Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 4 de julho de 2010

A Tamargueira na Bíblia

Tamargueira da espécie Tamarix Parviflora.
Hotel Stravis, Chora Sfakion, Creta, Grecia.

Por Eliseu Antonio Gomes 

“Plantou Abraão tamargueiras (em hebraico 'eshel') em Berseba, e invocou ali o nome do SENHOR, Deus eterno. E foi Abraão, por muito tempo, morador na terra dos filisteus” - Gênesis 21.33, 34 (ARA).

Segundo alguns especialistas, a Tamargueira citada nas Escrituras seria uma planta de crescimento extremamente lento, de madeira macia, casca adstringente da família das tamarináceas. Composta por cerca de 54 espécies nativas da África do Norte, Mediterrâneo e Oriente Médio. Desenvolve-se como um arbusto ou árvore de pequeno porte em solos onde há água perto da superfície.
O Pequeno Dicionário Bíblico, de Orlando Boyer (19ª impressão pela Editora Vida), descreve a Tamargueira afirmando que “é mais provável que o original se refira a uma espécie de junípero anão e chocho que cresce nas partes mais estéreis do deserto. Arbusto solitário”. E, o Novo Dicionário da Bíblia (Edições Vida Nova – 4ª edição) descreve-a como um arbusto pequeno ou árvore cheia de sulcos das regiões desérticas, com folhas muito pequenas em forma de escamas.

Versões bíblicas usam o termo 'tamargueira' para substituir 'árvore' (eshel). Mas, a transliteração não é padronizada, o mesmo vocábulo também é traduzido como arvoredo, uma fazenda, um campo cultivado, um pomar (casos de 1º Samuel 22.6 e 31.13). Ainda, 'tamargueira' e 'arbusto' são vertidos a partir do termo hebraico 'sïhim' (Gênesis 21.15). 

Em 1º Samuel 22.6, 13 lemos que Saul fez uso da sombra da Tamargueira que havia na colina de Gibeá e que seus ossos foram sepultados sob ela. 

Em Jeremias 17.5-6 está escrito: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário (Tamargueira) no deserto e não verá quando vier o bem, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável" (ARA).

O botânico alemão G. Ehrenberg afirma que “o maná não era outra coisa senão uma secreção das árvores e arbustos da Tamargueira” (a espécie Tamarix Mannifera). Segundo ele, quando as árvores nativas são picadas pelo cochonilha, um inseto encontrado no Sinai, elas produzem uma secreção resinosa especial, que seria o maná bíblico. Ainda hoje esta resina, de gosto insípido, é encontrada em abundância na península do Sinai, deserto da Arábia e proximidades do Mar Morto. 

Ocorrem três espécies de Tamargueiras nas áreas desérticas do sul da Palestina e de Berseba. São: Tamarix articulata, Tamarix pentadra, e Tamarix tetragyna. A Tamargueira é encontrada nos desertos dos Estados Unidos também, ali a árvore é chamada pelo nome popular, Sal de Cedro. 

A Tamargueira da espécie Tamarix parviflora (foto acima) pode oferecer sombra perfeita sem tirar toda a luz do sol. Traz uma atmosfera muito agradável, suas raízes podem crescer por mais de 80 metros em busca de água, que pode ser salgada, porque pode eliminar o excesso de sal pelas pontas de suas folhas. Quando sua folhagem cai, aumenta a salinidade do solo, reduzindo ainda mais a capacidade de outras plantas continuarem vivas ao seu redor. Sua presença força à ausência de insetos, como as moscas. Ela é altamente adaptada aos climas áridos e solos salinos e pobres em nutrientes. Em muitas áreas onde os cursos de água são pequenos ou intermitentes, ela domina a região, sendo capaz de limitar severamente a água disponível, ou até secar uma fonte de água. É altamente resistente, ao ser queimada, não leva muito tempo para que surjam novos brotos.

Postagens paralelas no ecrã de pesquisas: Árvores na Bíblia Sagrada

E.A.G.

Fonte: Scafia Cretre, Treasury Of Scripture Knowledge; ACTS 242 , Enciclopédia da Bíblia por John Drane (edições Loyola), O Pequeno Dicionário Bíblico, Orlando Boyer (Editora Vida), Novo Dicionário da Bíblia (Edições Vida Nova).

Este artigo está liberado para cópias, desde que mencionados o nome do autor e o link (URL) do blog Belverede.

38 comentários:

wilame disse...

com é bom ter site sbíblicos que tiram as nossa dúvidas a respeito das palavras de Deus.

Ana Lúcia disse...

Fiquei satisfeita com as explicações sobre a árvore.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Ana.

Eu me sinto feliz em saber que tenha considerado o artigo útil.

Deus continue a abençoar você.

Anônimo disse...

Obrigado por contribuir à Igreja (povo de Deus) com o conhecimento da cultura bíblica. Deus o abençoe!

Unknown disse...

Muito interessante!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Obrigado por opinar, André.

Unknown disse...

Gostei muito do artigo, me foi muito útil.
Obrigada , Jesus o abençoe!

Unknown disse...

Benção esse artigo , obrigada.
Jesus o abençoe!

Kelly lisboa disse...

Gostei da explicação muito obrigado

Eliseu Antonio Gomes disse...

Kellen.

Sou eu quem tem que agradecer a você. Obrigado pela visita ao Belverede e por deixar registrada sua opinião a respeito do artigo lido. É bem-vinda a retornar.

Deus continue a abençoar você!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Kelly, obrigado por sua opção de leitura e manifestação de opinião sobre o que leu.

Que Deus continue a abençoar você.

Volte mais vezes!

Francisco Antônio disse...

Muito interessante os detalhes que você informa em seu artigo, parabéns!

Francisco Antônio disse...

Muito obrigado, é bem interessante o seu artigo, parabéns!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Francisco.

Obrigado por vir ao Belverede, ler o artigo e se manifestar trazendo sua opinião gentil. Agradeço a gentileza de palavras e o incentivo a ser um leitor frequente deste trabalho.

Deus continue abençoando você e os seus entes queridos.

Abraço.

Costurando com amor os meus sonhos disse...

Obrigada pela explicação Que Deus continue a tw usar!!!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Marcia.

Acidentalmente, eu deletei a sua postagem com a pergunta sobre a tamargueira no livro de Jeremias. Em Jeremias 17.5-6, o vocábulo traduzido ao português é "arbusto", e, estudiosos da Bíblia nos dizem que é referência à tamargueira.

Obrigado por participar deste blog.

Deus te abençoe cada dia mais.

A rosa disse...

Amei o que voce escreveu sobre a tarmagueira. Me ajudou muito obrigada

Eliseu Antonio Gomes disse...

A Rosa.

Obrigado por se manifestar com esta opinião gentil.

Observação: por acidente, minha resposta original foi deletada. Razão pela qual haver este conteúdo com data de três meses de diferença. Resolvi voltar e deixar o agradecimento.

Abraço.

Unknown disse...

Que Deus continue abençoando você a explicação foi muito boa aprendi muito obrigado

Dr Dogrão disse...

Gostaria de saber, em Genesis 21, qual sua finalidade, por que essa árvores, qual a intensão.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, prezado Douglas.

Abraão era uma pessoa religiosa, no melhor dos sentidos da palavra “religiosa”.

Juntamente com sua família e agregados que com ele trabalhavam, vivia como um nômade; havia saído de sua terra natal e caminhava em direção à terra prometida, nesta condição não estava estabelecido em um local que poderia chamar de casa ou lar fixo.

E observando esta situação pela perspectiva dele ser um viajante, devemos analisar a atitude do patriarca. No meu modo de entender, ele buscava as sombras das tamargueiras, por este motivo as plantava e ao encontrar as árvores crescidas prestava seu culto ao Criador.

Eu incentivo você a realizar novas participações no blog Belverede. Volte mais vezes. Sempre será bem-vindo.

Abraço.

Janet disse...

Deus te abençoe! Esse artigo me ajudou muito, continue com o trabalho. Obrigada!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Janet.

Obrigado por prestigiar este blog com sua leitura e comentário.

Abraço.

Christian A. Ramos disse...

A Paz do Senhor meu irmão! Estou fazendo um trabalho sobre os títulos de Deus e em Gn 21:33 Ele é chamado de Deus Eterno. Isto me levou a pesquisar sobre a tamargueira mencionada neste verso. Creio que há relação entre o título "Eterno" com as características desta planta. Obrigado pelo artigo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá,Christian,

É bom saber que o conteúdo deste blog chegou a você e de alguma maneira foi útil. Obrigado por compartilhar a informação.

Abraço.

Tamar Zub disse...

Deus o abençoe muito. Que o Espírito Santo continue te dirigindo, em nome de Jesus Cristo.

Unknown disse...

Obrigada!
Seu artigo é uma riqueza!
Deus continue te motivando e abençoando!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown (09 de agosto).

Que tudo seja para a glória de Deus.

Ore a Deus em nosso favor, para que estejamos sempre por aqui, inspirados e motivados e abastecer a internet com conteúdos de edificação espiritual.

Volte mais vezes. É bem-vindo.

Abraço.

Unknown disse...

Muito edificante esse artigo sobre a tamargueira, obrigada.

Marcia Regina disse...

Olá, esse seu texto é o único q me traz uma noção do pq Deus usou a tamargueira como comparação da pessoa q tem comportamentos reprováveis em relação a escolha do alvo da confiança, Jer 17:6
Procurei, procurei sobre mas não há e pra onde eu fui levada só mencionam Jer 46:8, onde enaltecem a tamargueira e a usam para reflexões com sentido completamente oposto a Jer17
Agora vou desenvolver o raciocínio q seu texto me ajudou a chegar

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Marcia.

Eu creio que Deus tenha usado a tamargueira em Jeremias 17 porque ela era uma árvore extremamente conhecida dos judeus. Usá-la como símbolo naquela ocasião era conveniente para fazer com que a mensagem alcançasse seu objetivo. Qual? Precisava ser entendida por todos naquele momento.

Ao ler e transmitir o conteúdo bíblico, o contexto aproximado e distante devem ser observados, mas levando em conta que os detalhes podem possuir pequeno, grande e, às vezes, nenhuma relação entre si. Seria o caso de tamargueira em Jeremias, nos capítulos 17 e 46. Também, o uso do símbolo da serpente, em Gênesis (3.4, 5 e 22 - satanás) e Números 21.9 - Cristo).

Fico contente em saber que o texto aqui apresentado tenha servido para que desenvolvesse seu raciocínio ao estudo bíblico.

Abraço.

Unknown disse...

São esses tipos de artigos que fortalecem o meu entendimento da importância de meditar na Palavra de Deus quando diz: ",,,a letra mata, o espírito que vivifica "

Obrigado por mais esses esclarecimentos.

Deus abençoe o seu Ministério.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Unknown de 23 de maio de 2021,06h41.

Eu gosto muitíssimo de criar postagens contendo comentários bíblicos. Oro para que isso ocorra.
São importantíssimos, principalmente quando o ângulo apresentado não é o mesmo que acostumamos ouvir na igreja e ainda não recebeu abordagem em livros.

Porém, sinto que há a necessidade de trazer também a conscientização de outros temáticas, fora do conteúdo bíblico. Não é prudente viver alienado, somos seres que ainda estão aqui na terra e para agir como sal e luz é preciso estar informado sobre os acontecimentos do dia a dia.

Abraço.

Unknown disse...

Desculpe o "unknown", não foi proposital; como é mostrado o meu e-mail, eu pensei que o meu nome estaria visível. Caso seja necessário, não me oponho em nada revelar o meu nome.

Deus abençoe.

Unknown disse...

Desculpe mais uma vez. Penso que respondi no lugar errado.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown | 24 de maio de 2021, 09h49; 09h58.

Usar nome e sobrenome confere ao que se escreve uma melhor apresentação. É sempre melhor a identidade do que o anonimato. Porém, apesar disso, recebemos o conteúdo anônimo quando este não tem posicionamento corrosivo.

Abraço.

Unknown disse...

Onde se le: Unknown 23 de maio de 2021, leia-se: Liurian Ferreira da Silva

Eliseu Antonio Gomes disse...

Lurian.

Muito bem. Sua iniciativa nos motiva a continuar tocando adiante este espaço virtual. Aliás, no próximo dia 12 de junho, se assim Deus permitir, alcançaremos a marca de 14 anos de atividades.

Abraço.