Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Blogueiro e a Nossa Língua Portuguesa


Um internauta, identificando-se como Claudio, entrou no espaço do artigo Como ensinar seu filho a ser uma bênção, publicado neste blog, criticando a falta do acento circunflexo na vogal E.


A observação dele sobre nosso idioma é pertinente. E vale destacar seu comentário, para ajudar quem faz uso do Português virtualmente. Sobre o probleminha do acento: Já está resolvido.

Foi esquecimento. Meu esquecimento. Agradeci ao internauta por avisar e fiz a retificação. E deixo esclarecido que aceito críticas construtivas de todos.

Por que ocorreu o erro? Porque sei que quando nós, blogueiros, criamos temas para os artigos, a primeira publicação é a que fica registrada nos buscadores da internet. Porém, alguns buscadores estrangeiros “não aceitam” os acentos ortográficos que temos aqui no Brasil. Os caracteres dos acentos, se usados na primeira postagem publicada, ficam desconfigurados nos tópicos das listagens deles, tornam ilegíveis e inúteis nossos enunciados.

A palavra bênção, acentuada, fica mais ou menos assim naqueles sites de pesquisas estrangeiros: “B% █§/en•◘o º”. E dessa forma os usuários destes sites, em suas procuras, provavelmente, deixam de encontrar nossos blogs. Para driblar esta situação é necessário, nós, blogueiros em Língua Portuguesa, ao atualizar o blog, colocar os temas dos nossos artigos sem nenhum acento, só depois voltar e consertar.

O ideal é fazer o acerto ortográfico logo no instante seguinte. No meu caso, houve esquecimento , faltou voltar e colocar o “chapeuzinho” na vogal E da palavrinha "benção"; acentuei apenas o til na vogal A.

Nenhum comentário: