Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE - POBREZA É SINAL DE VIDA EM PECADO?

Hoje alguém perguntou para mim: "Você concorda que os crentes que dizem que as pessoas que não prosperam estão em pecado?"

Eu respondi:


Não entendo que ser pobre é sinal de viver em pecado. Aliás, nunca vi um pregador afirmar que ser pobre é consequência de vida em pecado. Mesmo constatando que em parte é verdade, mesmo. Vemos que quem se lança na vida de jogatinas, no vício das drogas e na vida pervertida da prostituição desenfreada empobrece terrivelmente, não consegue ter uma vida estável.

O curioso de tudo isso é que só encontramos alguns "apologetas", contra a Teologia da Prosperidade, afirmando que existe quem pregue que pobreza é sinal de vida pecaminosa. Parece que eles criaram a situação para ter um assunto para criticar.

Eu entendo que não é plano divino que ninguém seja miserável. "Nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendência mendigar o pão" - Salmo 37.25. Na Bíblia Sagrada, mais precisamente no livro de Provérbios e Eclesiastes, temos diversas orientações aos servos de Deus para que sejam previdentes e moderados, ou seja, cuidem-se para ter o futuro com qualidade de vida boa.

Enfim, não é plano do Senhor que seus filhos passem privações temporais, mas por causa do livre-árbitrio, existe a permissão dEle para que isso aconteça. Quem ama o entendimendo busca ter um curso superior e passa a ganhar os melhores salários. Mas quem o rejeita continuará vivendo nas classes D e E, recebendo os piores conta-cheques.

Somos no futuro o resultado do que escolhemos no presente momento.

E.A.G.

Nenhum comentário: