Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 6 de dezembro de 2008

Peregrinação à Meca

Neste sábado, começa a peregrinação à rocha
 sagrada do islamismo, em Meca.
O islamismo é considerado a mais recente das grandes religiões mundiais, conta com 400 milhões de adeptos, 1/7 de população total do globo. A maioria dos muçulmanos está distribuída numa larga faixa do Marrocos à Indonésia e do norte e centro da Ásia até a Tanzânia. Os países com maior população muçulmana são a Indonésia (148 milhões. 90% da população), Bangladesh (88 milhões, 80%), Nigéria (56 milhões, 47%), Paquistão (80 milhões, 83%), Índia (70 milhões, 11%), e Egito (41 milhões, 92%).

Meca, capital do Hejaz, na Arábia Saudita, é a terra natal do profeta Maomé, considerada a mais sagrada cidade do Islã. Está situada num estreito vale de uma região árida, prosperou graças ao comércio e ao culto associados com seu santuário sagrado, a Caaba - um cubo de pedra coberto com pano preto, onde se diz ser o primeiro lugar onde Alá (Deus) foi adorado.

O Alcorão, no seu quinto preceito determina que todo muçulmano, cuja saúde e bens permita, deve fazer uma peregrinação, isto é uma hajj, à Caaba, em Meca, ao menos uma vez na vida, para dar sete voltas ao redor do santuário, depois disto pode assumir o título de hadji (peregrino).

Veja mais neste blog sobre o islamismo: Michael Jackson e Prince - conversões equivocadas.

Nenhum comentário: