Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Arqueologia - descoberta de fóssil comprova que África e América já estiveram unidas

O crânio do cinodonte quase completo está em ótimo estado de conservação. Pesquisadores do Rio Grande do Sul exibiram nesta terça-feira o fóssil de cerca de 240 milhões de anos do crânio de um cinodonte, réptil bastante comum de ser encontrado na África. Segundo a equipe da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a descoberta, realizada no município de Dona Francisca, na região central do Estado, reforça a teoria de que a América do Sul e a África estavam ligadas por terra, a espécie, batizada de Luangwa, possui características semelhantes às dos mamíferos atuais.

O nome científico foi registrado em homenagem à primeira descrição de um cinodonte feita no vale do Luangwa, na Zâmbia.

"A existência de dois fósseis do mesmo grupo em regiões tão distantes reforça a teoria de que os nossos continentes estavam unidos por um mesmo bloco de terra (pangéia)", afirmou o biólogo Lúcio Roberto da Silva, um dos pesquisadores responsáveis pelo achado, junto com o paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira. De acordo com a equipe, o bom estado do fóssil facilitará a pesquisa sobre a biologia do animal. "Em torno de 90% do crânio está muito bem preservado em relação aos outros materiais encontrados, como maxilares e dentes, que estão bem fragmentados", explicou o biólogo.

O surgimento desse grupo fóssil também permite uma melhor datação dos terrenos e faz com que a idade dos afloramentos do município gaúcho seja mais antiga do que a imaginada até então.

Análises de dentição dos fósseis registrados até hoje apontam que os cinodontes podiam ser onívoros, herbívoros ou carnívoros. Luangwa era um grupo onívoro, que se alimentava com uma dieta diferenciada de vegetais, pequenos invertebrados e vertebrados. Um exemplar podia medir poucos centímetros de altura, mas também atingir até 2 metros.

E.A.G.
Fonte: Estadão - https://tinyurl.com/arqueologia-cinodonte

2 comentários:

Anônimo disse...

Eliseu, quero te parabenizar pelas constantes atualizações em seu blog. Deus te abençoe e te capacite a escrever sempre de acordo com a vontade Dele.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro internauta

Agradeço suas palavras de incentivo. Faço tudo isso visando agradar a Deus. E acredite, neste meu esforço encontro grande prazer.

Abraço.