Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 24 de agosto de 2008

BLOG FRONTEIRA FINAL ENTREVISTA JOÃO CRUZUE


Imagem: Olhar Cristão

Entrevistamos o pr João Cruzué, Natural de Ponte Nova/MG, autor do blog olhar cristão bacharelado em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Economia São Luís. Publica a palavra do Senhor em Blogs. Em português e inglês para o mundo. Por exemplo, o Evangelho de São João publicado em vietnamita divulgando pelo "Friendster" - o Orkut dos asiáticos - para estudantes que moram em Ha noi e frequentam ciberscafés lá no Vietnã. Comunica com irmãos da Indonésia, China, Nepal, Filipinas, Mongólia, Paquistão, Hong Kong, Coréia e Arábia Saudita - e tem blogs em inglês divulgados por lá. leia a entrevista.


1-Alerta final
Pr joão Cruzué como foi seu encontro com Jesus?

Eu saí da casa de meus pais aos 18 anos, para trabalhar e cursar a universidade em São Paulo, como era costume dos jovens da minha idade fazerem nos anos 70. Meus Tios Paulo e Glória eram crentes da Igreja Deus é Amor e convidaram-me para ir a um culto. Fiquei curioso quando Tia Glória me disse que os crentes falavam em línguas estranhas. Aceitei Jesus no culto em 1974, batizei-me um ano depois, uns três meses depois recebi o batismo com o Espírito Santo. Em 1977 passei a congregar na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, onde estou até hoje.


2-Alerta final
Qual a importância da Internet para o cristão, a igreja e o evangelho?

Toda ferramenta tecnológica nova, tem potencial para a divulgação da mensagem do Evangelho. Foi assim com a imprensa de Gutemberg nos tempos de Lutero, as caravelas portuguesas para levar o evangelho ao Japão, o telefone, o rádio e a televisão durante o século XX , e recentemente a WEB. Edito blogs sistematicamente desde 2004. Quando publico uma mensagem ali, em menos de um minuto ela fica disponível, gratuitamente, em todo o mundo. Por causa de meus blogs em inglês e espanhol, já recebi visitas de leitores de 115 países, contando apenas de 2008 para cá. Tenho por costume orar pelas mensagens ( www.olhar-cristao1.blogspot.com) que escrevo e publico. Oro para que o Senhor as direcione para a tela do monitor de quem esteja aflito e precisando. O folheto que antes eu entregava no meio da rua, hoje ele mudou de forma: eu não posso entrar em prédios residenciais, mas pela Internet isso é possível. Os bancos usam a WEB, as grandes indústrias também, as eleições dos Estados Unidos são decididas com blogs desde o ano 2000 quando George Bush ganhou de All Gore. Devemos aproveitar dela aquilo que é útil e serve para a edificação e não colocar as coisas más que tem ali diante de nossos olhos. Para ver aferir o potencial da Internet à serviço de uma Igreja, convido seus leitores a fazer uma visita em www.fgtv.com - o site da Igreja do Pastor Cho da Coréia.


3-Alerta final
A pós modernidade contribui positivamente ou negativamente com a igreja?

Devemos ter nossos ouvidos treinados para ouvir a voz do Espírito Santo em qualquer época. Assim tem sido desde a antiguidade, idade média e contemporânea.


4-Alerta final
Como os evangélicos podem contribuir socialmente ou politicamente com o país?

Admiro muito a ousadia e atitudes do Pastor Martin Luther King, Jr. Ele agia politicamente - sem ter cadeira de representação política. Sempre que posso ando traduzindo alguma coisa dele. Por erro de discipulado, duas gerações de brasileiros cresceram acreditando que política é coisa do diabo. Em outros países não é assim. Por exemplo, a Igreja Assembléia de Deus de Angola tem a honra de participar ativamente de ações políticas daquele país porque depois da independência de Angola, parece-me, nos anos 60 do jugo de Portugal, o primeiro presidente, Dr. Agostinho dos Santos era crente e seu pai um pastor evangélico. Deixando isso de lado, os evangélicos são 25% da população brasileira, isto significa que o peso de nosso voto decide qualquer eleição no Brasil. Se não ocuparmos nossa responsabilidade política, assim como todos os outros segmentos sociais o fazem, como influiremos para resolver as terríveis desigualdades que ainda temos na nação? Por fim, se não aprendermos a exercer nossa cidadania votando e sendo eleitos, seremos cobrados no dia de amanhã quanto à proibição de Bíblias nas bibliotecas escolares, casamentos gays, aborto, propaganda de bebidas alcoólicas. Não podemos ser como a tartaruga que ao primeiro sinal de perigo esconde a cabeça e as patas debaixo do casco. Deus não nos colocou por caudas, e nada melhor que o Livro de Ester para reflexionar sobre o que são ações políticas.


5-Alerta final
Alguns cristãos dizem que o crescimento do homossexualismo no mundo, inclusive no Brasil, é a plataforma do Anticristo que está sendo montada no mundo. O sr concorda ou não?


O espírito do anticristo vem sendo denunciado desde as Cartas de João. Tudo o que se rebela propositalmente, se opondo contra o sagrado e o povo de Deus, vem da mesma fonte maligna. O homossexualismo não é coisa nova. Na Grécia Antiga, no tempo dos filósofos o homossexualismo era o padrão social. O que está ocorrendo hoje é a falta de combate ao pecado pelas lideranças cristãs do Ocidente. Existe uma apatia, uma omissão por parte de pastores e líderes cristãos, e neste vácuo tem crescido e se organizado o movimento gay. Este movimento gay organizado e financiado com dinheiro público, está dando uma "canseira" na Igreja. Estão apregoando uma mentira dizendo que os crentes são homofóbicos e a Bíblia Sagrada também. Se não nos organizarmos politicamente, como eles se organizam, corremos o risco de ver pastores fiéis indo para a cadeia pelo simples fato de ler textos no Livro de Romanos ou por ensinar que a opção homossexual é pecado. Quando Jesus disse, que sobre esta "rocha" edificaria sua Igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela, eu confio nisso.


6-Alerta final
Seu blog é de grande projeção e de diversos assuntos, o sr recebe elogios e críticas. Qual a forma de conciliação entre ambas?

Na verdade, não creio que o Blog Olhar Cristão tenha tanta projeção assim, conheço trabalhos bem melhores.-Tenho recebido muitas críticas do movimento homossexual. Do meio evangélico gostaria de receber mais críticas. Contudo por padrão nós blogueiros evangélicos procuramos elogiar e incentivar. Aprendi que as críticas cristãs são oportunidades que recebo para melhorar meu trabalho. O padrão que aprendi quando editava pasquim evangélico na Folha de São Paulo, da Rua Barão de Limeira era superar hoje, aquilo que conquistei ontem. Um desafio santo. Meu objetivo com o blog é a publicação de mensagens cristãs. Para conseguir leitores para estas mensagens eu procuro dar ao Blog Olhar Cristão a forma de uma revista, isto é, abordo vários assuntos. Eu costumo brincar dizendo que uso os blogs para exercitar minha criação de textos, para vender mais livros no mundo que o Paulo Coelho. Me divirto hoje dizendo isto, pois seria quase que uma impossibilidade, mas tenho orado ao Senhor para que abra-me uma porta para que possa começar.


7-Alerta final
Qual mensagem o sr gostaria de deixar para os blogueiros?

Um blogueiro está maduro e afiado para o trabalho depois de uns dois anos blogando na WEB. Para nós cristãos não basta copiar ou criar, é preciso ouvir a voz de Deus e consagrar o que se escreve. Escrevemos para a glória de Deus. A Internet é um espaço virtual público. Estamos ali para construir, edificar, incentivar. Precisamos encantar os leitores não cristãos com mensagens e textos temperados com o bom cheiro de Cristo. Críticas e lavagem de roupa suja, não devem ser feitas publicamente. A comunicação por email é mais prudente. Admiro muito o povo americano quanto à forma organizada de trabalhar. Eles sentam, pensam, planejam, traçam metas, orçamentos e agem. Nossos blogs, seus assuntos, seus objetivos, seus alvos, também devem ser feitos da mesma formal. Deus trabalha assim. Podemos ir muito mais longe se além de um planejamento, procurarmos ouvir a voz de Deus. Escrevam para a glória de Deus, aprendam inglês para se comunicarem com o mundo, com equilíbrio. E por equilíbrio quero dizer produzir frutos na WEB e não se esquecer de orar e ir até a casa do vizinho falar que Jesus o ama. Deixo também o endereço de uma pequena contribuição sobre dicas de como blogar que venho publicando há uns dois anos:


http://www.comoblogar.com.br/ . Quem sabe tem alguma coisa lá que possa contribuir para aumentar os conhecimentos de meus irmãos? Obrigado pela oportunidade.

Orem por mim. Efésios 6:10.--


Nenhum comentário: