Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Marcos 7.11 - Corbã - comentando o que é e porquê Jesus repreendeu os fariseus e escribas por causa dele




Corbã: transliteração da palavra oferta
Corbã é uma palavra hebraica transliterada ao idioma grego, cuja raiz significa “doação”, “oferta”, “oferenda”, "dádiva dedicada ao Senhor”, ou, “aquilo que é trazido perto".

No judaísmo, depois que algo era dedicado por esta espécie de juramento jamais poderia ser usado para outra finalidade, tornava-se inviolável, pois passava a ser considerado santificado.

O Antigo Testamento não possui palavra geral para “sacrifício”, então, é empregado vagamente o termo Corbã, sendo que o mesmo está restrito ao livro Levíticos e existe uma única citação no Novo Testamento, em Marcos 7.11.

A razão bíblica da prática do Corbã e o seu desvio doutrinário

O Corbã foi criado como uma fórmula de dedicação aos propósitos sagrados do Senhor. Se consistia de oblações (oferendas), ofertas de cereais, das primícias, do molho da oferta movida em 16 de Nisã, da massa da Festa das Semanas e do dízimo. Qualquer coisa levada a Deus: gado, vaca - (Levíticos 1.2; 2.4).

Os escribas e fariseus, que eram os líderes da religião judaica, supostamente, seguiam a lei oral, passada de geração para geração no Templo. Eles se apresentavam como pessoas que receberam de Moisés a Lei e tinham a incumbência de transmiti-la, mas Jesus os acusou de fazer o contrário afirmando que seus ensinamentos na verdade eram interpretação inventadas por eles mesmos, e que eles induziam os judeus ao erro. Jesus repreendeu-os por diversos motivos, e um deles era ensinar aos israelitas a substituir os mandamentos de Deus pelas tradições dos homens.

Deus não é contraditório

No caso do Corbã, a fórmula de dedicação aos propósitos sagrados, segundo a tradição religiosa dos fariseus e escribas, passou a ser pretexto para escapar das obrigações dos filhos para com seus progenitores. Se alguém queria livrar-se da responsabilidade de cuidar de seus pais em idade avançada, era só fazer a falsa declaração de que seus bens pertenciam ao Templo, de que eram Corbã. Após o voto proferido, os escribas e fariseus afirmavam que o filho ficava isento de seu dever moral de cuidar dos pais, diziam que os bens deveriam ser registrados em nome do Templo até a morte dos pais, quando então os familiares poderiam “combinar” algo com os líderes religiosos para reavê-los, isto é, eles obrigavam os familiares efetuar outra oferta para ter de volta o que por direito era deles.

Cuidar dos pais era uma responsabilidade prescrita pela lei. “Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 21.17; Levítico 20.9). O mandamento se consistia no dever de sustentar os pais se estes estivessem padecendo necessidade. Porém, pelas tradições religiosas dos escribas e fariseus quando a palavra Corbã era usada referindo-se aos meios de auxílio, estes passavam a ser considerados sacrossantos, intocáveis, inclusive os pais idosos necessitados ficavam impedidos de seu uso.

Em Marcos 7.11 podemos entender que os escribas e fariseus induziam os israelitas a negar socorro usando a formalidade religiosa do voto Corbã, ensinando-os a dizer "dediquei a Deus o que poderia aliviar tuas necessidades", para assim serem beneficiados. Quando o israelita fazia a declaração que suas posses estavam dedicadas a Deus, que eram Corbã, até depois de sua morte os seus bens materiais eram tidos como inacessíveis e ficavam sobre controle do Templo.

É digno de nota que nenhum filho era obrigado pelas Escrituras Sagradas a dedicar seus bens e quantias ao Templo, mas eles eram incentivados pelos líderes judaicos a praticarem o Corbã e assim as suas ofertas ficavam sobre a administração do Templo sem haver a real necessidade disso.

Jesus Cristo desaprovou a hipocrisia dos líderes judeus porque eles demonstravam religiosidade extremada quando na verdade estavam sendo exageradamente materialistas, amando mais as coisas do que a Deus e ao próximo. Jesus Cristo não desaprovou apenas a prática hipócrita do voto Corbã, mas o próprio voto, pois a religião era usada por eles contra a Palavra de Deus.

A qualidade da sua fé é nivelada pela maneira como você se comporta dentro da sua casa

Desprezar os deveres de filho em nome da religião é desprezar a Palavra de Deus, e quem despreza a Palavra perecerá (Mateus 5.23-24; Provérbios 13.13).

As Escrituras Sagradas sempre valorizam as relações familiares: os maridos devem amar suas esposas, as esposas devem respeitar seus maridos, os filhos devem honrar seus pais. E afirma: “quem não cuida dos seus é pior do que um incrédulo, abandonou a fé “ e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Efésios 5.22-33; 6.1-4; 1ª Timóteo 5.8; Hebreus 11.6).

16 comentários:

Jose Carlos Xavier Martins disse...

Graças a Deus por estas explicações foram de grande valia para transmissão de mensagem a igreja.

Deus continue te abençoando em o nome do Senhor Jesus.

Pr Carlos Xavier.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr. Carlos

Fico alegre com seu depoimento, pois este é o objetivo principal deste blog. Abençoar vidas, conduzir à edificação através da Palavra.

Volte outras vezes.

Abraço.

Jose Carlos Xavier Martins disse...

O objetivo está sendo alcançado.

Deus é com os que o querem.

um abraço.

Abdias disse...

Meu querido e amado irmao
Graça e Paz

Sinto-me me feliz por esta explicação deixa por voçe, que o senhor continue te iluminiando, pois estava a procura dessa definição bem explicada por vç, e confeço que outros aprenderam isso que vc deixou, atraveis de mim; darei continuidade.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Abdias.

A minha ideia ao escrever conteúdo assim é compartilhar a informação. Fico feliz que tenha a mesma motivação, que passará o conhecimento adiante.

Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Agradeço a clareza, a forma objectiva e direcionada dos textos que são limpidos e acessiveis a qualquer pessoa. Que o Senhor continue capacitando, instruindo e direcionando !

Maria

Sempre pertinho disse...

Muito rica e Esclarecedora essa Palavra. Deus continue com o irmão

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Pastor Eduardo Campos.

Que o Senhor também continue a abençoar sua vida. Obrigado por suas palavras amigáveis.

Paz do Senhor.

Reginaldo Padilha disse...

Aprendi muito com este estudo, que dDeu continue te abençoando.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Reginaldo.

Obrigado por sua passagem por este blog e sua disposição em deixar publicada sua opinião.

No próximo dia 12 de junho, completaremos 11 anos de atividades com o Belverede. E eu o incentivo a voltar mais vezes, ser um dos nossos leitores habituais. Venha, participe em outros artigos também. A interatividade é uma das motivações para continuar colocando conteúdos novos na internet.

Que Deus abençoe todos nós.

Abraço | https://belverede.blogspot.com.br

Mára disse...

Excelente sua explicação, sempre tive dúvidas sobre esse versículo, mas agora, ficou bem claro!Obrigado, Deus continue lhe usando para abencoar vidas. Um abraço com a paz do Senhor Jesus.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Mara.

Obrigado por sua participação, lendo e comentado este artigo. Deus continue a abençoar sua vida.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

COMUNICADO:

Acidentalmente, alguns comentários mais recentes foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo, em especial aos Internautas que prestigiaram este trabalho publicando suas opiniões aqui, e assim prestigiaram a atividade deste Blogueiro.

Comentários são sempre bem-vindos!

Abraço.

Unknown disse...

Obrigado. Foi de ótima valia para mim.

Unknown disse...

Muuuito obrigado. Deus lhe abençoe. EXCELENTE explicação!

Unknown disse...

Excelente explicação!
Deus te acrescente em conhecimento.