Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 18 de agosto de 2009

REFLEXÃO BÍBLICA SOBRE O DÍZIMO E A SALVAÇÃO

O quê a Bíblia Sagrada diz a respeito disso?
.
Está claro em Romanos 3.20 que as obras humanas não salvam. Por outro lado, Tiago (2.14,17,22) escreveu que a fé sem obras é morta. Ou seja, quem tem fé, exterioriza essa fé nas suas atitudes. Essa exteriorização é realizada em passos de obediência ao Livro Sagrado.
.
Repare que, em Malaquias 3.10, Deus diz que o homem rouba a Deus nos dízimos e nas ofertas. E observe, também, 1ª Coríntios 5.11, aonde Paulo diz sobre "os que se dizem irmãos e não são". Há nessa lista os roubadores.
.
Quem não pratica essa devolução poderá começar já. Basta pedir perdão pelo passado e demonstrar fidelidade ao Senhor no futuro, crendo na afirmação de 1ª João 1.9 : “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
.
Não damos os dízimos a Deus, nós apenas os devolvemos. Se eles fossem nossos, Deus não usaria o verbo roubar. Assim sendo, os dez por cento de tudo o que ganhamos nunca são nossos, são sempre do Senhor, que nos confiou às nossas mãos.
.
Por que só temos direito aos noventa por cento do nosso salário? Resposta: Quem nos dá o fôlego de vida, quem nos sustenta com capacidade de acordar e levantar todas as manhãs e garante o nosso sustento é o Dono do Dízimo. É Ele quem nos sustém e sustém meios de sobrevivência.
.
Sobrevivendo, precisamos entender que esse dinheiro é para a manutenção da Obra d'Ele entre nós aqui na terra. E que não podemos querer administrar àquilo que não é nosso e não recebemos permissão para fazer isso.
.
O dízimo precisa ser entregue com urgência na Casa do Tesouro logo que o recebemos. E, se depois de entregue, for feito uso indevido dele, por parte dos responsáveis nesse recebimento ,os tais com toda certeza acertarão as contas com o Dono do Dízimo, porquê os dízimos também não são deles. “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!” - Jeremias 48.10 a (Almeida Revista e Atualizada).
.
Mas, o dízimo jamais levará alguém ao céu. A fé, viva, ativa, em Cristo Jesus como Senhor é que nos salva. Confira: Mateus 9.22.
.
A fé nos torna submissos à Palavra de Deus, nos coloca em posição de receber Jesus como Senhor e nos condiciona a ter um coração disposto a obedece - l'O em tudo, inclusive nas nossas finanças, quanto ao ato de dizimar.
.
Findando, cito Provérbio 13.13 : “O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado”.
.
E.A.G.

4 comentários:

Anônimo disse...

caro autor do site,tenho uma pergunta a fazer.é sobre o dízimo,e espero que publique um resposta neste mesmo site.primeiro, não tenho nada contra alguma religião,mas gosto de ler a bíblia.na minha leitura da bíblia,verifiquei o texto de Efés 2:13-16.Lá menciona que Cristo aboliu a lei de mandamentos,que consistia em decretos,e que separava cristãos gentios de cristãos judeus,por meio de sua morte na cruz.O dízimo não fazia parte dessa lei?então porque devemos continuar segindo-o?a lei olho por ohlho também não fazia parte dessa lei?.Muito obrigado pela oportunidade,espero uma resposta.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro (a) anônimo (a).

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades” - Efésios 2.13-16.

Em outros artigos que eu publiquei neste blog, comento que o ato da entrega do dízimo na Dispensação da Graça – que se iniciou com o sacrifício de Cristo na cruz – não é mais obrigatório. O cristão entrega o dízimo na igreja por questão de voluntariedade e fé.

Leia o seguinte artigo: Verdades e equívocos sobre o dízimo antes, durante e depois da Lei de Moisés

Abraço.

Anônimo disse...

Dizimo nao e lei e nem e mandamento . nao foi entregue a melquizede na lei e nem no mandamento .entenda que quando nao havendo mantimento ele diz trasei todos o dizimo para a casa o tesouro ..era depositado na casa para proveito da casa... Dar com amor .paulo dis com amor .nem por força e nem precisao.O Deus que manda tem poder veja entao que ele ordenou quando foi preciso . ele deixou a ordem ne .obedece quem tem juízo!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Souza.

Você trouxe informação pertinente. Realmente, o dizimo não surgiu nas páginas da Bíblia na ocasião da instituição da Lei de Moisés, e portanto não é mandamento da lei mosaica. Você descreve com exatidão, quando escreve que o sacerdote Melquisedeque recebeu dízimos de Abraão antes da Lei de Moisés existir. Lembra que na ocasião da Lei, foi exigido dos judeus que entregassem dízimos com o objetivo de prover alimentos no templo, chamado de casa de tesouro. Faz menção de Paulo, que ensinou a ofertar com alegria, jamais por pressão ou contra a vontade.

Deus te abençoe, meu irmão.