Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 28 de março de 2008

Reflexão bíblica: Deus se arrepende? [parte 2]


O texto que comentei na postagem anterior, que procura trazer dúvidas aos que creem, é este logo abaixo em itálico. Eu o encontrei em algumas comunidades evangélicas no site Orkut e já o recebi via e-mail também. A última vez foi em fevereiro de 2007, quando fiz um estudo bíblico para responder, naquela ocasião, para uma jovem que se apresentava como uma agnóstica.
Eis: 
"Tenho uma dúvida e gostaria que vocês sanassem. Deus nunca muda de ideia nem se arrepende do que faz...  
Malaquias 3.6 - Eu, o Senhor, não mudo.

Números 23.19 - Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.

1 Samuel 15.29 - Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende; pois não é homem para que se arrependa.

Ezequiel 24.14 - Eu, o Senhor, o disse. Será assim, e o farei. Não tornarei atrás, não pouparei, nem me arrependerei.

Tiago 1.17 - Toda boa dádiva e todo Dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Ou, às vezes, volta atrás e se arrepende?
Êxodo 32.14 - Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.

Gênesis 6.6-7 - Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração (...) pois me arrependo de os haver feito.

Jonas 3.10 - Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez. 

2 Reis 20.1-7 - Ezequias adoeceu e o profeta Isaías disse: Assim diz o Senhor: Põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás. Ezequias orou ao Senhor e chorou muitíssimo. Então o Senhor fez Isaías voltar e falar para Ezequias que tinha ouvido as orações e o curou.

Gênesis 18.23-33 - Abraão consegue convencer a Deus que não deveria destruir a cidade de Sodoma se lá encontrasse pelo menos 10 justos. No início todos seriam destruídos, justos e ímpios, mas com a interferência de Abraão, que demonstrou ser um excelente argumentador, o Senhor amoleceu o coração e passou a ser mais condescendente. Dos 50 justos que havia falado anteriormente, se conformou em procurar apenas dez.

1 Samuel 15.35 - E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.
Atenciosamente".
Primeira refutação das dúvidas:

Deus não muda jamais!

A postagem dos ateus traz tal digitação com tom de ironia: “[Deus] ...nunca muda de ideia nem se arrepende do que faz”.

As referências de textos bíblicos expostas por eles tratam da essência de quem é Deus. Ele não muda jamais. Mas no seu jeito imutável ser o Senhor pode voltar atrás em alguns decisões, dependendo de como os seres humanos, criaturas que Ele criou, agem.

Ou seja, Deus não é irredutível em Suas decisões quando tais decisões levam o ser humano à condenação, nos casos em que o ser humano se arrepende do que fez errado.

Explicando mais: A Bíblia mostra, nos versículos supracitados (Malaquias 3.6; Números 23.19; 1 Samuel 15.29; Ezequiel 24.14; Tiago 1.17), que Deus não muda em sua maneira imutável de ser um Deus flexível quanto aos corações que se arrependem dos pecados cometidos.

Segunda refutação das dúvidas:

Deus pode mudar de atitudes dependendo da atitude do homem para com Ele.

A pergunta que traz o suposto confronto entre os textos bíblicos citados pelos ateus é: "[Deus] às vezes, volta atrás e se arrepende?".

A segunda lista de referências bíblicas apresentadas no texto dos ateístas mostra versículos apontando Deus Eterno, que continua sendo o mesmo sempre. Ele é o Ser irredutível em Sua estrutura divina, mas que muda de atitude concernente algumas situações envolvendo o arrependimento do coração humano. Mudar de atitude não significa a mudança estrutural de quem Ele é. Uma leitura pausada mostra isso em Êxodo 32.14; Gênesis 6.6-7 e 18.23-33; Jonas 3.10; 2 Reis 20.1-7; e 1 Samuel 15.35.

Nenhum comentário: