Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 11 de abril de 2010

O DISCURSO DE JEREMIAS NA PORTA DO TEMPLO E AS CONSEQUÊNCIAS POR PROFERÍ-LO

“Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor” - Jeremias 7.2.

Devido os israelitas haverem escolhido seguir pelo caminho da idolatria, adorarem ao SENHOR apenas exteriormente, Deus incumbiu o profeta Jeremias de proferir um sermão na porta do átrio do Templo. O átrio exterior era o pátio onde os judeus se reuniam para cultuar. Os povos de todas as cidades reuniam-se no ali, e assim podiam levar a mensagem de volta para as suas cidades.
A pregação de Jeremias deveria ser à porta da Casa do SENHOR porque os adoradores tinham que passar por ela para participar das atividades religiosas. Posicionado à entrada, o profeta deveria enumerar as condições morais para que o culto celebrado pudesse ser realmente agradável a Deus, ali ele tinha condições de proferir lembretes, solicitando a todos que examinarem sua vida moral ao adentrarem no recinto de culto.(Salmo 15; 24.3-6).
O longo discurso de Jeremias, de 7.1 à 8.3, compreende o primeiro de uma série de textos redigidos em prosa, cujo conteúdo e forma literária se assemelham ao livro de Deuteronômio.

Podemos considerar que o povo estava transgredindo metade dos Dez Mandamentos. “Furtais e matais, cometeis adultério, e jurais falsamente” - Jeremias 7.9. Ver: Deuteronômio 11.28; 13.2,6-9; 28.64; Jeremias 19.4; 44.3.
O caráter geral da mensagem de Jeremias é de repreensão e advertência e exortação. Além dos pecados de idolatria, são denunciados outros abusos cometidos no culto do Templo de Jerusalém. O profeta acusou os judeus de irem ao templo para se purificar dos pecados e terem a predisposição de após a purificação voltarem aos mesmos pecados. Eles diziam: fomos libertados dos pecados do passado, agora estamos prontos para pecar outra vez (Jeremias 7.10).
E.A.G.
__________
Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição 3 - Anunciando Ousadamente a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: