Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 11 de abril de 2010

A PROFECIA DE JEREMIAS CONTRA O DESVIO DOUTRINÁRIO DOS JUDEUS E A FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA QUANTO AO TEMPLO

Toda profecia não é, necessariamente, uma predição de eventos futuros, pois 1ª Corintios 14.3, define profetizar como falar aos homens “para edificação, exortação e consolação”. Não é toda profecia que contém o elemento da predição de algum modo definido. Geralmente, no entanto, os sermões dos profetas veterotestamentários tinham este elemento, revelando ao povo os juízos e bênçãos de Deus para o futuro, de acordo com a obediência ou desobediência à vontade de Deus.

Aos israelitas da época de Jeremias, a presença do templo era ilusoriamente interpretada como certeza necessária para a proteção de Deus. Jeremias discordava, pregava que era necessário uma completa transformação moral.
Os habitantes de Judá enganavam-se ao crer que um santuário fosse mais importante ao Criador do que o comportamento moral de quem O adora. O miraculoso livramento de Jerusalém dos exércitos de Senaqueribe, quase um século antes, levava-os à ilusão, fazia os israelitas crerem que por Judá ser a sede do templo, Jerusalém era imbatível. (2º Reis 18.13 -19.37).
Eles estavam certos de que nenhuma invasão poderia derrotá-los enquanto existisse o templo, cogitavam que sendo o templo tão importante para Deus e estando o SENHOR presente de forma especial, então nunca seria permitido a sua destruição, e nem da cidade em que se localizava. Afinal de contas, pensavam eles, Deus não iria permitir que a sua casa fosse destruída.
Mas o Senhor, por meio do profeta, disse que o templo fora transformado num caverna de salteadores, e então estava fadado a ser demolido. Esta profecia se cumpriu durante a vida de Jeremias.

Séculos depois, após o templo ser reedificado, Jesus citou a referência, Jeremias 7.11, aos expulsar os cambistas do templo (Marcos 11.17; Lucas 19.46).


E.A.G.
__________

Terceira parte do subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, lição 3, da revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperança em Tempos de Crise (CPAD).

O artigo está liberado para cópias, desde que citados nome do autor e link (URL) deste blog.

Nenhum comentário: