Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 12 de julho de 2009

DEFININDO APOLOGIA BÍBLICA E LAVAGEM DE ROUPAS SUJAS


Cuidado: "Roupa suja se lava em casa", é um bonitinho provérbio popular, ligado à boa etiqueta, porém, não é bíblico. Somos evangélicos, seguimos o Evangelho do Senhor Jesus, não fomos chamados por Deus para seguirmos meros valores da sociedade de então.

Reconheço que o tema apologia bíblica é complicado. Porém, devemos ultrapassar a barreira das dificuldades e com coragem agir dentro do campo de batalha que é nosso dever atuar. Estamos numa guerra espiritual, o soldado que durante as menores escaramuças guarda suas mãos no bolso é indolente, corre o risco de morrer ou ser exonerado do exército com desonras.

O que não é apologia bíblica? Falar sem respaldo bíblico contextualizado e movido por desejo de retaliação contra alguém ou grupo, objetivando ganhar vantagem ou satisfação pessoal à organização denominacional a que pertence (do seu grupinho).

O que é apologia bíblica? É, imparcialmente, usar o texto bíblico de maneira a trazer à luz todo o pecado, atacar o foco do pecado e não os pecadores; é agir com o senso de bem-estar coletivo, jamais movido por causas próprias; é defender a Igreja (organismo vivo, Corpo de Cristo).
Quero deixar aqui o meu posicionamento sobre "lavanderia espiritual". É um assunto que eu penso bastante, e uso com critérios. Não exerço "lavagem" motivado por partidarismo e nem em causa própria. Quando publico artigos com direcionamento apologético, faço isso com tristeza, jamais por raiva e sentimento de vingança.

Fazer defesa da fé é uma ação que as Escrituras Sagradas nos delega. O desafio que o evangelista encontra é ser um apologeta dentro dos parâmetros bíblicos.

Tenho temor de Deus, e orado a respeito da sujeira impregnada na cúpula da CGADB e CPAD. Em minhas orações peço a Deus para saber agir da melhor maneira possível como blogueiro, quero evitar agir na carnalidade, cheguei nas conclusões que discorro abaixo.

A Ciência já comprovou que quando uma criança cresce em um ambiente onde é super protegida, ela cresce frágil, incapaz de se defender por si mesma.

Se a criança passar seus dias sem o contato com o pó, nunca colocar os pés descalços sobre a terra, nunca tiver contato com as intempéries, seu organismo deixará de criar o mecanismo natural de defesa conhecido como anticorpos.

Quando os desbravadores portugueses aportaram no Brasil e tiveram contato com as tribos indígenas, trouxeram com eles o vírus da gripe. Como os índios não tinham desenvolvido em seus corpos os anticorpos contra viroses, houveram muitas mortes. Enquanto os portugueses apenas espirravam por sete dias e depois tinham a saúde restabelecida, os índios morriam.

Na vida cristã o quadro também é assim. Há muita lama por aí... Há diversos vírus também. Há muitos ventos bravios trazendo poeira aos nossos olhos. E existem muitos bebês na fé, diversos novos convertidos que estão engatinhando dentro deste cenário assustador.

O papel do evangelista não é isolar os bebês espirituais e dessa forma, provocar neles um mecanismo de defesa imunológica fraco. Não é correto dizer-lhes que não existe nada de ruim, feio, vergonhoso no meio cristão. Super proteção não é a ação correta a se fazer. Não podemos esconder tudo que achamos vergonhoso, nojento e assustador.

Nos originais do Novo Testamento, encontramos a palavra verdade com o sentido mais amplo do que o que consideramos ser hoje em dia. No português, verdade é apenas o antônimo de mentira, mas no grego, além de ser o contrário de mentira, também é não praticar omissão, isto é, não esconder a realidade. Sendo assim, pela perspectiva bíblica, para Deus omitir que existem motivos para chorar, motivos para ficar corado de vergonha no meio cristão evangélico, é faltar com a verdade também!

A mãe sensata ensina a criança a não pôr a mão na sujeira, porém, não mente e nem omite que a sujeira existe. Se o bebê está sujo, leva-o ao banho e lhe passa o amor à limpeza.

Estou muito triste e orando muito! A tempestade que atravessamos é grande. Acredito que Jesus está dentro do nosso barco, Ele trará bonança e nos fará andar sobre as águas.

Jesus Cristo dá ordens para todos nós, crentes maduros, fazer discípulos de todas as nações. E entendo que ensinar o Evangelho não significa dar super proteção aos novos da fé, creio que é ajudá-los a crescer tendo condições de no futuro se defenderem por si mesmos contra as adversidades provocadas por gente apóstata, os falsos pastores e os falsos irmãos. Tal qual uma mãe, devemos banhar os novos convertidos e ensinar-lhes a ter prazer pelos ambiente limpos. Caso não façamos isso, as almas que evangelizamos morrerão no primeiro espirro.

E. A. G.

13 comentários:

Adriana Mattoso disse...

Eliseu, achei maravilhosa sua reflexão sobre o que está acontecendo. Embora falhos e também fazendo parte de um povo rebelde e obstinado desde o princípio, ainda creio que existam crentes maduros que não apenas lêem com os olhos a Palavra de Deus mas a põe em prática, retirando a "fibrina" espiritual de falsos cristãos, até mesmo para que eles seja curados.
Parabéns e continue a ser uma voz que clama por um evangelho genuíno na vida das pessoas.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Adriana

Ao criar este blog, a minha intenção era apenas fazer evangelização, levar a Palavra aos não-crentes, abordando aos versículos sobre o sacrifício da cruz, a expiação e os efeitos da expiação do Senhor na cruz...

Mas, ao longo do tempo, cada vez com maior força, cresceu a necessidade de fazer apologia (alertar aos novos convertidos sobre os cuidados necessários para não tropeçar na fé).

Infelizmente, é necessário mostrar a lama que está dentro das congregações evangélicas, e dizer aos novos convertidos para não se sujarem nelas.

Abraço.

Unknown disse...

Seu texto é muito bom,pena que você só olha podridão que há na CGADB e na CPAD,mas não ver a podridão que existe na RBN do seu amado e amigo SM.Você veementemente critica em muito os "atos" do Pr.JW,mas quantas vezes você como "exemplo" como "homem de Deus",orou para Deus viesse intervir nessa podridão que você,como "arauto da verdade" "denuncia".Do meu humilde ponto e vista,é pura hipocrisia.
Você não tem coragem de criticar o falso evangelho pregado na RBN.O Pr.SM é tanto "homem de Deus",não tem capacidade de reconhecer e publicar que essa emissora é da igreja do Amazonas,sendo ele do presidente da igreja de Belém,deveria repassar a direção da RBR para igreja do Amazonas.Eu li todas suas postagens sobre a CGADB,o que vi ásperas criticas e mais críticas.Você é hipócrita.Eu sou apenas um membro da igreja no Amazonas e professor da EBD em Manaus,19 anos de fé,nesse período o que tenho visto,só nepotismo,você não conhece quem é a familia câmara,se alguém se manifestar contrário,logo é perseguido e silenciado.Tanto o Pr.SC e o irmão dele JC,acreditam que são donos das igrejas de Manaus e Belém,não passam dois ditadores,pois querem fazer da igreja uma dinastia ou um feldo.Você critica o Pr,JW de se candidatar e conseqüentemente ganhar a eleição e elogia as denuncias feitas pelo o Pr.SC.Então como "arauto da verdade",diga a ele dar exemplo democracia e passar a presidência da igreja mãe para outro.Pois ele já está ha 12 anos.Não é tempo suficiente,pastor,"arauto da verdade".
você pastor Elizeu,por sinal um nome muito bonito,critique e denuncie todos que já estão ha bastante tempo na frente de igreja.
Honra para quem tem honra,Há artigos muito bons no seu blog digno de conotação,pois tenho aprendido muito com postagens verdadeiramente edificante.
Não vai ser por causa de uma hipocrisia da sua parte que vou deixar de visitar seu blog,amenos que o amado e fidedigníssimo pastor sinta vergonha por essa aberração sobre a CGADB e resolva tirar seu blog do ar,o qual será uma pena.
Divido o senhor publicar isso.

Eliseu Antonio Gomes disse...

DANNY - “Seu texto é muito bom,pena que você só olha podridão que há na CGADB e na CPAD,mas não ver a podridão que existe na RBN do seu amado e amigo...”

Resposta - Sou imparcial. Não estou atacando pessoas, estou contra as ações de pecados. Fosse o Samuel Câmara quem tivesse passado os 176 cheques sem fundos, estaria agindo da mesma forma.
__________
DANNY - “Você veementemente critica em muito os "atos" do Pr.JW, mas quantas vezes você como 'exemplo' como 'homem de Deus', orou para Deus viesse intervir nessa podridão que você, como 'arauto da verdade' 'denuncia' ".

Resposta – Foram muitas orações. E tive alguns contatos com ele também. Se rever o blog, verá que não apenas o critiquei negativamente.
__________
DANNY - “Do meu humilde ponto de vista, é pura hipocrisia”.
Resposta – Seu humilde modo de ver está equivocado, irmão.. Eu até tenho perdido bastante privilégios na vida porque não sei e nunca tive vontade de atuar. Sozinho e socialmente eu sou a mesma pessoa, me comporto exatamente como eu penso. Alguns dizem que essa característica é coisa de gente grossa. Eu digo que é sinceridade.

Eliseu Antonio Gomes disse...

__________
DANNY - “Você não tem coragem de criticar o falso evangelho pregado na RBN. O Pr. SM é tanto "homem de Deus", não tem capacidade de reconhecer e publicar que essa emissora é da igreja do Amazonas, sendo ele do presidente da igreja de Belém,deveria repassar a direção da RBR para igreja do Amazonas".

Resposta - Não existe falso evangelho na RBN. Se houvesse, José Wellington teria condições de facilmente colocar o Samuel Câmara para fora da Assembléia de Deus alegando que é um herege e todos os convencionais o apoiariam nesta decisão.

Não conheço o CNPJ da emissora RBN. Não faço afirmações sobre o desconhecido. O que tem chegado a mim é que o Pr. Samuel Câmara é quem recebeu a concessão do Governo, portanto, ele é o detentor legal deste canal televisivo.

Talvez ainda não saiba, ouvi rumores que, recentemente, José Wellington recebeu uma concessão de um canal de televisão também, em nome do ministério a Assembleia de Deus Belém em São Paulo. Falta o aparato para funcionar, a parte legal está pronta. Ainda não comentei isso no blog e em lugar nenhum porque preciso de confirmação de peso. Mas... soltei agora! Não estou afirmando como um fato, é um rumor...

Eliseu Antonio Gomes disse...

DANNY - Eu li todas suas postagens sobre a CGADB,o que vi ásperas criticas e mais críticas. Você é hipócrita".

Resposta: Amado, para usar adjetivos é necessário haver conhecimento sobre o quê ou quem fala. Não nos conhecemos, assim sedo, suas palavras sobre mim são apressadas, proferidas antes de uma base conceitual. Na Bíblia, isto é chamado de palavras frívolas.

Conheço de perto o que estou dizendo, ou seja, falo com bases sólidas. E nem é tudo que sei que chego a publicar. Pois trato apenas das coisas ligadas a vida pública, deixo o que é da ordem pessoal de fora.

Antes das eleições da 39ª AGO, eu afirmei que haveria tempos ruins e havia perigo de uma divisão na Assembléia de Deus. E o que o José Wellington fez após às urnas? Tentou criar um novo Templo-Sede, dividir! Os planos estavam na gaveta desde junho de 2008.
__________
DANNY - “Eu sou apenas um membro da igreja no Amazonas e professor da EBD em Manaus,19 anos de fé, nesse período o que tenho visto, só nepotismo,você não conhece quem é a familia câmara, se alguém se manifestar contrário, logo é perseguido e silenciado.Tanto o Pr.SC e o irmão dele JC, acreditam que são donos das igrejas de Manaus e Belém, não passam dois ditadores, pois querem fazer da igreja uma dinastia ou um feldo”.

Resposta: Continue firme na sua fé, olhando para Jesus Cristo. Ele deve ser o seu alvo. Como eu disse antes, só posso falar sobre o que eu conheço. Belém e Manaus são desconhecidos para mim. Quanto ao chamado pastoral de Câmara, vejo-o como um líder nato. Nada há que o desabone. Não é o caso de José Wellington, um alguém com nome sujo no SERASA por passar 176 cheques sem fundos. Alguém nestas condições não deveria pastorear nada, nem uma congregação com meia dúzia de membros!

Eliseu Antonio Gomes disse...

DANNY - “Você critica o Pr,JW de se candidatar e conseqüentemente ganhar a eleição e elogia as denuncias feitas pelo o Pr.SC.Então como "arauto da verdade",diga a ele dar exemplo democracia e passar a presidência da igreja mãe para outro.Pois ele já está ha 12 anos.Não é tempo suficiente,pastor,"arauto da verdade você pastor Elizeu,por sinal um nome muito bonito,critique e denuncie todos que já estão ha bastante tempo na frente de igreja".

Resposta: Não critiquei a candidatura de José Wellington. A crítica é sobre a improbidade administrativa dele. Comecei a fazer isso depois que tive confirmação de tudo. Fiquei quieto por mais de quatro meses, pois tudo eram apenas dúvidas para mim...

Você está fazendo confusão entre o cargo de presidente da CGADB e o de pastor presidente de uma igreja e campo ministerial. São cargos distintos, totalmente diferentes, amigo! A CGADB não é uma igreja... Portanto, não trace tal paralelo entre os dois postos de liderança. Caso aconteça de um dia o Pastor Samuel Câmara chegar a ser o presidente da CGADB, deverá entrar no processo de alternância, se não fizer isso será tão repreensível quanto o é Wellington agora.

Eliseu Antonio Gomes disse...

__________
DANNY - “Honra para quem tem honra,Há artigos muito bons no seu blog digno de conotação,pois tenho aprendido muito com postagens verdadeiramente edificante. Não vai ser por causa de uma hipocrisia da sua parte que vou deixar de visitar seu blog,amenos que o amado e fidedigníssimo pastor sinta vergonha por essa aberração sobre a CGADB e resolva tirar seu blog do ar,o qual será uma pena. Divido o senhor publicar isso”.
Resposta: Não sinto vergonha do meu blog, sinto vergonha da realidade assembleiana nos últimos tempos. É complicado ter que abaixar a cabeça quando não-crentes zombam dizendo que o sr. Wellington passa cheques sem fundos e se diz pastor evangélico da Assembleia de Deus onde aceitei a Jesus Cristo.

Apesar de tanta vergonha do pastor presidente da Assembleia de Deus de São Paulo, não deletarei nada que está contido neste blog. Os erros não estão em meu blog, estão em quem os cometeu. José Wellington errou feio, deverá conviver com essa feiúra publicamente e se acertar com Deus.

Ao escrever, eu me coloco totalmente imparcial. A minha imparcialidade é grande. Saiba que eu admirava muito José Wellington... A primeira reação aos fatos errados que ele fez foi entrar em choque, depois sentir tristeza e em seguida usar a Palavra de Deus. Estou com Jesus, amigo... Eu não sigo homens!

Abraço.

Katiana disse...

"Sozinho e socialmente eu sou a mesma pessoa, me comporto exatamente como eu penso. Alguns dizem que essa característica é coisa de gente grossa. Eu digo que é sinceridade."

Gostaria de dizer que louvo á Deus por poder ver que existem homens que ainda pregam e lutam pela Verdade ...Que não se calam diante de nada e conseguem expressar com tanta exatidão e humildade as verdades e mentiras no meio cristão...
Continue assim meu amado..
Não permita que nada nem ninguém cale a sua voz. São poucas as pessoas que conseguem continuar sinceros, mesmo que isso lhe custe algo, permaneça fiel a Palavra e a Verdade!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Katiana

Obrigado por essas palavras de incentivo e também por sua visita.

Abraço.

Elizeu Rodrigues disse...

Esse texto é antigo aqui e os comentários também. Apologia é um tema que eu não aprecio muito, contudo um amigo me disse um dia que "vc é um grande apologista". Apologia então creio ficar dentro daquilo que vc escreveu, xará, que é cuidar do novo convertido, além disso, possibilitar que "ele" próprio crie seu sistema defensivo, seus anti-corpos.

Defender interpretações e lados teológicos nos iguala as seitas judaicas. E todas elas cooperaram para a morte de Jesus, pela inveja e por não aceitar aquilo que ELE dizia como sendo de Deus.

Nossa defesa de fé deveria estar posicionada naquilo que o senhor disse: "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado". Guardar as coisas que ELE mandou fazem a diferença num mundo cristäo täo caótico como foi na idade média.

Sou assembleiano, sou estudante das escrituras, sou professor de escola dominical, mas em primeiro lugar, sou um homem justificado por Deus, em Jesus Cristo.

Wanderson disse...

Gostei muito da sua palavra diz a verdade .....
.....ei alguém já deixou tudo nas mãos de Deus? deixa o espírito santo fazer o resto nos somos pescadores de homens

Que o senhor renove seu primeiro amor irmãos!!
Jesus disse a primeira pedra quem não tem pecado

Eliseu Antonio Gomes disse...

Wanderson.

Creio que saiba, o texto que você citou, que é o registro de Jesus dizendo "quem não tem pecado atire a primeira pedra", faz parte do episódio em que uma mulher adúltera é colocada aos pés de Jesus, era uma ato de provocação, induzindo ao erro.

E qual era o erro? Segundo a Lei de Moisés, os adúlteros deveriam ser apedrejados. Não apenas o homem adúltero ou a mulher adúltera, mas o casal de adúlteros. Ora, no adultério consumado fisicamente, existe a junção de dois corpos. Se Jesus condenasse apenas a mulher, estaria sendo injusto, pois o homem adúltero não seria penalizado com ela.

Percebe a indução ao erro?

Abraço.