Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A primeira referência bíblica ao ouro no Livro de Gênesis (parte 2)

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" - Efésios 6.3.

 Por intermédio do apóstolo Paulo, Deus promete vida longa e com sucesso aos filhos que honram aos pais. Isto é, vida com qualidade, comprida, e vivendo muito bem.

E, Deus, por meio de Moisés, revelou o caminho das pedras preciosas aos hebreus.

Gênesis 1 e 2 pode ser considerado um texto paralelo com Efésios 6.3.


Usando a hermenêutica bíblica, seguindo a técnica do estudo indutivo, precisamos ler os textos bíblicos assinalando quantas repetições existem de uma mesma palavra ou frase. O maior número de vezes que uma frase ou palavra se repete indica qual é a mensagem mais relevante da leitura.

Em se tratando de Gênesis, capítulo 1 e 2 encontramos diversas expressões iguais sobre a opinião de que a criação é boa. Esta ênfase sobre o que é bom não pode ser desprezada por quem aprecia a interpretação correta da Bíblia Sagrada. E, entre essa afirmação está a de que o ouro de Havilá é bom.

Da mesma forma que Deus aponta ao melhor ouro, também aponta para qual proceder para que os jovens encontrem um futuro de sucesso. Deus, por meio de Paulo afirma aos jovens que honrar os pais os faz ter vida longa e com tudo correndo bem... Mas muitos jovens desprezam essa informação e têm um futuro pequeno e com dias maus...

Quanto ao ouro de melhor qualidade, se os hebreus desacreditaram da informação e não desejaram buscá-lo é outro detalhe importante que devemos refletir. O livre arbítrio concede à Humanidade a liberdade de escolha. É assim conosco em todas as circunstâncias da vida.

Lembremos: há prosperidade com fortuna e prosperidade sem ela. Ser próspero não depende de contas bancárias altas, porque a prosperidade não está limitada às grandes posses.

 O que é estar bem?
• Ter a longevidade cheia de dinheiro, mas infeliz, não é prosperidade.
• Ter longevidade passando fome, não é prosperidade.
• Ter uma vida longa, vivendo satisfeito, sendo rico ou não, é prosperidade, é passar bem.
Isto é promessa de Deus! Está explícito em Efésios 6.3 e textos bíblicos correlatos.

A prosperidade é a conotação de completude. Estar satisfeito, com a expectativa de uma vida completamente respondida à contento. É uma bem-aventurança! É ir bem na vida!

Nenhum comentário: