Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 29 de junho de 2010

SUBSÍDIOS PARA AS LIÇÕES BÍBLICAS O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA BÍBLIA - TERCEIRO TRIMESTRE 2010 (CPAD)

“Os profetas bíblicos eram tanto pregadores da verdade como prognosticadores do futuro. A profecia tem raízes na história, mas também se estende pelo futuro. Em outras palavras, a natureza da profecia preditiva surge a partir do contexto histórico do profeta, quando a revelação de Deus lhe mostra o futuro bem como o presente” (Ed Hindson – Lições Bíblicas / mestre – 3º trimestre 2010, página 8 - CPAD).
.
A palavra traduzida por profeta na Bíblia vêm de nabi (hebraico) e prophetes (grego). O profeta se identificava com as emoções do Senhor (Ezequiel 3.15), e tinham como uma das marcas ministeriais mais fortes o ato da intercessão. Vejamos algumas orações intercessórias: Êxodo 32.31; 32; 33.12-17; Números 14.13-19; 1º Samuel 7.8-9; 12.19,23; Salmo 99.6; Jeremias 15.1. Ele era a pessoa identificada como porta-voz de Deus.

Todos os verdadeiros profetas foram chamados por Deus: Êxodo 3.1-4 ; 1º Samuel 3.4; Isaías 6.8; Jeremias 1.4-5; Ezequiel 2.1-8; Oséias 1.2; Amós 7.15; Jonas 1.1-2.

Sobre o ministério dos profetas no Antigo Testamento, na leitura das páginas bíblicas constatamos que a revelação divina não chegava com igual clareza a todos os servos chamados a profetizar. Haviam oráculos do Senhor que os profetas não compreendiam na ocasião da revelação, sendo recebidos como enigmas e mistérios (1ª Pedro 1.10-11). No caso de Moisés, Deus lhe falou com especial clareza, como se fosse face a face (Deuteronômio 34.10).

No período da composição dos livros 1º e 2º Samuel o profeta era chamada de vidente. Não havia diferença essencial entre um vidente e um profeta. Nos dias de Saul, a pessoa popularmente designada como profeta era chamada de vidente, isso não significava necessariamente que o termo “profeta” fosse desconhecido e nem que o termo “vidente” se tornasse desconhecido em tempos posteriores (1º Samuel 9.9).

Os grupos de profeta ao qual Samuel se associou (1º Samuel 10.5), como igualmente o fez Elias e Eliseu (1º Reis 20.35; 2º Reis 2.3,5,7,15; 4.1,38; 5.22; 6.1; 9.1) parecem ter sido comunidades pequenas de homens que se agrupavam, em tempos de decadência espiritual, para a mútua cultivação do seu zelo religioso, edificação e desenvolvimento da experiência com Deus. O relacionamento deles com essas comunidades era naturalmente estreito, os profetas do Senhor seriam considerados mentores espirituais.

Segundo parece, estes grupos proféticos eram comunidades religiosas que surgiam diante da indiferença e apostasia generalizadas visando ao propósito da mútua edificação e o desenvolvimento da experiência com Deus.

E.A.G.

Compilações na Bíblia de Estudo NVI.

2 comentários:

Fábio disse...

"Os profetas bíblicos eram tanto pregadores da verdade como prognosticadores do futuro"
.
Como vc pode dizer que os profetas de Deus eram "prognosticadores do futuro" se o próprio Deus condena os adivinhadores do futuro, ou seja, os prognosticadores ?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Fabio

Consulte os bons dicionários do nosso idioma e verá que um dos sentidos do verbo prognosticar é profetizar, amigo.

Realmente Deus condena os prognosticadores. Porém, apenas os que se declaram porta-vozes do Altíssimo mas não o são. E gentes que desejam adivinhar o futuro consultando a lua, os elementos da natureza, astrologia... Etc.

Mas, sem nenhuma dúvida existiram e existem os prognosticadores (profetas) verdadeiros, desdenvando o futuro aos santos. E eles são instrumentos de Deus!

Dois prognosticadores do futuro: No Antigo Testamento, um ótimo exemplo é Isaías, que apresentou a Jesus Cristo para nós muitos anos antes do seu tempo. E no Novo Testamento, podemos lembrar de João e o livro do Apocalípse, onde temos os registros dos eventos mundiais dos últimos tempos.

Gostei da sua observação!

Abraço.