Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 13 de julho de 2009

DEFININDO O QUE É SER PASTOR E SER DISCÍPULO CRISTÃO

Maria Poesias UOL Blogs


Discípulo é toda pessoa que por vontade própria recebe instrução, acata conselhos e imita outrém. Ser um discípulo de Jesus Cristo é aceitar todas as suas disciplinas e seguir à risca os seus exemplos, por amor. Nem todos que crêem em Jesus são seus discípulos.

Quando o apóstolo Paulo escreveu recomendando-nos a ser imitadores de Jesus, estava fazendo a recomendação de que agíssemos como discípulos do Senhor, assim como ele também agia (1ª Coríntios 11.1).

Jesus nos deu a possibilidade de reconhecer quem é e quem não é discípulo dEle:

• João 8.31 - "Jesus dizia aos judeus que haviam crido nele: Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus díscipulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

• João 14.15 - "Se me amardes, obedecereis aos meus mandamentos".

• João 14.23 a, 24 a - "Se alguém me amar, obedecerá à minha palavra... Quem não me ama não obedece às minhas palavras...

Qual é a palavra, qual é o mandamento que os discípulos de Jesus seguem? É o mandamento do amor. O crente que é discípulo age em amor. Ama a Deus; ama os amigos; ama os inimigos (Deuteronômio 6.5; João 15.12,17; Mateus 5.44).

Ao se dirigir a Pedro, podemos entender que Jesus se dirigia a todos os pastores. Ele perguntou três vezes: "Amas-me?", e Pedro por três vezes respondeu que sim, ao que foi-lhe recomendado uma vez cuidar dos cordeiros e por duas vezes apascentar as ovelhas, os discípulos dEle - João 21.15-17.

Disso, entendemos que o amor não é apenas um sentimento inerte, amar é trabalhar em favor do bem-estar de quem amamos. E Jesus fez isso indo até as últimas consequências, deu a própria vida por amor de toda a humanidade. E, também Pedro, sendo um genuíno discípulo e genuíno pastor, deu sua vida por amor a Deus e amor aos cordeiros e ovelhas de Cristo.

E.A.G.

Nenhum comentário: