Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 22 de junho de 2009

JUDAS 12, 13 - SETE MOTIVOS PARA DEFENDER A SUA FÉ CONTRA FALSOS PASTORES

Sono Alice / Photobucket
Lobo da neve
.
“Esses homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato; pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidos pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre” - Judas 12, 13 (Almeida Revista e Atualizada).
.Judas 12, 13 é um texto bíblico muito duro, ele tem destino certo, é para os falsos pastores. O escritor (que não era Judas Iscariotes) se dirigiu aos líderes repreensíveis, ele não escreveu para as ovelhas, não... Focava pessoas que se diziam líderes das igrejas, mas possuíam comportamento estranho aos ensinos de Jesus.
.
Criei este artigo, infelizmente, por ter a experiência de convivência com alguns homens que conquistaram o posto de liderança em determinada denominação. Na ocasião, passei a meditar e usar a Bíblia Sagrada de maneira apologética. E um dos resultados das minhas reflexões são as linhas abaixo..
1 - “Esses homens são como rochas submersas ..."
.
Os falsos pastores são comparados com as rochas dentro d'água, que por não serem vistas representam perigo. O mergulhador, num salto, pode bater a cabeça; embarcações ao colidirem com elas podem afundar.Jesus Cristo alertou aos cristãos para não servirem de pedras de tropeço para ninguém. Não podemos atrapalhar a caminhada cristã dos nossos irmãos. As pessoas que fazem tal papel serão severamente penalizadas, "melhor seria uma grande pedra de moinho no pescoço e se lançassem no mar" (Mateus 18.6)..
2 - "...em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato...".
Quando o escritor escreveu a carta, as festas de confraternizações aconteciam em ambientes onde a coletividade dos irmãos se reuniam para a adorarem a Deus. Não haviam templos, as reuniões ocorriam em casas... Os falsos-pastores eram bem recebidos nestes lares, mas ao invés de dispensar o mesmo bom tratamento de respeito que recebiam dos anfitriões e convidados, eles agiam sem nenhum recato, eram ingratos. O interesse principal deles era comer o banquete e se favorecerem nos postos de evidência entre todos os presentes..
3 - “...pastores que a si mesmos se apascentam...”.
Pastor que se apascenta não é um verdadeiro pastor!
.
Na primeira carta de Paulo aos crentes de corinto, capítulo 13, está escrito que o amor não busca o próprio interesse. Uma pessoa interesseira, egoísta, não possui vocação pastoral. Se possuir título pastoral, é falso pastor.
.
Jesus Cristo é o exemplo de um verdadeiro pastor. Ele deixou tudo que há de bom no céu e se fez homem de dores aqui na terra, visando o bem-estar da Humanidade e não o seu próprio bem. Dentro de uma igreja a missão do pastor é servir a todos e não buscar ser servido por todos. Quem quiser ser o maior, disse Jesus, seja o servo de todos (Marcos 9.35)..
4 - “...nuvens sem água impelidos pelos ventos”.
Imagine a sensação de lavrador, que precisa molhar a terra onde lançou plantio, em um período de seca quando aparece nuvens no céu e não chove. Assim são os falsos pastores... As ovelhas vão à igreja buscando ajuda e recebem deles “coices”! Tanto as nuvens sem água quanto os falsos pastores produzem esperança que não se tornam em realidade. Não há benefícios, só tristezas.
.5 - “...árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas...”
.O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22-23).
.
Não adianta uma pessoa expulsar demônios, curar enfermos e operar muitos milagres se nela não for encontrado o fruto do Espírito. Quem está na carne tem nome de vivo mas está morta perante Deus, mesmo que tenha dons espirituais..
Jesus Cristo disse que quem faz prodígios mas não exerce amor não é conhecido dEle e será mandado ao inferno (Mateus 7.21; 25.41)..
6 - "Ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades..."
.
Nas Escrituras, a sujeira tem conotações com o pecado, enquanto que a pureza e a limpeza simbolizam a santidade. Geena, termo grego traduzido ao português por inferno, era um lixão onde havia uma espécie de incinerador cujo fogo era mantido aceso dia e noite.
.
Os falsos pastores agem na carnalidade, eles são comparados com ondas bravias cheias de sujeiras.
.7 - "estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.”
.
Quando Jesus nasceu, no céu brilhou uma estrela que servia como indicação aos magos do oriente. Através dela foi possível que encontrassem o Salvador e o adorassem (Mateus 2.1-12).
.
Mas, por meio de falsos pastores, não é encontrada indicação de Jesus, as ovelhas não são conduzidas a Cristo por intermédio deles. Quando falsos pastores líderes e falsos pastores, indicações que dão são erradas, quem os segue, quem os imita, quem os apóia e os protege, irão ao mesmo destino que eles, para a negridão das trevas.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: