Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A AMIZADE DE DAVI E JÔNATAS

E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma - 1º Samuel 20.17.

Sirlei S. Passolongo definiu a relação de amizade assim: Amigo é criança que nunca cresce, jovem que nunca envelhece, amigo é alguém que a gente nunca esquece.

Para outros, amizade é amar, ela está junto ao amor e também é o amor. É uma relação descrita como o mais nobre dos sentimentos, o mais humilde deles. Cresce a sombra do desinteresse, nutre-se brindando com a compreensão.

Amizade não é só receber, é dar também; não é magoar, é incentivar; não é descrer, é examinar e se esforçar para crer; não é ofender, é compreender e perdoar; não é humilhar, é defender; não é julgar sumariamente, é aceitar e contornar problemas.

Somente os honestos podem ter amigos, a lealdade é uma das qualidades mais valiosas da vida, para ser leal, uma pessoa não pode viver só para si mesma.

A amizade não admite sombras, fingimentos, e nem rusticidades. Exige sacrifício e coragem, compreensão e verdade. A verdade acima de todas as coisas.

Apesar de Davi ser perseguido pelo insano rei Saul, ele tirava forças da sua amizade com o filho de Saul. O relacionamento deles era caracterizado pela confiança, compreensão e encorajamento. Como teria sido difícil para Davi suportar esta perseguição injusta sem o apoio de uma amizade alicerçada no Senhor.

Davi, depois que se tornou rei honrou a amizade com Jônatas, que lhe havia pedido que tratasse sua descendência com benevolência. Convidou Mefibosete, filho de Jônatas, para morar em seu palácio e assim lhe proporcionou uma vida regalada.

Jônatas é um bom exemplo de amigo. Era corajoso e leal; jamais colocou o seu bem-estar à frente do bem estar daquele a quem amava. Às vezes ele tinha que lidar com a lealdade conflitante entre Davi e seu pai Saul. As saídas que encontrava nos ensina como ser leais e também o que deve dirigir a nossa lealdade. Na vida de Jônatas, a verdade sempre o dirigiu.

A história de Davi e Jônatas ilustra o valor da amizade. O testemunho de Davi e Jônatas nos lembram que precisamos nutrir as amizades que Deus nos dá.

O amigo é a primeira pessoa que aparece quando o mundo inteiro desaparece.

"E disse Jônatas a Davi: vai-te em paz, porque nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: o Senhor seja perpetuamente entre mim e ti e entre minha semente e a tua semente" – 1ª Samuel 20.42.

E.A.G.

Nenhum comentário: