Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 22 de agosto de 2009

JOÃO 3.16 - O SENTIDO AMPLO DO VOCÁBULO SALVAÇÃO


A grande maioria dos cristãos se esquecem que a Bíblia foi escrita originalmente em grego, hebraico e aramaico, e se contentam em ler apenas as traduções, principalmente a de João Ferreira de Almeida. É uma boa obra, mas ela não é perfeita.

No idioma grego, em que foi escrito o Novo Testamento, o termo salvação é "soteria". Este vocábulo abrange o sentido de livramento da alma e do corpo também. Salvar significa curar e também livrar a pessoa da miséria!

Mas não sei explicar, com exatidão e justiça, a razão de pastores tradicionais e pentecostais, gente que eu respeito, com formação teológica na bagagem, não observarem o sentido amplo desta palavrinha abençoada e transmiti-la ao povo leigo com o sentido total que ela representa! Ela está nas Escrituras e significa a vontade e o amor de Deus ao mundo perdido (João 3.16).

Quando você ouvir alguém criticando quem prega sobre curas, saiba que esta pessoa está criticando a própria Palavra de Deus! De maneira consciente ou inconscientemente, a verdade é que eles estão fazendo isso!

Quando encontrar alguém falando mal de pregadores que apregoam sobre bênção financeira, consciente ou inconscientemente, saiba que os tais estão indo contra o termo soteria / salvação.

E.A.G.

O artigo poderá ser copiado, desde que citados este blog e o autor.

12 comentários:

Roberto Donizeti Soares disse...

Creio que não basta saber quais sentidos certa palavra possa ter e sair usando todos; é preciso ver se o contexto geral do Novo Testemento e principalmente as ênfases de Jesus permitem o uso de certo sentido ou não.
Abraço.

Wandré Peixoto disse...

Meu irmão, Graça e Paz!


Curas e benção financeira são bíblicas, mas não são o cerne da pregação do Evangelho.

O Evangelho é Deus agindo em nós, nos fazendo pessoas melhores.

Deus não prometeu a fazer a nossa vida melhor (vide o caso de Paulo que morreu numa prisão, entre outros) e sim, pessoas melhores, ou seja, mais misericordiosas, bondosas e cheias de Graça.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Roberto

A Igreja do Evangelho Quadrangular tem um logotipo bonito e um slogan tão belo quanto... É: Jesus salva, batiza, cura e leva para o céu.

É lógico que devemos contextualizar as palavras ao lê-las. Sobre fazer isso, o difícil ao ler o Novo Testamento é justamente o contrário, encontrar base para ler soteria, ou sozo ou soterion (salvação, salvador, salvar) apenas no sentido de salvação da alma!

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos

Sabemos que o Evangelho é Deus agindo em nós, nos fazendo pessoas melhores. Mas, não é apenas isso, amigo. A salvação, no sentido estritamente bíblico, é completa: corpo, alma e espírito.

A História conta que Paulo morreu mártir e encontramos nas Escrituras alguns registros de diversas prisões. Mas, onde está escrito na Bíblia que este é o plano de Deus para todos? Para a sua vida e a minha vida? Por que milhões de cristãos piedosos ao longo dos séculos não morreram igual ele? Sim, alguns morreram, mas a grande maioria não!

Sinceramente, espero que você corrobore seu pensamento com referências bíblicas diretas, mais profundas do que as que estão por aí, pois se não fizer isso, sua afirmação se nivelará ao nível das filosofias humana criada por religiosos inconsistentes.

Eu quero Bíblia, quero a apresentação de texto com contexto, quero a tradução que você usar se casando perfeitamente com os originais em grego.

Tem mais: Jesus passou o seu ministério inteiro fazendo milagres... Se a sua afirmação fosse de fato bíblica, os cegos teriam continuado cegos, os leprosos com a lepra e nenhum morto teria sido ressuscitado por Jesus! Teriam sido despedido por Ele assim: "vá em paz, esta é a vontade do Pai para você".

Mas, aconteceu justamente o contrário. Quando os discípulos repreenderam uma mulher com fluxo de sangue e um cego, ambos buscando a salvação física, a cura do corpo, Jesus os salvou, curou-os. E repreendeu ou ignorou a atitude de impedimento praticada pelos díscipulos, fazendo a vontade dos oprimidos.

Você é seguidor de Jesus ou desses discípulos ou de Paulo? Quem viveu neste mundo sem pecar, sem errar? Jesus, os discípulos, ou Paulo?

Na minha opinião, ficar preso aos pensamentos dos discípulos, ou ao modo como Paulo e os discípulos morreram, e fazer da MORTE deles um exemplo de VIDA cristã, é resquício da doutrina do catolicismo romano.

(Este páragrafo acima tem peso para um grande livro!)

É claro que ninguém deve amar o dinheiro... Ser alguém com vida estabilizada não significa ser um alguém avarento ou materialista.

Aguardo você e a hermêutica bíblica, PLENAMENTE APROFUNDADA sobre o pensamento que trouxe aqui...

Abraço.

Wandré Peixoto disse...

Meu irmão amado, Graça e Paz!

Primeiro, sugiro temperança para você. Não fique tão nervoso, só porque alguém discorda de você...

Segundo: Ter um monte de referências bíblicas, ter conhecimento do original grego não significa nada se a pessoa não entende o espírito do que está escrito. A letra mata, meu irmão.

Nunca afirmei que os milagres não são bíblicos. Você está equivocado no seu julgamento.O que falei é que a obra principal de Deus é no nosso caráter, segundo o Evangelho. Se olharmos o Sermão do Monte, podemos observar claramente isso.

Quem fica só atrás de milagres e bençãos financeiras, perderá o sentido do Evangelho. O Evangelho é Deus transformando o nosso interior, meu irmão!

A obra principal de Deus é nos fazer semelhantes a Jesus, meu irmão!

Bençãos acontecem, mas o que deve nortear nossa fé e caminhar são as verdades do Evangelho, como por exemplo, as bem-aventuranças!!

Fiquei preocupado com o seu "apenas isso"... Será que Deus transformando o nosso entendimento,fazendo-nos mais misericordiosos e parecidos com Ele, é algo para ser encarado com "apenas isso..."

Nunca afirmei que o mesmo destino de Paulo será o nosso, meu irmão. Só apenas mostrei que muitas das vezes encaramos circunstâncias que não mudam, mas são parte da Graça de Deus para nosso crescimento. Nosso fé deve estar alicerçada no cuidado da Graça de Deus a nosso favor. O que importa é completarmos a carreira e guardarmos a fé. Se a nossa circunstância é de prosperiadade amém, se não é, importamos pregarmos o Evangelho e fazer o bem!

Sou discípulo de Jesus, meu irmão e reconhecço que Paulo pregou muito o Evangelho de Jesus.

A oração mais sábia, são as palavras de Agur no livro de Provérbios. É um pedido sábio, meu irmão.

Leia o Sermão do Monte, leia as bem-aventuranças, leia sobre a conversão de Paulo, leia sobre a conversão de Zaqueu, leia o Evangelho e você verá que Deus quer mudar nosso entendimento, nosso caráter e fazer-nos semelhantes a Ele. Isso é o Evangelho! Essa é a obra principal de Deus, meu irmão e é isso que faz a diferença!

Jesus afirmou que seríamos conhecidos como seus discípulos se amássemos uns aos outros, meu irmão, e não porque aconteceu um milagre na minha vida ou porque tenho "unção finaceira".

Um abraço sereno para você!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos

Estou calmo, irmão. Apenas quero a Bíblia Sagrada em exposição, com texto e contexto. Apenas isso, pois ela é a luz para os nossos pés e luz para nossos caminhos. Devemos exigir isso, quando alguém nos traz doutrinas, dizendo que são de Deus. É o exercício dos crentes bereanos.

Nós estamos em pleno acordo quando diz que o Evangelho (Boas-Novas) de Jesus transforma o caráter do ser humano quando este abre seu coração para Deus. O que divirjo de você é na afirmação que isto seja todo o Evangelho, é apenas uma parte, pois também é o poder de Deus que transforma TUDO. É mudança de caráter e de vida existencial, aqui no presente momento e na esfera futura!

Desejar o Evangelho pleno em nossas vidas não é importunar a Deus, é incorporar em nós o que Ele quer para nós!

Preguemos todo o Evangelho, tudo, exatamente como ele é!

Quando Paulo citou “a letra mata” estava se referindo a Lei de Moisés, não se referia ao estudo bíblico sistemático das Escrituras. É importante ter “um monte de referências bíblicas” para sustentar os nossos passos de crentes. Estas referências ordenadas de maneira correta são as diretrizes do nosso exercício de fé. Como saber se o que é pregado está de acordo ou não com a Palavra?

Você nunca afirmou que os milagres não são bíblicos, porém, disse que não são o cerne da pregação de Jesus. Eu respondi que Jesus fez muitos milagres porque Ele pregava por palavras e atos. Conte quantos milagres Ele fez e veja que eram o cerne do seu ministério, sim! É muito triste ver pastores recebendo seus pomposos salários e não operando curas nas igrejas. Ao invés de trazer o alívio às ovelhas doentes, enfiam o salário de pastores nos bolsos e criticam os crentes desejosos de saúde! Estes, para mim, são pastores confusos... Digo “confusos” para descrevê-los como palavras amenas!

Se Ir à Igreja buscando bênção é perder o foco do Evangelho, porque será que em Tiago está escrito que a unção curará o doente e se tiver cometido pecado ser-lhe-há perdoado (5.13-18)? Se fosse, perder o foco desejar curas, Jesus teria repreendido todos os doentes que o procuraram e, além disso, Jesus teria perdido o foco da sua missão também. Na minha modesta opinião, esta afirmativa de que seja errado o doente querer se livrar da sua doença, é desculpa para pastores sem o poder de Deus em seus ministérios continuarem vivendo do Evangelho sem praticá-lo em sua inteireza.

A Obra de Deus é nos fazer semelhante a Jesus? Jesus era tuberculoso, aidético, canceroso, sofria de gota, era tetraplégico? Não. Então concordo contigo, O Evangelho genuíno traz a cura física também.

Ao dizer “apenas isso” critiquei a filosofia de pastores que só sabem pregar sobre cura sem curar ninguém. Deus não deseja apenas a conversão do aidético., pois tem o poder de que este aidético fique são. Ou será que Marcos 16.15-16 e 1ª Corintios 12.9 foram escritos apenas para serem recitados? Cadê o poder de Deus na vida dos pastores?!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos, sobre ser igual a Jesus, saiba que enquanto homem Jesus teve um corpo são, alma sã e espírito inabalável... Deus criou Adão doente? Jesus veio tirar o pecado do mundo, e com isso, os efeitos do pecado também. Eis aí a razão da existência dos dons de curar concedidos à Igreja, mas que os pastores não usam e criticam quem deseja ser beneficiado com eles! E o mais incrível é que alguns ainda se identificam como pastores pentecostais!

Você citou a graça de Deus. Deve saber que graça significa “favor imerecido”. Este favor abrange o nosso corpo, a nossa alma e o nosso espírito. A salvação, “soteria”, não abrange apenas a conversão da alma. Não existe sustentação bíblica para afirmar que Deus queira mudar apenas a conversão de caráter.

Sendo discípulos de Jesus, e reconhecedor que Paulo pregou muito bem o Evangelho, deve se lembrar que ele afirmou que o AMOR ao dinheiro é a raiz de todos os males e que ele declarou que sabia viver bem HONRADO, na FARTUNA e na ABASTANÇA. 1 Timóteo 6.10; Filipenses 4.12. Por que será que tanta gente está contra quem deseja viver este aspecto da vida de Paulo?

Dizer que a oração de Agur é a mais sábia de todas, para mim é uma opinião que deve ser respeitada, mas que não preciso aceitar. Se fosse mesmo a mais sábia, então, Deus errou ao dar riquezas para Salomão. Agur quis o necessário para viver, mas se todos fossem iguais a Agur, não haveria crente temente a Deus em condições de socorrer os pobres e empreender grandes obras missionárias. Através da riqueza, quem ama ao Senhor é usado por Ele ao administrar suas fortunas!

O Sermão do Monte não é um ensinamento para vida miserável. A conversão de Zaqueu é uma lição contra a avareza e o egoísmo, a conversão de Paulo nos aponta para a dedicação a Deus em todas as circunstâncias, inclusive em posição de honra, fartura e muita abastança (releia: Filipenses 4.12)!

É verdade, o sinal de que somos discípulos de Cristo é o exercício de amor. E creio que os pastores que se negam a socorrer os doentes, pregar a Bíblia na questão de finanças com a devida moderação necessária, não estão sendo nada amorosos.

Abraço.

Wandré Peixoto disse...

Meu irmão, Graça e Paz!

Você, meu amado, omitiu, não sei se por conviniência, o que Paulo disse em Filipenses 4. Ele fala da sua fé na Graça de Deus em todas as circunstâncias: "...tanto na fartura como de fome, assim de abundância como de escassez". Você interpretou equivocadamente esta passagem e omitiu algumas palavras só para corroborar com seu discurso. A lição deste versículo é o cuidado de Deus e a fé inabalável de Paulo em todas as circunstâncias e não prosperidade!

Meu irmão, o Evangelho muda a nossa natureza! É isso TUDO!

Conheço pessoas que creram no Evangelho e não foram curadas e vieram a falecer. Mas nem por isso deixaram de receber a Graça de Deus em seus corações!

Quanto aos milagres e bençãos é de acordo com vontade de Deus. Lendo o Evangelho, repito, o cerne da pregação de Cristo é a mudança da nossa natureza, meu irmão!


Milagres e curas, podem acontecer se Deus quiser. Mas não é base da nossa caminhada.

Nunca afirmei que o Sermão do Monte é lição para vida miserável! O Sermão do Monte é lição para nos fazer pessoas melhores, mais bondosas e misericordiosas. Ou seja, o cerne da mensagem de Cristo!

Existe uma diferença entre ser pobre e miserável, meu irmão. Leia II Coríntios 8: 1 a 15.

Paro por aqui, irmão, porque: Não creio como você crê!

Um abraço!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos

Eu não omiti nada do versículo, pois foi você quem o citou primeiro. Eu frisei neste versículo que você trouxe as palavras que acostumei ver muitos lerem sem se aperceberem da existência delas. Em Filipenses 4.10-13 vemos escrito que Paulo tinha alegria e sabia viver bem, espiritualmente, como uma pessoa PRÓSPERA, tendo HONRA, FARTURA e ABUNDÂNCIA. Mas, ele também sabia viver bem sem essas coisas. Entendeu?

Lendo Filipenses 4.12, prestando atenção em todo o escopo deste texto, fico me perguntando a razão de haver tantas pregações dando ênfase ao lado negativo da parte financeira de Paulo. Por que existe tanta ojeriza quando se prega sobre riquezas? Será que os crentes só saberiam viver bem, espiritualmente, passando humilhações, fome e escassez? Quem não souber viver de bem com Deus em todas as circunstâncias da vida é um menino na fé.

Quando você diz que o Evangelho só muda a natureza humana, esta é a declaração da sua fé. A minha fé é maior e produz resultados maiores. Deus tem o poder de agir na minha natureza e além dela. O meu Deus abriu o Mar Vermelho, acalmou a tempestade e fez Pedro andar sobre as águas enquanto ele, Pedro, cria em Jesus como seu Sustentador. Esta é a minha declaração de fé! E ela acontece! Não é só um discurso morto.

“Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos que o cercam” - Salmo 89.7

Deus é em extremo tremendo, mas age de acordo com a sua fé. Se crer num Deus limitado, pois é assim que Ele se apresentará para você!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Quanto aos milagres e bênçãos, é de acordo com a sua fé, irmão, que eles acontecerão ou não!

Por quê há uma declaração bíblica que há dons de curas na Igreja, para você abrir sua Bíblia e recitar o versículo feito poesia? Por que na Grande Comissão Jesus ordenou todos a irem pelos quatro cantos do mundo a curarem enfermos? Pra você ler os versículos de Marcos 15.15-16 declamando-os? Não! Mil vezes, não!

A vontade de Deus é que os pastores e todos os crentes sejam avivados e passem a orar pelos enfermos e expulsem a doença do corpo deles!

Avive-se no Espírito! Tenha a Palavra de Deus como diretriz e não aceite o fim dos que morreram enfermos com o exemplo para o seu momento presente e nem para o seu futuro.

É bom saber que que doentes reconheceram a Cristo e morreram com suas almas salvas, mas Deus queria o melhor para eles, e não uma vida presa na enfermidade fatal.

Olhe a vontade de Deus para a Igreja: “Esta alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e OREM SOBRE ELE, ungido-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da FÉ SALVARÁ o doente, e o Senhor o levantará, e se HOUVER COMETIDO PECADOS, ser-lhe-ão PERDOADOS” - Tiago 5.14-15.

A oração por cura do corpo também tem efeito na alma!

Pense nisso.

Abraço.

Biblioteca Bíblica disse...

Tou gostando muito de suas postagens. Eu percebi que são muito bem pesquisadas e diretas... vou adotar isso no meu blog. Eu já fiz outros comentário dando o endereço: http://www.bibliotecabiblica.blogspot.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Eduardo

Gosto de escrever como falo. Evito fazer postagens grandes. Embora crie artigos pequenos trabalho para não sejam superficiais.

Os assuntos estão alinhavados por TAGS, MARCAS. Clicando nelas, encontra-se a temática com uma amplitude maior e mais completa.

Obrigado pelo elogio. Eu repasso a glória para o nosso Deus.

Abraço.