Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 7 de junho de 2009

COMO MEMORIZAR AS ESCRITURAS

Você duvida que possa guardar em sua memória versículos da Bíblia? Se a resposta é sim, então, as sugestões a seguir talvez sejam úteis para você.

Repita o versículo em voz alta

Já reparou que ao pensar em uma música e ouví-la diversas vezes faz com que a letra se torne memorizada sem nem ao menos pensar em memorizá-la ou se esforçar para que isso aconteça?

O ouvido tem memória! Utilize o "chip de memória" que está incorporado em você. Diga o versículo que quer decorar em voz alta, de modo que possa ouvi-lo bem, além de vê-lo e pensá-lo.

Acostume-se a decorar o versículo juntamente com a referência bíblica e seu tema

Crie o hábito de decorar o texto bíblico citando em que livro ou carta ele está. Assim: 1 - o tema; 2 - o versículo; 3 - a referência; 4 - outra vez a referência.

Exemplo:

Tema - Promessa de salvação;

Versículo - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna";

Referência - João 3.16.


Fazer assim, repetindo em voz alta as etapas fará com que fixe a passagem em sua mente e futuramente possa lançar mão dela sem precisar abrir sua Bíblia.

A utilidade da Escritura Sagrada

Memorizando versículos compridos

Se um texto for considerado demasiandamente grande, e o considera de difícil apreensão, então, faça o processo de memorização por etapas. Comece a recitação dele com a primeira oração, e vá progressivamente, para a segunda, e até conseguir dominá-lo por completo.

Não se esqueça: primeiro fale o tema, depois recite o versículo, em seguida a referência duas vezes.

Conclusão

O verdadeiro segredo para memorizar é repetir, e repetir, e repetir... Por que você acha que retemos tanto as mensagens de publicidade de rádio e televisão? É porque a ouvimos com bastante frequência. Ao ouvir os versículos bíblicos muitas vezes, eles serão inseridos em nossas mentes também.

A memória das Escrituras não é o mais importante, temos que pedir a Deus para que tenhamos o profundo entendimento dos seus significados e um coração disposto a aplicá-la corretamente em nosso viver.

E.A.G.

Fonte: Livreto Viver em Cristo - Associação Evangelística Bílly Graham / material do Minha Esperança Brasil. Autoria: Robert Boyd (texto adaptado ao blog).

3 comentários:

Servo de Jesus Cristo o Rei dos Reis disse...

Faaaala EAG! Poxa como é importante memorizar as escrituras... parece que quando a gente tem o versículo na memória ele fica ainda mais maravilhoso, sem contar que podemos achá-lo com facilidade ou mesmo resolver dúvidas de amigos que ainda não conhecem a Deus facilmente..
Eu mandei um scrap pra você no orkut! é Que eu quero seja um Blog amigo do OJC =)! Um abração, que a Paz do Senhor Jesus seja contigo!
SDJCRR
www.ojovemcristao.com

Anonimo disse...

Posso postar este artigo no meu blog?
Eu tenho uma paixão por memorizar textos da bíblia, eu amo demais decorar textos. Pode responder no meu email: joas.161@hotmail.com

Unknown disse...

Adorei o conteúdo e foi com certeza de quem tem conhecimento pela obra de Deus que é muito importante para auxiliar grandes profetas de Deus. Obrigada e Deus abençoe.
Nesse artigo abaixo encontrei também possui 10 dicas de como decorar os livros da Bíblia.

http://adoradoresgospel.com.br/como-decorar-os-livros-da-biblia/