Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 6 de abril de 2008

Temperamentos: fazia parte dos planos de Deus o profeta João Batista ser decapitado?


Como maçãs de ouro em bandejas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
Provérbios 25.11
 (NAA)

O temperamento humano é diversificado. E pode ser moldado também. Alguns são calmos e introspectivos, enquanto outros são cheios de iniciativas e se extravasam em palavras e atos até mesmo antes de pensar.

Ser um alguém expansivo ou reservado não é virtude ou defeito. Segundo Tim LaHeye em seu livro O Temperamento Controlado Pelo Espírito, os tímidos estão classificados em fleumáticos e melancólicos, enquanto que os extrovertidos são coléricos e sanguíneos.

Segundo a psicologia, as pessoas que possuem resposta na ponta da língua ou que não sabem deixar para depois uma reação de coisas que não gostou são as mais temperamentais. Não deixa de ser uma força de expressão que identifica pessoas cujo temperamento é colérico.

Tanto os tímidos quanto os extrovertidos têm porcentagens à mais ou à menos do jeito colérico de ser, e das outras três formas de temperamentos (melancólico, fleumático e sanguíneos).

Quando a Bíblia Sagrada fala que os tímidos não herdarão o Reino de Deus, refere-se à covardia e não ao modo do temperamento humano. A covardia não é traço de temperamento, mas do caráter. E há covardes tímidos e há covardes extrovertidos também. Conformar-se com o medo é o mesmo que ter falta de fé. Por causa disso é que ser covarde é pecado.

Seja você alguém introspectivo ou não, precisa possuir o fruto do Espírito Santo na sua vida. Porque entre as nove características do fruto há uma identificada como domínio-próprio, que é o mesmo que temperança e autocontrole.

Com essa característica em ação é possível controlar o temperamento colérico e todos os outros, moldando seu coração à maneira certa e prazerosa em que está o coração de Deus.

Responder com brandura, seja ao falar ou agir, desvia a fúria de todos os interlocutores e promove a paz. E ser duro em palavras e truculento faz com aconteçam reações raivosas, cheias de sede de vingança. Vemos exemplos disso em duas personagens bíblicas: 

1 - João, autor do Apocalipse, das três Cartas Apostólicas e de um dos quatro Evangelhos.

Conhecido como o apóstolo do amor, por causa da sua doçura no trato com todos. Até durante os momentos das repreensões usava o termo " filhinhos ". Morreu por causa da perseguição religiosa, porém, foi o único dos apóstolos que viveu até uma idade avançada. As respostas brandas dele muitas vezes desviaram o furor dos inimigos.

2 -  E o outro João, o batizador.

João Batista, "batista" é a função e não sobrenome dele, veio do deserto cheio de coragem e pouca delicadeza. É verdade que ele exerceu a sua função profética por inteiro, mas lembremos do que Paulo escreveu: "os espíritos dos profetas são sujeitos aos profetas" (1 Coríntios 14.32). João quis denunciar publicamente, com dureza, o pecado de adultério do rei e de Herodias e provocou a ira sobre si mesmo. Resultado: muito jovem teve a cabeça decapitada e colocada em uma bandeja. Referência: Mateus 14.1-12.

É importante fazer a vontade de Deus, sem ser covarde. Porém sempre existirão as opções inteligentes para colocar em prática, com toda valentia, a missão que Deus nos dá. 

Desvie toda fúria que aparecer em seu caminho sendo alguém com brandura no coração. "A resposta branda descia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Provérbios 15.1).

4 comentários:

Anônimo disse...

desculpa meu irmao mas não concordo nem um pouco com suas palavras, o fato de João ter sido decapitado não tem nada ver com o seu temperamento e sim porque ele falou a verdade o proprio Cristo deu testemunho disso, e o João apostolo viveu por mais tempo porque era propósito de DEUS para a vida dele.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ademir, respeitando a sua opinião, quero dizer que João Batista conhecia as Escrituras e, provavelmente, tenha lido Provérbios 15.1 (em negrito no topo do artigo). Ele era sabedor do alerta divino, mas não se importou com a Palavra de Deus neste detalhe importante quanto ao relacionamento interpessoal.

Apesar do depoimento de Jesus Cristo sobre João Batista, existe o contexto bíblico que nos afirma que toda a Humanidade é pecadora, aí incluso o profeta.

Acredito, sim, que a impetuosidade de João Batista apressou a chegada da morte dele, e por causa do seu jeito impetuoso morreu de forma violenta. Não era a vontade de Deus que isso acontecesse, mas existe o livre-arbítrio e fazemos o que queremos, sem isenção das consequências.

Da mesma forma, em sentido diametralmente oposto, numa guinada completa, se encontrou o apóstolo João. E lembremos que o temperamento dele era forte, também, a ponto de ser chamado filho do trovão porque pensou em imitar Elias e pedir que descesse fogo do céu para matar todos os samaritanos. Foi repreendido por Cristo por causa disso: “Vós não sabeis de que espírito sois” (Lucas 9.55). Com esse episódio o apóstolo aprendeu a lição. Note que depois, ainda velho se lembrava disso e nos aconselhou o seguinte: “Amados, não creais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”..

Como devemos provar os espíritos dos profetas? Vendo se eles estão caminhando segundo as características do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.16-23). Observando se eles fazem ao próximo apenas o que gostariam que se fizesse a eles mesmos (Romanos 15.1-3).

Enfim...

“O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado” - Provérbios 13.13.

“Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas” – 1ª Coríntios 14.32.

Estou aberto às novas contra-argumentações. E, trazendo as Escrituras Sagradas para apoiar o ponto de vista a ser defendido com certeza seremos mais edificados.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

A referência bíblica do conselho do apóstolo João, idoso, é: 1ª João 4.1.

“Amados, não creais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.

Anônimo disse...

Olá.. tudo bem.. adorei seu blog.,..

Gostaria de indicar um de meus post...

http://www.direcao.net/wordpress/?p=283

Um grande abraço

Dionatan
www.direcao.net