Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 17 de agosto de 2008

A FALTA DE INSPIRAÇÃO DO BLOGUEIRO - CRISE OU NOVAS OPORTUNIDADES DE COMUNICAÇÃO?

.

Não ter e nem saber o que publicar: acontece nos melhores blogs!

Talvez por falta do que dizer. Talvez como conseqüência das outras atividades feitas ou a fazer... Sim, nós blogueiros também temos vida presencial.
Nas últimas duas semanas tenho escrito menos do que desejo, por estar envolvido com outras coisas – importantes para minha vida. E, hoje, depois de me preocupar com a queda no meu número habitual de atualizações de artigos, comecei a pensar se minha falta de inspiração é ou não um problema, afinal, “todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28).
A minha tendência nunca foi escrever sobre mim mesmo, sempre foi sobre o cristianismo que eu vivo e transmitir o que creio. Não penso em mudar este perfil.
Nesta fase tenho ido a diversos blogs de companheiros de fé evangélica. Leio-os mais pausadamente, absorvo muito mais do que naqueles momentos em que pululam na minha cabeça idéias e vontades de expressar algo. E passou pela minha mente que esta fase que atravesso (ou devo digitar atravessei? Estou escrevendo agora!) é algo que acontece com freqüência com muitas pessoas que lidam com a escrita. Então, resolvi compartilhar a situação e dizer as saídas que encontrei para ela.
Nós, blogueiros cristãos, temos muitas formas de fazer comunicação e devemos aproveitá-las.
Fotografia
Como hobby tenho uma relação antiga com a máquina fotográfica. E, se uma imagem vale mais do que mil palavras e a plataforma Blogger disponibiliza tal recurso, por que não aproveitá-lo?
Pretendo usar o expediente da publicação de fotos com maior intensidade. Através das imagens desejo fazer o registro dos templos evangélicos, eles também são parte da arquitetura do nosso País. Percebi que não existe, ou desconheço a existência, de registros históricos neste sentido. Cumpre a nós fazer o resgate e mostrá-los na rede internacional de computadores.
Preconceito? Faz um bom tempo que observo o comportamento da imprensa escrita e televisada. Mostram os templos católicos e desprezam, totalmente, os evangélicos.
Notícias
O cristão não é um avestruz, não pode viver com a cabeça afundada no buraco. Alienação não é santidade. Precisamos estar antenados com os fatos da atualidade. Saber e informar sobre o que está acontecendo. E passar a opinião segundo a perspectiva evangélica. Isso é muito importante!
Pensando assim, sempre mesclei artigos próprios com coisas da imprensa secular. Conforme a dose de inspiração, isso poderá acontecer com maiores ou menores vezes.
A reunião de informações num blog é um fator relevante porque concentra num só espaço o interesse comum dos cristãos evangélicos. Da minha parte, colho temas voltados ao PL 122/2006, televisão, troféus...
Costumo visitar os sites de agências de notícias seculares e cristãos e aproveitar aquilo que considero de maior valor. Entre os sites cristãos minhas preferência são o Portas Abertas e Cristianismo Hoje.
Blogosfera evangélica
Quando encontro um artigo de um companheiro no qual me identifico plenamente, costumo reproduzir integralmente no meu blog também. Recententemente fiz isso com o artigo do Pr Altair Germano, avisando-o do ocorrido e deixando os devidos créditos de autoria na minha postagem.
Capturando idéias
Nem sempre uma idéia ruim, estranha, é uma idéia que mereça o lixo e o esquecimento. Poderá ser aproveitada futuramente em ocasião oportuna de forma adaptada e melhorada. Então, jamais despreze-as.
Não confie na sua memória, crie o hábito de anotá-las em rascunhos bem organizados:
a - Use um bloco de anotações ao lado da cabeceira da cama. Ao acordar, normalmente, a mente humana está vazia e traz à tona coisas originais para o dia que começa. Mas são coisas que facilmente esquecemos se não tomarmos o cuidado de anotar.
b - Use seu bolso. Carregue consigo o bloco de notas. Quando a idéia aparecer, anote-a. As atividades em que estamos envolvidos fazem com que elas desapareçam. E são poucas as chances de que elas retornem.
c - Mantenha um blog alternativo, com visualização restrita a você, onde armazenará informações diversas para aproveitamento a posteriori. Sempre que encontrar algo num momento em que não terá tempo para se debruçar no assunto, registre-o para seu retorno e uso futuro no blog principal.
Conclusão
Priorize a sua vida presencial. Abaixo de Deus que sempre esteja a família. Sua esposa / marido e filhos, e /ou pais precisam ter a qualidade de relacionamento que a Bíblia Sagrada recomenda.
E.A.G.

Mais sobre blogagem neste blog: A necessidade de blogar com ética.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amado, muito obrigada pela visita ao meu blog e pelas palavras de incentivo. Também sou muito edificada com o "Belverde". Que o Senhor continue te usando e inspirando. Abraços em Cristo