Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O EGO CRISTÃO

Poho 1124 / Photobucket
Ego é um elemento de origem latina, significa “eu”. É o primeiro pronome pessoal da primeira pessoa do singular. Denota a individualidade de quem fala e age.
.
O dicionário Priberan descreve-o como sendo o núcleo da personalidade do indivíduo, o conceito que o indivíduo tem de si mesmo.
.
Numa das teorias de Freud, ele afirmava que a personalidade de cada indivíduo é consciente e exerce controle sobre o comportamento dele (o indivíduo).
.
Na Bíblia Sagrada, entendemos que diante de Deus, o crente deve negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Cristo.
.É importante ressaltar que negar o ego é em referência a Deus e não em função do próximo. Perante o semelhante é diferente. Existe um mandamento muito importante, que toca exatamente no ego de todos nós, coletivamente. Este mandamento exige nosso equilíbrio nas relações interpessoais e declara que devemos, sim, ter brios, ter amor próprio, gostar de nós mesmos.
.
O sentimento que temos por nós serve de parâmetro ao sentimento que devemos nutrir pelo próximo. O valor que dispenso a mim mesmo deve ser na mesma dose que valorizo meu semelhante. Está escrito na Bíblia: Ame o próximo como a si mesmo: Mateus 19.19; 22.39; Marcos 12.31; Efésios 5.2; Colossenses 3.14; 1ª João 3.17-18.
.Não posso amar aos outros mais do que a mim, isso é idolatria. E, não posso amar a mim mais do que amo aos outros, isso se configura em egolatria, ou egotismo.
.Devemos abster do sentimento egotista, crucificá-lo todos os dias. A pessoa egotista, ou ególatra, possui um sentimento exagerado da sua personalidade, manifestado pela tendência de escrever e falar em excesso sobre si mesma, exercendo um culto ao seu ego; ela se comporta como se fosse o centro do Universo.
.Quando o cristão não administra bem o seu ego, ele passa uma mensagem errada do Evangelho. Ser cristão não é sinônimo de humilhação..
Deixemos de lado o culto ao ego próprio e também qualquer sentimento de inferioridade. Estejamos sempre prontos para amar na medida certa, porque é só assim que temos condições de transmitir perfeitamente o que temos de bom em nós. O que temos de bom? Jesus Cristo!
.E.A.G.

Nenhum comentário: