Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 21 de dezembro de 2008

O Adolescente e o Mundo - revista polêmica de 2007 da CPAD é reeditada para uso em 2009

O Adolescente e o Mundo - a lição de escola dominical com selo CPAD criticada e revisada.
Há dois anos atrás, a editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) foi apostada por alguns assembleianos de haver "legalizado" o namoro com carícias acaloradas entre os jovens de 12 a 14 anos. Disseram que institucionaliza e homologa relacionamentos entre crianças da denominação evangélica Assembleia de Deus com as crianças que não tem elo algum com esta igreja. Por quê?.

A suposta celeuma tem origem no lançamento pela CPAD, há dois anos atrás, da revista de escola dominical "Adolescentes Vencedores - O adolescente e o Mundo".

A autora da revista é Elaine Cruz. Psicóloga cristã, com graduação, pós-graduação e mestrado. Escritora; articulista em periódicos da CPAD; palestrante de Conferências e Congressos; professora de psicologia; professora de escola bíblica dominical. Elaine é esposa de pastor, e mãe de dois adolescentes; filha do renomado teólogo Abraão de Almeida, muito respeitado no meio pentecostal por causa de seus livros e artigos publicados pela CPAD e outras editoras evangélica.

Críticas exageradas, penso eu. Para uns, houve uma pretensa vontade ao se fazer o conteúdo de texto refutado; para outros, houve apenas interpretação errada dos leitores na proposta da lição. Não penso que  houve dolo por parte da comentarista e nem por parte de quem é editor desta publicação.

Apesar das críticas recebidas, a CPAD relançou a revista, para uso no primeiro trimestre de 2009. Houve a retirada do trecho que causou a polêmica. Veio com alterações na capa e em seu interior. A décima primeiro lição, que gerou críticas, cujo título era "Encontrando o par", foi trocado por outra lição, com o título“Tudo tem o tempo certo...”.

A revista de Elaine Cruz tem seu conteúdo muito próximo de um livro de sua autoria. A obra chama-se, " ("Namoro é + Sexo é -") O que somar? Quando subtrair?" O nome é exatamente assim, com uso dos colchetes e o sinais de matemática para soma e subtração. Foi publicado pela MK Editora.

Segundo material publicitário, a proposta da autora ao escrever o livro é ampliar o conhecimento do jovem sobre o namoro, discutir o assunto de forma direta e transparente. Os exemplos e questionamentos apresentados foram retirados de situações de consultório e palestras. Sua finalidade é mostrar ao jovem cristão que ele pode resolver seus conflitos sentimentais respeitando os limites impostos por Deus e pela sociedade. A escritora afirma neste livro que "a maioria dos jovens não namora, mas 'fica' com alguém durante um pequeno tempo. Às vezes, em uma noite, o casal se beija, mantém relações sexuais, porém mal se conhece. Não se sabe nada sobre o outro, nem mesmo nome ou idade."

E.A.G   

Atualização: 01/08/19, às 12h05.

3 comentários:

Anônimo disse...

.

Irmão Eliseu,

Passando para conferir e cumprimentar.

O que você que nós blogueiros desenvolvermos um bom site (blog) com textos de EBD uma vez, que daqui a uns 10 anos a mídia digital vai se sobrepor à mídia impressa?

Temos chances?

Unknown disse...

Boa noite alguém teria essa revista ja tentei de todas as formas encontra e não consegui.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown.

Eu desejo a você muito boa sorte, nesta procura.

Minha sugestão é que procure a revista em lojas de livros e revistas usados, aqui na capital de São Paulo elas são conhecidas como Sebo.

Abraço.