Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PASTOR SILAS MALAFAIA, MORRIS CERULLO E A "NUMEROLOGIA" NAS ESCRITURAS SAGRADAS


Eu tenho visto diversas pessoas entrarem neste assunto de numerologias, pronunciando críticas negativas a proposta de oferta alçada que Morris Cerullo fez no programa Vitória em Cristo, do Pr. Silas Malafaia. Cerullo pediu r$ 900,00 porque estamos no ano 2009...
.
É difícil entender, de primeira, a razão que Cerullo encontrou para fixar o paralelo com o ano 2009 ao estipular o valor da solicitação. E nem penso em tentar explicar. O que desejo lembrar é que esses críticos estão ignorando que nas Escrituras Sagradas, também, existe uma certa fixação com números, dando representação a eles. Coisa igualmente difícil de explicar.
.
Por exemplo: Na Bíblia, o número sete (7) é considerado número sagrado e representante da perfeição. Como entender a razão dele ser sagrado e ser considerado o número da perfeição? Não temos como explicar, apenas temos que aceitar e ponto final.
.
Algumas referências sobre o número sete: Gênesis 4.15; Levítico 26.24; Salmo 12.6; Deuteronômio 28.25.
.
Ainda sobre o sete: o sábado é o sétimo dia da semana, o dia que Deus descansou do seu trabalho da Criação. E este dia, na Bíblia, está representado por sete estrelas, sete candeeiros, sete igrejas, sete espíritos, sete anjos, as sete taças, as sete trombetas do Apocalípse.
.
Mas, não há apenas fixação bíblica sobre o número sete. Há sobre o número dez, número três, número 4 e número 12.
.
Entrando neste assunto usando as Escrituras, há muita lenha para queimar nesta pauta. Talvez, tanta lenha que não haja tempo para discorrer sobre tantos detalhes e nem tempo para quem estiver lendo, ler completamente. Entretanto, este assunto não carece de muitos estudos. Basta um bom dicionário bíblico para se inteirar sobre esta pauta.
.
E.A.G.
.
Veja mais neste blog. Sobre ofertas alçadas: A metodologia de coletas de dinheiro nas igrejas.

4 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

O problema é fazer desta constatação uma teologia. O que a cabala fez com o judaísmo, muitos querem fazer com o Cristianismo. Não podemos negar as ocorrências no texto bíblico de tais números, mas não podemos mistificar tal fato.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Dalardier

Sabemos que para tudo que Deus fez existe um propósito definido e importante.

"Perfeito" tem origem do Latim. "Per" é "por completo". Perfeito significa "feito por completo". Como Deus criou o mundo em sete dias e disse que tudo era bom, daí arrazoaram que o número sete é o número da perfeição. Será mesmo? Esta base bíblica não sustenta tal afirmativa.

Ainda não chequei a conclusão da razão dos números e suas representações na Bíblia Sagrada.

Não encontrei quem tenha chegado também e uma conclusão. Bíblistas, teólogos e leigos dizem que o sete é o número da perfeição, mas não explicam a razão disso, mostram apenas o episódio da criação, o que é insatisfatório para mim, tido como explicação insuficiente.

Aceito-a, mas humildemente digo-lhe: não sei o motivo que leva a se pensar que o número sete é o número da perfeição. Poderia ser o dezenove, o cinco, o oito, o onze...

Numerologia pentecostal? Acho que não...

Meditemos: Deuteronômio 29.29.

Abraço.

josé vicente disse...

Caro Eliseu,
Não sei quais são seus criterios para publicar comentários, mas quaisquer que sejam nnão são democráticos.
Meu nome é José Vicente e emu email é jotaveneto@bol.com.br. Se você não quiser publicar, tudo bem; meu email está aí, caso queira responder pessoalmente.
Você já deu os 900 reais? Você acha que alguém que estabelece previamente o valor de uma oferta voluntária, da qual ele é o beneficiário, merece credibilidade?
Você acha que é bíblicamente correto que homens louvem outros homens? Você não acha que isso é muito perigoso? Você se acha inferior ao Silas? Você acha que Deus ama mais ao Silas do que a você? Se você realmente é crente, não teme a verdade; então, por favor, publique o meu comentário. Se eu estiver errado, logo, logo isto vai se tornar visível; afinal, a verdade brilha como a luz do meio-dia.
Outra coisa que vc, como porta-voz do Silas poderia me responder: O que ele foi fazer na "igreja" do "apóstolo"(apóstolo de quem, meu Deus?!!!) Valdemiro Santiago, se dias antes ele dissera que se soubesse antes que o tal apóstolo estaria em tal lugar, ele não iria?
Meu irmão, louva a Deus e esquece os homens!!! Deixa de ser tolo!

Eliseu Antonio Gomes disse...

José

O intento deste blog é refletir na Bíblia Sagrada, que é a nossa regra de fé e conduta.

As suas perguntas estão cheias de “eu acho” e “o que você acha”. Tanto o “eu acho” quanto o “você acha” estão em segundo plano para mim. Respeito o que pensa, mas o meu objetivo é colocar em primeiro lugar o que Deus pensa. Isto é, o que está escrito nas Escrituras Sagradas. Não defendo placas de igreja e nenhum movimento criado por homens.

As peguntas que você fez, em sua maioria estão respondidas nos artigos deste blog. Leia-o por favor. Clique em quatro tags e as encontrará: 1)apologia bíblica; 2)dinheiro; 3) pentecostal; e, 4)neopentecostal.

Adianto a você o seguinte: a autêntica apologia bíblica foca a Bíblia e não pessoas e seus interesses. A autêntica apologia bíblica é pura, sem ofensas, sem ironias.

Ironia é o mesmo que escárnio, todo irônico é um escarnecedor..Medite: Filipenses 4.8, Salmo 1.

Abraço.