Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 30 de abril de 2010

A origem do termo trízimo

O inventor do termo trízimo é um ateu zombador.

A primeira vez que eu li o termo trízimo (esta palavra não existe nos dicionários) estava em uma comunidade evangélica do Orkut, cujo autor do tópico fazia menção e indicação para uma postagem no site YouTube.

O vídeo criticava Valdomiro Santiago, insinuando que ele fazia uso do termo para arrecadar dinheiro de maneira antibiblica. No conteúdo da imagem, o Valdomiro não usa tal vocabulário.

O interneuta que copiou a imagem e lançou-a no YouTube se identifica como Renato. É uma cópia sem autorização do dono da imagem (a imagem pertence ao ministério de Valdomiro Santiago). O Renato nomeou a postagem como “Trízimo – apóstolo Valdomiro Santiago - Trízimo - 30% wwwtelacrentewordpresscom” | http//telacrenteorg



Eu assisti o vídeo, mas também fui pesquisar no YouTube sobre quem é o Renato. Encontrei no profile do Youtube que ele se identifica assim “renatoiran's” (Renato do Irã?). Vale lembrar que o governo iraniano é um grande perseguidor de cristãos e de judeus.

Na página do Renato, no YouTube, existe o link do blog dele, que é o Tela Crente. Tudo no blog é sarcástico. Ele zomba dos crentes da pior maneira possível.


[blog]

Neste blog, encontramos a indicação do Renato à página do Orkut dele, onde se revela uma pessoa com ideias ateístas. (Após terminar esta leitura, veja: Recado para crentes e ateus).


Acredito que a informação sobre a origem do termo trízimo deve interessar aos que ainda não sabiam dela e nem sabiam que os líderes cristãos que ele costuma citar jamais usaram esta palavra, uma palavra que não consta nos verbetes dos dicionário da Língua Portuguesa.

O trízimo é um termo inventado por um escarnecedor ateu e está sendo adotado por alguns internautas cristãos nos sites de relacionamentos e na Blogosfera Cristã, em nome de uma suposta Apologia Bíblica. Mas, os tais cristãos não checaram a fonte de origem do termo trízimo ou não se importam com o tipo de fonte que usam.

Em suma, a
o falar sobre pessoas, para ser justo, no mínimo deveríamos consultar a agenda das pessoas que falamos. O que elas estão fazendo no momento que falamos (bem ou mal) delas? Digo isso porque só Deus sabe tudo sobre todos e todas as coisas. Não temos licença de Deus para conjecturar sobre o coração do próximo, quais são as intenções delas.

Neste artigo, não faço juízo de valores, contra ou favoravelmente. Não faço defesa e nem ataque às lideranças evangélicas citadas pelo ateu Renato. Não foco a doutrina cristã, foco o comportamento da cristandade enquanto internautas.

Todos prestaremos contas para Deus: críticos e criticados. Sendo pessoa injusta, seja o crítico ou o criticado, não entrará no céu.

E.A.G.

13 comentários:

Blog da Iara disse...

Muito interessante sua postagem Eliseu,realmente eu concordo com tudo que vc disse acima, em número, gênero e gráu,
Essa é a primeira postagem que leio no seu blog, entrei aqui por acaso, pq vc é moderador da comunidade da qual eu faço parte e como veio uma mensagem em meu orkut dizendo q vc aprovou q eu fosse participante da mesma,eu resolvi entrar no seu orkut e a partir dele, entrei tbm em seu blog, estarei seguindo seu blog e peço-lhe q passe tbm no meu, veja o que acha do conteúdo, o meu objetivo maior é levar um pouco do amor de Deus às pessoas q passam dias, horas, meses na frente de um computador e nem sequer pensam em visitar uma igreja...faço isso, pq penso que afinal, a internet tbm pode ser um veículo de evangelização...
Que Deus abençoe sua vida, amado!
abraços fraternos,

Wilma Rejane disse...

Eliseu,

Quando conheci o blog "Tela Crente", fiquei surpressa em constatar que praticamente 100% de suas postagens que zombam dos crentes, também podem ser encontradas em muitos blogs evangélicos. Triste realidade.

Deus o abençoe, irmão.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Iara

Deus te abençoe.

Espero que volte mais vezes ao blog. Todo o conteúdo que está aqui foI criado com bastante dedicação, devoção, e os objetivos de edificar os internautas e glorificar a Deus.

Creio que faça blogagem com a mesma consciência cristã, pois meciona o evangelismo virtual. Visitarei seu blog.

Nos encontraremos na comunidade do Orkut.

Que Deus abençoe sua vida, também.

Abraços fraternais.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Wilma.

Realmente é lamentável.

O argumento de quem faz isso é a prática da Apologia Cristã. Porém, estas postagens não são parecidas com o comportamento dos apóstolos, quando eles defenderam o Evangelho.

Abraço.

Wilma Rejane disse...

Ô Eliseu!

Escrevi surpresa com dois "s"?! Vim corrigir. Lê-se: Surpresa.

Felicidades, irmão!

Blogueiros Cristãos disse...

Eliseu, há muitos blogs com autores desconhecidos e até mesmo outros conhecidos que não informamm sua fé em Jesus, promovem coisas absurdas, e fala sem medo contra os cristãos.

Eles se intitulam evangélicos - Uma asa pra muitos blogueiros pegar carona e postar artigos de seus blogs. Um deles é o Tela Crente

Muito bom o seu texto. Parabéns!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Editor do Blogueiros Cristãos

Pois é... Porém, por lei, são vedadas todas as expressões em anonimato.

Fique com Deus.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Wilma

Ok... Retificado.

Felicidades para todos nós!

Samuel disse...

Eliseu,

Acredito que esse post foi infeliz, não quero aqui defender o Tela Crente, que apesar de ser um blog ateu, mostra os absurdos que acontecem na igreja evangélica, eles tiram sarro, porque a própria igreja dá brecha para isso.

Mas em relação ao artigo vejamos:

1º Não há garantia de que quem "inventou" o termo trízimo foram eles. (O fato de você ter visto 1º lá não significa que foram eles).

2º renatoirans não é Renato do Irã como você colocou no post, na verdade o nome do cara é Renato Iran, ou seja Iran é o sobrenome dele que nada tem a ver com o Irã.

3º O site é uma zombaria, mas com a maioria dos vídeos reais, ou seja, grande parte do conteúdo não há montagem dos vídeos, e servem para denunciar os lobos dentro das igrejas, sites cristãos de renome como Genizah, Pulpito Cristão e outros possuem os mesmos vídeos.

4º A impressão do artigo é que vem em defesa do apóstolo Valdomiro, me desculpe, mas é lamentável, só estando muito cego para não ver que esse cara é um logo entre as ovelhas, só para você ter uma idéia ele é citado num dos vídeos do Paulo Júnior, que usa esse termo, se tiver interesse veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=thSuPCcnbvU

Em Cristo,
Samuel

Darlisson disse...

Estando ou não no dicionário, usemos o bom senso... já é de muita valia a décima parte dos frutos do trabalho de um civil de boa fé. 30 por cento dos frutos de seu trabalho (e de forma não-voluntária pois foi pedido, quase que clamado) é de muita importância para um pai de família, e tal 'contribuição' não é amparada pela 'palavra de deus'. Não tenho nada contra os crentes, mas sou totalmente contra a essa nova geração de 'pastores' que transformaram a igreja num simbolo de negócio próspero.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Darlisson

Amigo, eu não sou defensor de ninguém... Não defendo quem pede as ofertas e nem quem dá... Até creio que ninguém está precisando ser defendido aqui. O Brasil possui liberdade de religião e ela é exercida por líderes e liderados.

Sua opinião é respeitada, e da mesma forma merece respeito quem pensa diferente de você.

Sobre o fato de ofender ofertantes, quero dizer o seguinte: cada um é dono de seu dinheiro. Usa como quer, e deveria ser respeitado na decisão de como quer usá-lo.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Samuel

Pois é... Somos dois que não defendemos o Tela Crente.

Fiz uma pesquisa no YouTube a menção mais antiga do termo trízimo é do Renato Iran.

Não sou partidário do estilo editorial de quem faz aquele blog. Eles primeiro “atiram” e depois perguntam quem caiu e se deveria cair. Criticam quem não conhecem.

Renato Iran, Renato do Iran? Veja o meu print do post dele no YouTube. Ali está “renatoirans”.

Havendo ou não motivo para zombarias, o fato é que a Bíblia Sagrada condena os escarnecedores e quem faz parte da roda deles (Salmo 1).

Como disse na resposta anterior, não estou defendendo líderes, porque acredito que nenhum líder está precisando de defesa.

Acredito que estes líderes até gostam das críricas que recebem, elas são uma espécie de promoção, uma propaganda grátis. Isto ocorre porque a grande maioria desses críticos não possuem crédito para dizer o que dizem.

Abraço.

Rodrigo Cesar disse...

Paz de Cristo. Muito esclarecedora sua postagem, parabéns, Paz.