de "um homem só", tampouco com o de "qualquer homem", nem um ministério desinado pelos homens, senão que têm um ministério dos dons que o próprio Cristo deu à Sua Igreja.

Estes grupos de crentes não têm nenhum tipo de organização eclesiástica, matriz ou autoridade central, nem bispos, pastores dirigentes, ou um clero ordenado. Por outro lado, também não há independência. Eles funcionam de uma forma conjunta, procurando "guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4.3). Crêem que cada assembléia constitui, não uma unidade independente ou autônoma,
mas uma representação local em sua totalidade, pelo que reconhecem as ações de cada assembleia local realizadas no Nome do Senhor, em Sua presença, e segundo a Palavra de Deus, como competente e vinculante em todas as localidades (Mateus 18.18; 1ª Corintios 5.4).

Se num domingo - dia do Senhor - você entrar no modesto local em que estes cristãos se congregam desta forma, os verá reunidos em volta de uma mesa sobre a qual há um pão e um jarro de vinho. Este é o único distintivo notório, pois não verá nenhum clérigo ou ministro, nem algum presbítero ou outro homem encarregado da reunião. Se perguntar qual o programa do culto, lhe responderão que não existe. Se quiser saber quem servirá os elementos da ceia, lhe dirão que qualquer irmão de bom testemunho poderá fazê-lo. Se perguntar quem vai pregar a Palavra, a resposta será que os irmãos não se reuniram nesta ocasião para ouvir um sermão, mas sim para render louvor e adoração ao Senhor e para lembrar dEle em Sua morte. Nesta reunião, os irmãos todos atuam como "sacerdócio santo, para oferecerem sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo" (1ª Pedro 2.5). Depois de observada a Ceia do Senhor, poderá haver ainda uma segunda reunião onde um irmão ministrará a Palavra de Deus.

Mas qual é o proposito deste culto? Trata-se de um sincero esforço por satisfazer o pedido do Salvador na noite em que foi traído: "Fazei isso em memória de mim", e por seguir as instruções dadas mediante revelação ao apóstolo Paulo com respeito à celebração da Ceia do Senhor (Lucas 22.14-20; 1ª Coríntios 11.23-29). O alvo é seguir o exemplo dos primeiros cristãos, os quais "perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações" e que se reuniam "no primeiro dia da semana... para partir o pão" (Atos 2.42; 20.7). No tocante à admissão ao privilégio de participar da Ceia do Senhor, os irmãos não seguem uma prática de comunhão ¨aberta¨ (participação a critério do indivíduo) nem tampouco ¨fechada¨ (participação exclusiva dos
que se reúnem regularmente), mas que é uma participação ¨zelada e responsável¨, isto é, tem-se o ¨cuidado¨da Mesa do Senhor, correspondendo ao caráter santo dAquele cuja morte se comemora.

Estes cristãos reconhecem e põem em prática a presidência espiritual do Espírito Santo. Eles crêem que o Espírito de Deus reparte "particularmente a cada um como quer" (1ª Coríntios 12.11), pelo que qualquer irmão que não esteja sob disciplina tem a liberdade de indicar um hino para que toda a congregação cante, levantar-se para orar como porta-voz de todos, para ler as Escrituras e para agradecer pelo pão e pelo cálice quando se celebra a Ceia do Senhor. Em obediência à determinação do Senhor que "as mulheres estejam caladas nas igrejas", as irmãs não se manifestam como porta-voz da assembleia. Elas também cobrem sua cabeça em reconhecimento à ordem hierárquica estabelecida por Deus na Criação (1ª Coríntios 14.34-25; 1ª Timóteo 2.8-14; 1ª Coríntios 11.3-13).

Por ocasião da reunião para recordação da morte do Senhor e Sua adoração, são recebidas ofertas dos cristãos reconhecidos participantes. Considerando que o sacrifício de louvor está conectado ao sacrifício de ofertar nossos recursos materiais (Hebreus 13.15-16), a coleta da assembleia visando cobertura de seus gastos e contribuição para os servos do Senhor, para a Sua obra e para ajuda aos necessitados geralmente ocorre durante esta celebração. Isto também é coerente com as instruções quanto à coleta para os santos, a ser feita no primeiro dia de cada semana (1ª Coríntos 16.1-2).

No dia do Senhor a maioria das assembleias tem uma reunião para as crianças, conhecida por ¨Escola Dominical¨. São classes bíblicas, por vezes divididas por idades, enquanto que os adultos eventualmente se ajuntam nesta hora para ter um estudo bíblico separado. Geralmente o domingo ainda oferece ocasião para outros tipos de reunião: a ¨reunião aberta¨, para que os servos do Senhor ministrem a Palavra de Deus, ou ¨reunião evangelística¨, para proclamação do Evangelho aos
que ainda não são salvos, ministrada por aqueles especialmente dotados pelo Senhor para pregar as Boas Novas da salvação em Cristo.

É uma praxe que durante a semana ¨os irmãos¨também realizem uma reunião para oração e estudo da Bíblia. Cada irmão tem ali a mesma liberdade para participar como no culto da Ceia.

Com relação à sua designicação, estes crentes preferem o simples título de ¨cristãos¨, ïrmão¨, etc, encontrados na Escritura e aplicáveis a todos os filhos de Deus. Rejeitando qualquer nome denominacional, desejam ser reconhecidos simplesmente como ¨cristãos reunidos ao Nome do Senhor Jesus Cristo¨. Lembram Tiago 2.7, que fala desse "bom nome que sobre vós foi invocado".

Aproveitamos esta ocasião para estender um cordial convite a todo que estiver interessado em ouvir o Evangelho da graça salvadora de Deus, bem como o ministério da Palavra de Deus, para que venha assistir as reuniões destas assembleias. A resposta do Senhor Jesus às almas perplexas que buscavam saber mas foi: VINDE E VEDE" (João 1.39).

Fonte: Depósito de Literatura Cristã

domingo, 27 de junho de 2010

AVERSÃO PELA LEITURA BÍBLICA: NÃO LI E NÃO GOSTEI


"Morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos"
(Lucas 16:22-23)

Ao distribuir literatura cristã, passei por uma experiência inúmeras vezes: por diversas razões, eram os jovens que se recusavam a aceitar os folhetos evangelísticos que eu lhes oferecia. Um deles me disse: “Não sou religioso de jeito nenhum!”

Outro afirmou: “A Bíblia não é um livro para mim”. Perguntei se ele já a tinha lido. “De fato, não. A única coisa que eu gostaria de saber é o que acontece depois desta vida”, admitiu. Exclamei com entusiasmo: “Excelente. Isso é um dos assuntos do qual a Bíblia nos fala”.

Há um fato interessante sobre a Bíblia: embora a maioria nunca a tenha lido, as pessoas falam dela como se a conhecessem em profundidade. Dizem que não gostam sem nem mesmo ter ideia do que está escrito. Isso é prova definitiva de uma ignorância sem limites.

E apesar de grande parte da humanidade não manifestar nenhum interesse na Bíblia, ela simplesmente é indispensável por ser a mensagem de Deus.

Quem mais poderia nos revelar quem realmente somos, se o céu e o inferno existem, quem Deus é e o que pensa de nós, e qual a verdade sobre a vida após a morte?

Temos a revelação de Deus sobre esses e muitos outros temas na Bíblia.

Mas isso é inútil para quem não se interessa pelos pensamentos divinos ou para quem não lê a Bíblia.

O homem rico mencionado no Evangelho de Lucas morreu sem estar reconciliado com Deus. Ele levou toda culpa que acumulara durante a vida para a eternidade. Então quando acordou no reino dos mortos, de repente se encontrou sofrendo indescritíveis tormentos num lugar longe da presença de Deus.

Não precisamos enfrentar tal futuro, se aproveitarmos o presente para converter-nos e receber o Senhor Jesus como Salvador e Senhor.

Pegue uma Bíblia, leia e deixe que a mensagem tenha efeito sobre você. Essa experiência certamente irá mudar todo o seu destino!

Fonte: Lidiomar Trazini em Bíblia de Modo Fácil via Boa Semente.

Artigo de autoria indefinida.

VICTORINO SILVA - SÓ O SENHOR É DEUS



Um estilo diferente de cantar, uma característicta distinta que é própria daqueles que possuem talento nato. Que bom que seja assim, com este dom Victorino Silva louva a Deus.

E.A.G.

sábado, 26 de junho de 2010

As lamentações e esperanças do profeta Jeremias

Descrição do livro

Alguns estudiosos, baseados numa tradição antiga registrada na Septuaginta, apontam Jeremias como sendo o autor de Lamentações (2º Crônicas 35.25). Porém, não há unanimidade quanto a essa referência autoral.

Acredita-se que o livro de Lamentações foi escrito entre os anos 586 à 538 a.C., que compreendem a conquista e a destruição da cidade de Jerusalém pelos babilônicos e o decreto de Ciro, imperador da Pérsia, que permitiu a volta dos judeus à sua pátria (Esdras 1).

Lamentações não é um livro de prosa, foi escrito seguindo o modelo da poesia hebraica, chamada de paralelismo. Contém cinco poesias, em cinco capítulos correspondentes, todos acrósticos (versos começando com letras em sequência alfabética), exceto o último capítulo.

Cada capítulo tem vinte e dois versículos, número que foi escolhido tendo em vista o alfabeto hebraico, que é composto de vinte e duas letras. O capítulo 3 tem 66 versículos, isto é, três vezes vinte e dois.

No Antigo Testamento usado pelos judeus, o livro encontra-se entre os chamados cinco rolos, juntamente com os livros de Rute, Ester, Eclesiastes e Cantares. Com a tradução do Antigo Testamento para o grego, os Setenta resolveram colocá-lo logo após o livro de Jeremias.

Três expressões do pensamento hebraico encontram-se em Lamentações: profecia, ritual e sabedoria. O livro de Lamentações foi escrito no antigo ritmo das canções fúnebres israelitas.

O panorama em que Lamentações foi escrito


O país havia sido arrasado, e o povo havia sido levado prisioneiro. Para se ter uma ideia do que aconteceu em Jerusalém naquele ano, é necessário ler 2º Crônicas 36.11-21 e Jeremias 52.1-27.

A destruição do Templo foi tão intensa que nenhum traço do Templo original de Salomão, ou das poderosas muralhas da cidade real, têm sido encontrados por arqueólogos modernos.

O sofrimento extenuante do povo de Jerusalém, durante o estado de sítio, levou algumas mães às práticas do canibalismo, devoraram seus próprios filhos.

Lamentos


Em grego, o título de Lamentações é threnoi, cujo significado é chorar em alta voz. Lamentar-se é a expressão da queixa acompanhada de gemidos, gritos e choros.

As lamentações refletem a tristeza do autor em relação a situação espiritual, moral e física do povo de Israel. O choro é diante de Deus, em caráter intercessório em favor do seu povo. Nas páginas deste livro, basicamente é desvendada as profundezas da desgraça humana sob a perspectiva de uma nação inteira. Na leitura, experimentamos uma sensação esmagadora de desespero que pode envolver comunidades e até nações.

O motivo das lamentações

Chora-se pela queda da monarquia da Casa de Davi; destruição de Jerusalém e a deportação dos judeus para a Babilônia. Os ditos poemas são contos se lamentando pela destruição do Templo, a cessação do culto ao Deus dos judeus e a condição triste do povo em Jerusalém, a cidade assolada por Nabucodonosor.

O objetivo do livro é lembrar a primeira e também a segunda destruição do novo Templo pelos romanos em 70 d.C.. Lamentações é lido em voz alta até hoje pelos judeus ortodoxos no nono dia de abe, o quinto mês do calendário hebraico, que corresponde a julho-agosto.

Embora a nota dominante deste livro seja a tristeza, não deixa de haver nele expressões de confiança em Deus e esperança no futuro. O poeta, que acreditamos ser o profeta Jeremias, reconhece ser justo o castigo desta cidade e povo, embora caia, às vezes, em desespero, se conforta contemplando a bondade e fidelidade do Senhor.

Os cinco acrósticos dos poemas fúnebres revelam profundo sentimento de remorso. O povo entende que perdera sua terra natal em decorrência do pecado de Judá.

Esboço do livro:


Primeira capítulo: Os versos retratam as tristezas de Jerusalém. Jeremias lamenta pela humilhação, pecados e aflições do povo de Jerusalém.

Segundo capítulo: Deus castiga Jerusalém, mostra sua ira por causa do pecado. Há o cerco da cidade, a fome e a ruína de Jerusalém.

Terceiro capítulo: Os versos registram Jeremias desolado em meio ao castigo, apresentam sua esperança em meio a aflição e o convite ao povo a se voltar arrependido a Deus para obter misericórdia.

Capítulo quarto: Jerusalém está arrasada. A ira de Deus está aplicada. Os versos descrevem as grandes aflições de várias classes de pessoas.

Capítulo quinto: O profeta faz oração rogando misericórdia e restauração. Os males estão presentes tanto quanto muitas recordações tristes.


E.A.G.
___________

Este artigo é composto de compilações, cujas fontes são:

Conciso Dicionário Bíblico Ilustrado – 12ª edição / 1983 (IPB).

Bíblia de Estudo NTLH – edição 2005 (SBB).

Guia do Leitor – edição de 2005 (CPAD).
___________

Postagem com a intenção de servir como subsidio às escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição 13 – A Esperança na Lamentação.
.
Artigo liberado para cópias, desde que citados o autor e o link (HTML) deste blog.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

DICA: DIVULGUE SEU BLOG GRATUITAMENTE NO SITE ORKUT


O Orkut é um dos mais populares sites de relacionamento no Brasil, de uso gratuito. Em 2008 e 2009 ele tem disponibilizado diversas novidades aos seus usuários. Por exemplo, reproduzir imagens nos tópicos.


A comunidade União de Blogueiros Evangélicos também tem hospedagem no Orkut, onde conta com mais de 2 mil membros. Diferente de todas as outras comunidades naquele site, que proíbem propagandas, na Blogueiros Evangélicos as divulgações dos artigos que você escreve é permitida.

Ali estão agregados blogueiros e leitores de blogs. Você poderá se fazer mais conhecido e conhecer outros blogueiros cristãos. A filosofia é a mesma que há aos blogueiros que estão unidos na comunidade UBE Blogs Ning, com 8751 membros neste momento.

Se você ainda não faz parte, junte-se aos usuários do Orkut na Blogueiros Evangélicos.

Promova seu blog e seus artigos na UBE Orkut também! Acesse-a AQUI.

E.A.G.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia sem Globo - Campanha no Twitter propõe boicote contra transmissão da Globo no jogo do Brasil contra Portugal

Campanha de twiteiros descreve a crise que se desenrola na África do Sul, Globo versus Dunga, e em solidariedade ao treinador propõe boicote à Rede Globo no próximo jogo do Brasil.

Ipsis leteris: Com alteração apenas em uma palavra chula, leia e-mail recebido por mim:

__________

"Boa noite!!!

Subject: "DIA SEM GLOBO " APOIO AO DUNGA

‘DiaSemGlobo’ em apoio a Dunga.

O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo. Dunga deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África leu um editorial da emissora detonando Dunga.

Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?

Vamos aos fatos:

Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.

Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.

Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do poderoso William Bonner sentenciou: “Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...”.

Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da Sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação: “Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”.

Brilhante!!!

Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada!!!

“Mas... - prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.

Dunga: - “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”.

O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência frente a uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se acha acima do bem e do mal.

Em linguagem popular, o Dunga simplesmente ■■■■■ na Vênus Platinada! Sugiro uma estátua para ele!!!

Após, a poderosa Globo, a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum.

Falar mal do cara é liberdade de imprensa. Ouvir o cara não pode?

A reação do povo foi imediata. O editorial lido no programa "Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual. E pela primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção. Só a Globo para conseguir isso...

Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta, superou até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos os Trending Topics.

E não parou por ai. Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os twiteiros lançaram o "DiaSemGlobo", que será nessa sexta-feira, quando o Brasil vai jogar com a seleção de Portugal, no encerramento da primeira fase da copa.

Todo mundo na Band, ou em outra emissora, não vamos sintonizar a Globo na sexta-feira, temos que começar a deixar de ser gado manso, mostrar que não somos trouxas manipuláveis.

VAMOS FAZER O BRASIL INTEIRO PENSAR !!!!!"
__________

Vamos ver onde isso chegará! Na minha casa, com ou sem campanha de boicote, pouco assistimos na grade de programação da Rede Globo. O que eu vejo, é visto em caráter comparativo, analítico, crítico. É preciso conhecer, nunca se alienar...

No episódio Cala a Boca, Galvão, o pessoal da Globo apareceu colocando panos quentes, afirmando que era uma brincadeira de internautas, que usaram a mentora de que Galvão seria uma ave em extinção. E agora, o que será que dirão do Cala boca, Tadeu? Tadeu é seria outra ave? Desse jeito, quem será extinta é a Rede Globo!
E.A.G.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

DUNGA - O TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL QUE A REDE GLOBO NÃO QUER ENGOLIR (PARTE 3)


Ontem, durante a noite, parei para descansar, e fiquei zapeando meu televisor à revelia, procurando saber as últimas novidades da Copa do Mundo.


Primeiro, passei pelo programa Observatório da Imprensa (TV Brasil). O apresentador Alberto Dines contava com as participações do cartunista Rick Goodwin, do articulista Eugênio Bucci - comentarista do programa e articulista do jornal o Estado de São Paulo -, e também de Marcelo Tas, que além de escritor e roteirista é apresentador do humorístico CQC, da Band. A pauta era sobre usar humor na copa. Mas também foi comentado sobre a briga da Globo contra o Dunga.

Em determinado momento, Tas falou sobre como era a diferente de tratamento que a CBF dispensava à Globo e para as outras emissoras nas copas passadas: “A Globo tinha acesso direto com os treinadores e os jogadores, enquanto as outras emissoras eram mantidas distantes, ficavam totalmente de fora do grupo de atletas e comissão técnica”. E em outro instante, ele falou sobre o campeonato mundial atual: “Esta copa marca algo ímpar: agora a Globo disputa a notícia com gente comum. O Twitter está lançando informação instantânea sem parar, geradas pelos torcedores que estão na África do Sul”.

Depois, zapeei mais uma vez meu televisor, fui ao ESPN Brasil, programa Linha de Passe na Copa. Como de praxe, havia uma bancada com diversos comentarista do futebol. Entre eles Juca Kfuri, que afirmou: “No domingo em que o Brasil for hexacampeão mundial, logo no amanhecer da segunda-feira o Dunga estará desempregado”.

Desses dois programas e afirmações, concluo que Marcelo Tas lembrou-se muito bem o que todos os envolvidos com esportes sabem. E, Juca Kfuri pode ter se baseado em fontes ou apenas fez uma suposição, com boa margem de acerto porque conhece a rotina de bastidores do meio futebolístico.

Uma internauta, Luciana P, manifestou-se neste blog sobre o assunto (AQUI). Ela escreveu para mim algo que parece ser a síntese do pensamento geral: “ O Dunga não é sinônimo de rapaz educado, nunca foi, é uma pessoa de personalidade forte, tentando fazer um bom trabalho, só isso”. Eu respondi a ela o seguinte: Na copa passada, o Dunga trabalhou como comentarista de uma emissora de TV. Não lembro se era a ESPN Brasil ou a Band Sport. Deve ter sido por essa época que ele viu e sentiu como a Globo era bem tratada pela CBF e como as outras televisões eram desprezadas. Ao sofrer na pele o mal que é ser alvo da discriminação no trabalho, acho que ao passar ao posto de técnico da Seleção Brasileira, indignado, resolveu acabar com o imbróglio dessa balança torta da CBF, pendendo para uma só emissora de televisão.

Pois é, volto a dizer que os tempos mudaram. E repito também que a Globo equivocadamente está se comportando como se a vida continuasse a mesma do século 20, continua tomando atitudes como se ainda vivêssemos dentro do panorama da Ditadura, quando os generais eram os melhores amigos de Roberto Marinho e através da influência do Poder Militar fazia-se prevalecer sobre seus concorrentes de mercado.

Ainda penso que a sede por exclusividade, notoriedade, furos de reportagens, não é desejo ruim. Acho que é uma meta natural para todos os profissionais em todas as profissões, inclusive na profissão jornalismo, entre os jornalistas da Rede Globo. Querer estar no topo é salutar, mas só haverá nobreza na liderança se ela for alcançada de igual para igual. A Globo poderá continuar tendo tudo isso que tem e ainda conquistar muito mais, porém, será mais bonito se ela manter-se e progredir pelos mesmos meios e regras que as concorrentes estão trafegando, que é o mérito próprio. Ou seja, o talento e a inteligência de seus profissionais, sem acordos mais do que duvidosos entre as cúpulas Globo e CBF.

Por que a Rede Globo deveria ser a única a ter acesso ao grupo de atletas que estão na copa? A ação aceitável, comum, simpatica, será sempre a cúpula da CBF abrir as portas para todas as televisões ou para nenhuma delas. Apoio o Dunga em sua firmeza quanto à igualdade de condições aos jornalistas!

Para terminar este artigo, cito mais uma vez o Kfuri: “Dunga é democrático, ele trata a todos de maneira igual. Trata todos os jornalistas igualmente mal”.

E.A.G.

terça-feira, 22 de junho de 2010

DUNGA - O TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL QUE A REDE GLOBO NÃO QUER ENGOLIR (PARTE 2)

Não emito posicionamente. A briga é deles. Sou imparcial.

O que faço é apenas mostrar o risco que a Rede Globo está correndo ao criticar uma pessoa que possui um currículo de vencedor, e que poderá retornar ao Brasil como novo campeão mundial.

Não é novidade, a Rede Globo sempre pressiona para ter furos de reportagens, não se contenta em ser tratada igual a sua concorrência. Fátima Bernardes teria recebido um "não" para uma solicitação de entrevista exclusiva ao Jornal Nacional e esta seria a principal razão da hostilidade da Rede Globo contra Dunga. As críticas duras da emissora são motivadas pelo ego ferido, e mesquinhos interesses próprios (mercadológicos).

Já houve entre os técnicos da Seleção Brasileira de Futebol, em copas passadas, a mesma pressão. Porém, os outros técnicos se curvaram. Dunga não se curva, mantém o mesmo tratamento para todos os profissionais da mídia.

Para o jornalista, buscar exclusividade não é um erro, é uma virtude. A Rede Globo erra quando faz birra e joga no ar matérias tolas contra o técnico, sem nenhum profissionalismo. Equivoca-se ao tomar atitudes sem nenhuma compatibilidade com o ofício da Imprensa, pois se assemelha a um bebezão mimado e com sua fralda suja. Emite matérias críticas revidando por não conseguir privilégios, é só um choro chato do bebezão fétido. As críticas que assistimos na tela da Globo contra Dunga não é jornalismo sério. Não é compatível com a atuação do bom jornalista. É o antijornalismo, são produções mascaradas, supostamente sobre futebol, mas que na verdade são a defesa de interesses próprios. Os patrocinadores deveriam reclamar!

A Globo tem este cacoete. Emite editoriais como se fossem matérias de praxe. É uma grande mancha em seu histórico. Fez isso contra muita gente: Lula, na eleição contra Collor; Tim Maia; Leonel Brizola; Edir Macedo. Neste momento, Dunga é "a bola da vez".

A reação de Dunga contra esta birra global é a questão atípica na Copa Mundial de Futebol 2010. Ele aproveita-se dos microfones, durante as coletivas de imprensa, quando quase todo o mundo está vendo-o e ouvindo-o, e reage a seu modo.

Não defendo o palavreado chulo do Dunga, apenas relato o confronto dele com a emissora dos Marinho. Acho tudo isso muito interessante.

Na minha opinião, a Rede Globo, levando essa situação para o lado pessoal, vai “quebrar a cara”, pois é ela quem mais tem a perder. Entramos na era da TV digital, quando o som e a imagem de transmissão possuem exatamente a mesma qualidade para todas as televisões. Então, o telespectador das transmissões abertas passarão a ser mais exigentes quanto ao desempenho do elemento humano por trás das câmeras. O chuvisco e o chiado saem de cena e todas as emissoras estarão em pé de igualdade quanto às programações. No passado, a Globo tinha a seu favor as antenas que lhe davam maior e melhor visibilidade. Agora isso acabou. Acredito que a Rede Globo será desprezada ainda mais pelos brasileiros, caso Dunga traga o caneco

E.A.G.

DUNGA - O TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL QUE A REDE GLOBO NÃO QUER ENGOLIR

Talvez, esta Copa do Mundo de Futebol entre para a história com episódios e desfechos atípicos, dentro e fora dos gramados.

Estamos vendo ângulos novos de câmeras, movimentações de imagens que se assemelham aos jogos do videogamens de última geração, os super slowmotion são ovacionados nos quatro cantos do planeta. E já estão testando a transmissão de partidas em 3D.

Neste Mundial de Futebol, a Rede Globo de Televisão tenta fazer do treinador da Seleção Brasileira a sua "bola da vez". Esquece-se que os maiores "inimigos" da emissora são a Rede Bandeirantes de Televisão e a ESPN Brasil, duas emissoras menones em tamanho mas com grandeza enorme no profissionalismo. Elas estão "batendo" no locutor Galvão Bueno, os microfones delas possuem profissionais mais bem preparados e despojados. Luciano do Valle está fazendo escola!

Enquanto a Globo perde o foco das lentes e das pautas do jornalismo, o Galvão Bueno é rejeitado por movimentos de twiteiros e torcedores, com a palavra uma palavra de ordem: cala a boca, Galvão.

E o treinador Dunga, nome de um personagem anão no Conto de Fadas dos irmãos Grimm, na vida real é um gigante que a Globo terá que engolir, caso a Seleção Brasileira de Futebol volte ao Brasil carregando a taça de campeão.

E.A.G.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

COPA DO MUNDO - BRASIL X COSTA DO MARFIM: NA EXPULSÃO DE KAKÁ QUEM MERECEU CARTÃO VERMELHO FOI O ÁRBITRO FRANCÊS STÉPHANE LANNOY

























.





O jogador Kaká, em toda carreira recebeu dois cartões vermelhos. O terceiro veio no jogo na África, o Brasil contra a Costa do Marfim.

YouTube: Uma imagem vale mais do que mil palavras. Veja o esbarrão e a encenação de Keita.

Arautos do Rei - Vem a mim

domingo, 20 de junho de 2010

ALÔ, OBRIGADO PAPAI - O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA EXORTAÇÃO ESPIRITUAL

Por Albert Lee

Leitura: 1ª Tessalonicenses 2:1-12.

Obrigado, Papai!

O maior número de chamadas interurbanas nos Estados Unidos é feito no Dia das Mães. No entanto, o Dia dos Pais é o campeão no número de chamadas a cobrar. Parece que os filhos ainda dependem dos pais como provedores, mesmo quando estão longe de casa.

Os pais são necessários e queridos não apenas pelo apoio financeiro. Embora 1ª Tessalonicenses 2.10-12 seja direcionado primeiramente aos líderes da igreja, Paulo comenta a respeito das similaridades entre pais e líderes. Ele declara: “… como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos…”.

Exortar significa “chamar para perto”. É fácil para os pais acharem que se exige deles somente a provisão financeira. Todavia os filhos precisam de seu encorajamento constante.

A palavra confortar significa “consolar”. Nada mais é tão precioso para um filho do que o tempo que o pai dedica para ouvi-lo e para conversar.

Admoestar significa “aconselhar”. Os pais incentivam os filhos confirmando a veracidade da Palavra de Deus quando a vivenciam diante deles. E, até mesmo nos fracassos, confirmam o que é certo ao pedirem perdão.

Podemos ser gratos pelos pais que ajudam seus filhos a [viverem] por modo digno de Deus” (1ª Tessalonicenses 2:12).

Fonte: Newsletter - Nosso Andar Diário – Ministério RBC | Mensagens Q Edificam

Igreja Presbiteriana em Pirituba SP

Rua São Francisco de Assis, Pirituba, Capital-SP

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A crônica do cão cansado

Um cão velho e com olhar cansado estava andando pela rua e entrou em meu jardim. Eu pude ver, pela coleira e seu pelo brilhante, que ele era bem alimentado e bem cuidado. Ele andou calmamente até mim e eu o agradei. Então ele me seguiu e entrou em minha casa. Passou pela sala, entrou no corredor, deitou-se em um cantinho e dormiu.

Uma hora depois ele foi para a porta e eu o deixei sair. No dia seguinte ele voltou, fez "festinha" para mim no jardim, entrou em minha casa e, novamente, dormiu por uma hora, no cantinho do corredor. Isso se repetiu por várias semanas.

Curioso, coloquei um bilhete em sua coleira:

"Gostaria de saber quem é o dono deste lindo e amável cachorro e perguntar se você sabe porque ele vem até a minha casa todas as tardes para tirar uma soneca."

No dia seguinte ele chegou para sua habitual soneca, com um outro bilhete na coleira:

"Ele mora em uma casa com seis crianças, duas das quais têm menos de três anos, então, provavelmente, ele está tentando descansar um pouco. Posso ir com ele amanhã?"

Fonte: newsletter Lidiomar Trazini.

TRISTEZA E DESÂNIMO - RESULTADOS DA EXPECTATIVA EM ENCONTRAR E SEGUIR LÍDERES CRISTÃOS IMPECÁVEIS

Embora a proposta de quem pense fazer apologia cristã seja prestar bons serviços ao Evangelho de Cristo e trazer solução aos desvios doutrinários, o costume de apontar o dedo ao outros e descrever falhas, sem usar os critérios bíblicos para isso, sempre estará acompanhado do risco de produzir resultados devastadores aos neófitos.

Recentemente, encontrei um internauta que demonstrava impactado por diversas "informações" recebidas ao ler um blog, cujo articulista se apresenta como apologista cristão. Este internauta estava queixoso contra determinado pastor evangélico, seu vocabulário repetia os jargões do "blogueiro apologético", demonstrava acreditar que o líder, alvo de críticas do blogueiro, estaria deslizando na fé.

Dei-lhe a seguinte resposta:
"Não deixe que a tristeza o transforme em um alguém desanimado e nem em uma pessoa negativa. Procurar a perfeição no próximo sempre será uma busca entristecedora e desanimadora. Não podemos jamais esquecer que só Jesus esteve entre nós e jamais pecou.

Todos nós somos pecadores!

Como cristãos, é fundamental para nós fazer da Palavra de Deus a referência para a direção de nossos passos. É preciso seguir a caminhada cristã de cabeça erguida, sem parar, nos esforçando para manter a harmonia e a paz com os irmãos e a comunhão com Deus.

Deus te abençoe, meu irmão".

E.A.G.

UMA REFLEXÃO NA TENDA DA ROCHA - NO CEPO COM O PROFETA JEREMIAS

Por Wilma Rejane

"Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho" - Hebreus 12.6.

Apenas recentemente aprendi a diferença entre ser tentado e ser provado. Tentação vem do diabo e é para nossa destruição. Provação vem de Deus, é para nossa edificação. O profeta Jeremias, ao ser liberto do cepo, exclamou: "Tu, pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justo”, Jeremias 20.12. Cepo é um pedaço de tronco, o profeta foi amarrado a ele depois de ter apanhado do ímpio Pasur.

Enquanto a pecadora sociedade israelita se afundava em idolatria e outros pecados, Jeremias, Atalaia de Deus, pagava o preço da santidade e obediência. Uma voz ungida, em meio a ruídos infernais, que era sufocada pela surdez espiritual. Quantas pessoas estão sendo influenciadas, salvas e edificadas através de Jeremias? Incontáveis sob a face da terra.

Quando somos provados, não crescemos sozinhos. É porque Deus quer ministrar através de nós, aleluia! Fortalecidos na fé, tendo chegado ao alto do monte, apontamos o caminho para os que estão no vale, não apenas isto, mas lançamos cordas reforçadas por muitas tranças, conquistadas a preço de renúncia.

“Gloriamos-nos nas tribulações, sabendo que elas produzem paciência, experiência e esperança” - Romanos 5.3, 4.

Jeremias disse: “Vi terror por todos os lados, mas o Senhor está comigo como um valente terrível” - Jeremias 20.9-11. Ainda que a sua e a minha visão seja de terror, prossigamos confiantes, totalmente entregues Àquele que nos salvou, na Sua força venceremos o pavor. Depois da prova, do cepo, finquemos o tronco em memorial ao Senhor. E como em Betel, um altar de honra se formará para outros adoradores.

Fonte: A Tenda na Rocha.
___________

Artigo publicado com a intenção de servir como subsidio às escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição 12 – A Opção pelo povo de Deus.

A MORTE DO ATEU: ERA UMA VEZ JOSÉ SARAMAGO...

"Há quem me nega o direito de falar de Deus, porque não creio. E eu digo que tenho todo o direito do mundo. Quero falar de Deus porque é um problema que afeta toda a humanidade." - José Saramago, em uma de suas entrevistas ao El Pais.
Passa para a eternidade mais uma alma por quem Jesus Cristo morreu.

Segundo o comunicado da Fundação José Saramago, o escritor morreu às 12h30 (horário local, 7h30 em Brasília) na residência dele em Lanzarote, onde morava desde 1993, "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família". Houveram complicações com leucemia e complicações respiratórias.

Nos últimos anos, Saramago foi hospitalizado várias vezes, após sofrer uma grave pneumonia no final de 2007 e início de 2008.


Saramago era ateu e comunista, nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, uma aldeia ao sul de Portugal. Filho de agricultores sem terra que imigraram para Lisboa, abandonou a escola aos 12 anos para receber formação de serralheiro, profissão exercida durante dois anos. No início de sua vida, trabalhou como mecânico, desenhista industrial e gerente de produção em uma editora. Ao passar do tempo, atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975. Foi diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Viveu de seus escritos a partir de 1976, de início como tradutor. Ganhou em 1998 o único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa, apesar de nunca ter cursado universidade.
Suas obras literárias estiveram entre os estilos do poema, crônicas e romances. Em 1993, escreveu a peça teatral chamada In Nomine Dei.
Seus livros:
1980 - Levantando do chão

1982 - Memorial do Convento

1984 - O Ano da Morte de Ricardo Reis


1986 - A Jangada de Pedra

1991 - O Evangelho Segundo Jesus Cristo (livro censurado pelo governo português, fazendo com que Saramago exilasse-se na ilha espanhola Lanzarote, onde viveu até o dia da morte.

1995 - Ensaio sobre a Cegueira (transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008)


1997 - Todos os Nomes

1994 / 1997 - dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote
2002 - O Homem Duplicado

2009 - Caim (sarcasmos sobre o Velho Testamento).

Fonte: UOL Notícias | compilação com bases na atualização de 16h06 - 18/06/2010

UM CONVITE À ORAÇÃO

Por Cleuci Edlund Rosa

Textos bases: Mateus 7.7-12; Lucas 18.7,8.

Este é definitivamente um assunto apaixonante: a possibilidade de parar o sol, acalmar a tempestade, ressuscitar mortos, levar pecadores ao Senhor, reconciliar irmãos, fertilizar estéreis pelo exercício da fé. A oração é um mistério ainda a ser revelado integralmente ao povo de Deus. Há tantas perguntas, tantas dúvidas! Porém, aqui, Jesus nos convida à oração. Isto é, com certeza, Seu grande propósito nesta palavra.

Vemos situações em em que basta pedir (caso da cura da sogra de Pedro - Lucas 4.38,39); outras há em que é necessário buscar com insistente humildade (caso do paralítico que desceu pelo telhado - Lucas 5.17-26); e ainda outras em que a oposição é grande. Neste caso é preciso bater até quebrar certos protocolos para ver a porta do céu ser aberta (caso de Zaqueu - subir numa árvore, não dar importância à torcida contra, abrir mão de todo estilo de vida, abrir mão do dinheiro amado, por ter a certeza de que a resposta está logo ali "atrás da porta" - Lucas 19.1-10.

Em Mateus 6 Jesus incentiva a oração secreta do Pai e em 18.19 fala da oração com o irmão. Da mesma forma os Salmos 122 e 133. Na oração modelo (Mateus 6.9-15) fala do perdão mútuo vinculado ao perdão divino.

Quando o cristão ora, abandona os códigos deste mundo e passa a trabalhar com outras leis: as do Reino de Deus.

A lição da oração é para ser aprendida pela família de Deus.

Autoria indefinida

Fonte: Assembleia de Deus no Brasil

Geremias de Couto não desligou-se da CGDB

Visitando o blog Point Rhema, do Pastor Carlos Roberto Silva, encontrei um artigo relevante, entre tantos outros (aqui). Aponta à carta-renúncia do Pr. Geremias do Couto, o mesmo renunciou apenas ao cargo de membro e secretário no Conselho Nacional de Política da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

De fato, é necessário que haja luz sobre isso, apesar da carta ter sido redigida com extrema clareza. Nunca saberemos analisar e concluir com certeza se as interpretações erradas são provocadas por analfabetismo funcional ou maquiavelismo. As duas razões são péssimas para se pensar, mas não existe nada mais do que elas!

Carlos Roberto Silva transcreveu trecho de Geremias do Couto:

"Caros:

Apenas para esclarecer uma vez mais, informo:

1. Não me desliguei da CGADB.

2. Não deixei a Assembleia de Deus.

3. Não abandonei a trincheira.

4. Apenas renunciei à condição de membro e secretário do Conselho Político da entidade pelos motivos elencados na carta e também com o fito de ficar mais livre para expressar minhas opiniões sem as amarras do cargo.

Abraços".

E.A.G.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Motivacional .Fé .Dinheiro .Mulher .Casamento .Fruto do Espírito X Carne .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Saúde .Profetas .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .Bom humor .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .Grupo de Colaboradores em Belverede .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Salmos .Dica de Blogueiro .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Internet .Comunicado .óbito .Escatologia Bíblica .pentecostalismo .Samuel Câmara-Pr .Teologia .Cosmovisão Cristã .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .animal doméstico .Belverede .Daladier Lima .Missões .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Namoro .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Sermão do Monte .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Páscoa .Educação .Gênesis .Nani Azevedo .Guerra e Paz .Catolicismo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Política Brasileira .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .Sammis Reachers .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Arqueologia Bíblica .Carnaval .Crianças .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Banda Voz da Verdade .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .Wilma Rejane .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Mensageiro da Paz .Pesquisa .Primavera Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Islamismo .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Dia dos Namorados .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Mulheres na Bíblia .Shirley Carvalhaes .grafite X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Tania Guahyba .Twitter .pássaros na Bíblia .Ciclo das quatro estações .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Outono .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Evangelho de Mateus .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Política Internacional .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Inverno .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Carta aos Romanos .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Retrospectiva 2017 .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Amizade .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Casamento em jugo desigual .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Trabalho .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Sergio Moro .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Deltan Dallagnol .Dia do Professor .Donald Trump .Downloads .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Literatura .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raabe .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Nobel .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster salvação

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.