Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bowling: a prática apologética e os olhos tenebrosos de alguns "apologistas" (parte 2)

A apologética de Paulo aos crentes gálatas
Primeiro: Paulo escreveu cartas. Isto é, fez redações com destinatários definidos, sabia para quem estava dirigindo suas palavras. A leitura era levada apenas aos cristãos que ele tinha responsabilidade de cuidar como pastor. Não é o caso dos blogs. Os blogueiros não sabem quem, e nem quantos serão seus leitores. E com estes leitores, tais blogueiros não possuem vínculos pastorais.
“Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti -lhe face a face, porque se tornara repreensível. ” - Gálatas 2.11.
A carta Aos Gálatas foi escrita no estilo carta circular. Era lida em voz alta apenas aos membros das igrejas da Galácia, onde Paulo exercia sua autoridade ministerial como o fundador de congregação cristã. Nesta carta, ele comunica que interpelou o apóstolo Pedro em uma conversa particular. Qual era o assunto? Sobre pressão, Pedro estava incorporando práticas do judaísmo no cristianismo. Paulo informa: “resisti a Pedro na cara”. Ou seja, Paulo não foi espalhafatoso levando o assunto para toda a Grécia, sem avialiar critérios. Não agiu como um grande fofoqueiro gospel. O assunto manteve-se restrito ao círculo da sua área ministerial.
A apologética de Paulo aos crentes da igreja que Timóteo pastoreava
“Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem” - 1ª Timóteo 1.18-20.
“Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns” - 2ª Timóteo 2.16-18.
“Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras” - 2ª Timóteo 4. 10-14.
A relação de Paulo para com Timóteo era de pastor-líder para pastor-liderado. Dentro desta hierarquia estabelecida, escreveu duas cartas para ele ditando procedimentos quanto aos membros problemáticos.
O apóstolo Paulo tinha relações diretas com Timóteo, Himeneu, Alexandre, Fileto e Demas.

Os nomes e as situações escritas pelo apóstolo nas duas cartas a Timóteo não foram ao papel com a finalidade de serem anunciados na igreja e nem em praça pública. Todo o conteúdo escrito tinha a finalidade de incumbir Timóteo, como pastor, a se precaver dos maus, tomar os cuidados necessários com antecedência para que sua congregação não fosse prejudicada.
Conclusão
Bem, não é preciso fazer grandes comparações entre a apologia de Paulo e dos apologistas blogueiros. Quantos deles são pastores e quantos estão escrevendo aos membros de suas congregações?

E.A.G.

Nenhum comentário: