Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O GRUPO TITÃS PELO AVESSO

Análise da letra Pelo Avesso, seguindo a ótica bíblica.
Você acredita que tão grande paralelismo são coincidências?


Na letra: a música apresenta a violência e o autor afirma que quer o mesmo "inferno" (a violência?).

Na Bíblia: Jesus é o Príncipe da Paz.


Na letra, está sugestionado que deixemos os violentos entrarem em nossas casas. Interrogações: quem são esses violentos? Que casas são essas?

Na Bíblia somos chamados de morada do Espírito. E existem narrativas de Jesus expelindo demônios de pessoas, e alguns espíritos são mostrados como violentos.


Na letra da música, os violentos destroem o interior da casa.

Na Bíblia, Jesus descreve o diabo como como um ser cuja missão é matar, roubar e destruir.


A letra cita prisão.

A Bíblia informa que Jesus veio para propiciar liberdade.


Concluindo: creio que o autor dessa letra deve conhecer as Escrituras, e fez a composição conscientemente. Ele quis e usou as metáforas bíblicas em tom de ironia, deboche, fez tudo de brincadeira - até assinala isso no título (pelo avesso: ao contrário). A intenção dele é fazer sucesso polemizando apoiado na crença cristã. A filosofia do rock é essa... O mote é bem antigo.

É importante levar em conta que o diabo nunca brinca com ninguém, nem com os brincalhões!

Pelo avesso



"Vamos deixar que entrem
Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem
Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem
O que eu construi pra mim
Que joguem lixo
Que destruam o meu jardim

Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro

Vamos deixar que entrem
Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa
E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem
Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis
E queimem tudo o que restar

Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro

Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
O mesmo desespero

Vamos deixar que entrem
Como uma interrogação
Até os inocentes
Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem
Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo
Aqui já não tem beleza
Vamos deixar que entrem
E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos
Já não é de ninguém
Pedir que quebrem
Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo
Já esta em ruinas
Vamos deixar que entrem
Nada é como você pensa
Pedir que sentem
Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem
Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas
Quem é que pode estar seguro?
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
O mesmo desespero".

E.A.G.

4 comentários:

Alisson disse...

Essa musica aparentemente apresenta um cunho social, muito bem elaborada por sinal, com trocas de pessoas verbais para "apimentar" o apelo, porem, quem conhece a historia dos integrantes da banda sabe que nao é so isso. Outra banda dona disso era Legiao Urbana

Eliseu Antonio Gomes disse...

Alisson

O paralelismo da letra com a Bíblia Sagrada está realmente claro, existe. Não dá para deixar de ver e reconhecer isto quando temos o conhecimento das metáforas bíblicas. Aos que não conhecem as Escrituras, a constatação é quase impossível, pois o paralelo torna-se obscuro.

Existe crítica social nesta composição? Também, mas usando as analogias e simbolismos da Bíblia.

Não sou religioso do tipo fanático, estou bem longe de ser o tipo de cristão alienado... Examino tudo. Tenho uma cedeteca com diversos lançamentos, todos originais. Uma parte dos cds é com música secular, incluindo este conjunto.

Abraço.

ana disse...

Concordo com o Alisson. A meu ver a música nao tem nada de anti-cristo. Ela faz uma crítica à sociedade em que vivemos, tão cheia de aparências enquanto o mundo está ruindo e a humanidade se torna cada vez mais desumana. Pelo que entendi, essa "invasão" proposta pela musica tem o propósito de tirar as pessoas dessa sonolência, desse estado de letargia e alienaçao em que vivemos, achando que está tudo lindo e maravilhoso, que os políticos estao fazendo sua parte e o capitalismo é legal e saudável, entre outras coisas. Prova disso é o trecho "Pedir que quebrem
Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas
Quem é que pode estar seguro?". Os Engenheiros do Hawaii têm uma musica que fala também disso, convido-os a ouvi-la e tirarem suas conclusões: o nome da música é Muros e Grades. Anexo o link: http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45733/
Os Titãs sempre tiveram esse tom de crítica social, não sei por que justamente essa música foi escolhida pra ser tachada de anti-Cristo.
O que é irônico para mim é a Globo veicular essa música, uma vez que ela é o maior mecanismo midiático produtor de alienaçao no nosso país.
Agradeço a atenção.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ana

Esta letra, como a letra do grupo Engenheiros do Hawai, na minha opinião, buscam crescer pelos degraus da polêmica.

São duas composições com origem humana.

Esta espécie de música é para ser ouvida no rádio... Não vale a pena comprá-la.

Abraço.