Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 14 de abril de 2009

COMENTÁRIOS SOBRE O SALMO 15

Mais de uma vez eu postei o Salmo 15 neste blog, gosto de aproveitar as diversas versões bíblicas que temos ao nosso alcance em nosso idioma.
Desde a minha conversão os versículos deste Salmo chamaram minha atenção. Eu me sinto edificado por eles.
Recebi um comentário de um leitor anônimo à postagem do 20 de setembro de 2007, recado enviado em 9 de abril de 2009, ou seja um ano e nove meses depois de lançá-la na internet. (Caso queira, veja a postagem clicando aqui).
Pelo fato do internauta fazer sua manifestação em status de anonimato, deixei-a sem publicação. Mas, hoje, relendo-a, resolvi alçá-la como peça de nova atualização deste blog, mesmo eu não tendo total concordância quanto ao pensamento do autor - ele afirma que ninguém consegue praticar o que lemos no conteúdo do Salmo 15.
Por que publico o comentário dele? Porque se trata de uma reflexão bíblica aparentemente sincera.
Na minha maneira de entender, e por experiência própria com Deus, afirmo que conseguimos viver de acordo com a condição retratada no Salmo 15 a partir do instante que abrimos nosso coração ao Senhor e nos consagramos, quando ardentemente procuramos andar no Espírito. Isto se dá naqueles momentos que caímos e buscamos a face do Senhor confessando os nossos pecados e pedimos libertação. A libertação acontece porque Jesus morreu na cruz, através do seu sacrifício somos lavados e remidos por seu sangue.
Viver em integridade, praticar a justiça, falar a verdade de coração, não difamar, não caluniar, não praticar o mal, desprezar os réprobos e honrar aos que temem a Deus é um estilo de vida que se incorpara aos hábitos do cristão sem ser de maneira forçada. É uma condição conquistada através da graça e misericórdia de Deus e jamais pelo esforço humano. Quando posicionamos nosso coração a agradar a Deus, recebemos dEle a graça divina, e essa graça torna fácil ser um alguém em plenas condições de ser um Cidadão do Céu, conforme descrito nas linhas escritas por Davi.
É uma pena que não possa dar os créditos de autoria ao leitor que não apresentou seu nome. O anônimo, ou anônima, escreveu o seguinte:
“Muito bom o seu comentário do Salmo 15. No entanto, entendo que exigir de nós, seres humanos pecadores, o atendimento a este padrão para o cidadão morar no céu, apresentado neste Salmo, é frustrar os planos de Deus. Seria a perfeição do homem!
Na sua opinião, será que existe alguém na face da terra que é totalmente íntegro, e, ao mesmo tempo pratica totalmente a justiça, e, ao mesmo tempo, sempre fala a verdade, não somente da boca para fora, mas do coração? Acho que se tentarmos viver este padrão, iremos nos frustrar.
Isso não quer dizer que Deus não o exija de todo aquele que quer ser cidadão dos céus. Deus não baixa o seu padrão para atender ao homem. Mas quem, então, pode atender a estas qualificações do cidadão dos céus? Eu penso que JESUS atende a toda esta qualificação. Jesus é (e foi enquanto na forma humana) totalmente íntegro, justo, verdadeiro (João 14.6; 1ª Pedro 2.22), que não injuriou quem quer que seja, pelo contrário, amou (1 Pedro 2.23). É Jesus quem vai honrar aos que temem ao Senhor (todo nós, os crentes) (João 12.26).
Nós não conseguimos, por nós mesmos, atender aos requisitos de Deus para morar nos céus. Mas Jesus conseguiu isso para nós. A Bíblia disse que Jesus nos comprou com preço de sangue, e rasgou a cédula condenatória que era contra nós. Para sermos cidadão dos céus só há um caminho: JESUS. Somente crendo em Jesus é que conseguiremos atender (por Jesus) ao padrão de Deus. Isso não quer dizer que podemos viver dissolutamente nesta vida. A bíblia nos ensina a vivermos retamente e segundo os preceitos do Senhor. Mas não podemos viver uma utopia de perfeição, pois assim não dependeríamos de Jesus. Somente Jesus atendeu aos requisitos divinos para morar no céu. E ele conquistou isso para nós, nos dando a salvação gratuitamente. Isso é maravilhoso! GLÓRIA A DEUS, POR JESUS CRISTO!”
E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Elizeu estar estar certo