Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 16 de junho de 2009

BLOGOSFERA EVANGÉLICA - A INVASÃO DOS CRENTES CONTINUA


Lembro-me que em 2007 houve um burburinho na blogosfera evangélica. A centelha começou na revista Veja, quando houve uma matéria singela, era uma nota pequena, informando que o blog da Ana Paula Valadão Bessa, vocalista do Diante do Trono, era um dos mais acessados na plataforma Wordpress, inclusive ultrapassando diversos blogs seculares de jornalistas renomados. A nota falava em invasão gospel, ou coisa parecida, anunciando que depois dos crentes terem invadido o Orkut, tomariam de assalto a blogosfera também.
.
Ainda me lembro da indignação que senti, por encontrar irmãos de fé criando postagens com intenção de polemizar o assunto, ao invés de se alegrarem com a informação da revista. Qual seria o motivo disso? Não entendo até hoje!
.
Agora, em 2009, é hora de chorar com este blogueiro crítico da Ana Paula Valadão Bessa. Ele acostumou falar mal dos seus irmãos de fé, por eles simplesmente pertencerem a outras denominações evangélicas, fazendo parecer que a sua denominação era um pedacinho próprio Céu na Terra, mas neste segundo semestre começam a aparecer coisas estranhas na sua pomposa casa denominacional.
.
Com isso, ganhamos mais uma lição importante. O orgulho denominacional não nos leva a lugar algum, a não ser à vergonha.
.
Na época, me expressei escrevendo ao blogueiro, que não sabia se alegrar com a alegria dos seus irmãos de fé, o seguinte:
.
“Sobre blogueiros cristãos, não vejo como uma ameaça essa presença virtual de pessoas que alimentam sua fé. É óbvio e ululante que todos podem se expressar. A presença virtual de crentes na blogosfera, como alguns dizem, não se trata de uma uma INVASÃO porque o espaço da Internet é livre, não tem dono.
.
Eu vejo essa situação como uma maneira de se quebrar o velho preconceito que quase ninguém nem se quer tinha força de reconhecer existir, mas que sempre existiu. O povo evangélico no Brasil sofreu e sofre por causa dele, tem sido estereotipado de todas as maneiras (inclusive quando a intenção não é denegrir com a estereotipagem)…
.
Agora, com o advento da popularização da Internet, e uso dos blogs por crentes, o povo evangélico poderá ser visto como ele exatamente é, se apresenta por iniciativa própria e não mais é apresentado segundo a descrição do que outros dizem ser ou que querem fazer pensar que ele seja”.
.
Batista, presbiterianos, assembleianos, Jesus Cristo é o caminho que nos leva a Deus. O resto é trapo de imundícia! Paremos de lançar fogo-amigo contra nossas fileiras fraternas e passemos a obedecer o Ide que Jesus ordenou!
.
E, mais cedo do que eu imaginei, ao dizer que os blogs serviriam para quebrar preconceitos, vejo barreiras de preconceitos caindo. Cantores evangélicos já se apresentam em programas seculares da televisão; a própria Rede Globo, emissora preconceituosa no passado, neste ano começou a mostrar os crentes sem os velhos costumes de nos fazer parecer ridículos.

E.A.G.

Nenhum comentário: