Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 7 de setembro de 2008

Os altos e baixos de Eli e Samuel e de pastores e jovens na atualidade

Reflexão com base em 1Samuel.

Como todos os personagens bíblicos, quando usados por Deus Eli e Samuel tiveram momentos importantes, e falhas feias quando distantes dEle.

Vale lembrar que Eli não foi um pai exemplar. Seus filhos desagradaram grandemente a Deus. Depois o profeta Samuel, que viveu com ele durante a infância e juventude vendo-o na rotina do lar e no serviço ao Senhor, seguiu pelo mesmo caminho e teve filhos altamente repreensíveis.

Vejo os erros de ambos entre os pastores e jovens de hoje em dia.

O que aprendemos disso?
1 - O mais importante na vida cristã é andar no temor de Deus;

2 - Não é conveniente imitar nossos semelhantes, nem quem julgamos dignos de nossa admiração e gratidão. Eli criou Samuel, então... Não podemos colocar o exemplo de vida dos homens, sejam quais forem, acima dos ensinos das Escrituras Sagradas;
 
3 - Cargos eclesiásticos não fazem uma pessoa mais especial que outras. A carteirinha de pastor e o boleto, pago em dia, da credencial de filiação com a uma convenção eclesiástica, não tornam uma alma mais importante que as demais.
Nas cartas bíblicas estão registradas as qualidades de um pastor que importam de verdade. Está escrito que o pastor tem que ser esposo de uma mulher só e que tenha capacidade de governar perfeitamente seu lar.

Infelizmente, hoje em dia há muitos pastores e jovens nos estilos Elí e Samuel. Pastores erram e jovens copiam seus erros.

Isso é terrível!

Um comentário:

Elizeu Rodrigues disse...

E são exemplos que deveriam estar na mente de todo aquele que deseja o episcopado. Mas na verdade o graduado não atenta a princípios básicos. E glorificamos a Deus quando observamos um jovem imitando muito bem um grande e super pastor.
Ou quando um pastor tem seus filhos no ministério, mesmo sabendo que não teriam o direito no ministério local.
Mas aí entra a política...

Aqui escrevi algo sobre: http://sementetransgenicadoevangelho.blogspot.com/2008/09/ano-eleitoral.html

Fica na paz do Senhor, Xará