Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 10 de março de 2008

MORRIS CERULLO, A POBREZA E O CONTEXTO BÍBLICO

.
.

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho" - Salmo 119.105..
.
Caros leitores

Com todo respeito aos que pensam diferente, quero deixar a minha opinião sobre um pequenino tópico encontrado na Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, Editora Central Gospel, que, aliás, é um dos maiores sucessos na história desse tipo de publicação no Brasil, as bíblias com apêndices de ajuda e notas de estudos.
.
Adquirí a minha Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira há alguns meses atrás. E estou lendo seus estudos, sem pressa ou qualquer tipo de pressão. Desde então tenho analisado todos os comentários, pormenorizadamente, como faço com tudo o que eu leio...
.
No ano passado, antes de comprar o meu exemplar, me deparei mais de uma vez com algumas análises negativas sobre o enfoque do assunto pobreza (veja abaixo, ipsis leteris, entre aspas e itálico), que encontramos nesta bíblia.

No primeiro momento foi solicitado a mim que mostrasse qual era a minha opinião sobre a abordagem sobre a pobreza segundo Morris Cerullo. Não tive base clara para responder com segurança pois não conhecia a obra que estava sendo criticada. Mas mesmo assim meditei na Palavra de Deus e dei minha resposta, com o cuidado de me ater ao que foi transcrito naquela ocasião, fazendo a ressalva sobre a falta de conhecimento ideal para dizer algo sobre a publicação da editora do Pastor Silas Malafaia. Só respondi por ter recebido um pedido para dizer qual era a minha opinião... Mas agora, após possuir a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira vejo que a resposta coube, à contento, como contra-argumentação.

Creio que seria importante existir mais referências das Escrituras naquela bíblia, acompanhando todos os comentários publicados, pouparia muitas indagações dos seus leitores. É importante saber com clareza quais são as bases bíblicas do comentarista.

O texto criticado:

"Pobreza é escravidão! Ela amarra as pessoas, impedindo-as de terem as coisas que necessitam. A pobreza leva à depressão e ao medo. Não é a vontade de Deus que você viva na escravidão da pobreza. É hora de Deus acabar com a escravidão das dívidas e da pobreza no meio do seu povo! É chegado o momento da liberação de uma unção financeira especial, que quebrará as cadeias da escassez e o capacitará a colher com abundância!" - Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, introdução xxvii.

Minha contra-argumentação:

Eu não conheço nenhum livro de Morris Cerullo. Vou seguir pelas suas informações...

Você digitou: "Morris Cerullo afirma que Deus nos últimos dias quer transferir riquezas dos ímpios para os crentes".

Por essas palavras me veio em mente que, provavelmente, o evangelista deve ter se baseado em Provérbios 13.22, que diz: “O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo”.

Medite nesse versículo colocando em foco a prosperidade bíblica. Ter capacidade de deixar herança aos netos não é apenas deixar o essencial diário aos seus descendentes.

Sobre Morris Cerullo dizer que a pobreza é uma forma de escravidão ele pode ter se baseado na linha de raciocínio das Escrituras Sagradas, como elas classificam a situação de quem é endividado. Diz Provérbios 22.7: “O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo (ESCRAVO!) do que empresta”.
.
É verdade que apresentei dois versículos, mas há muitos outros que poderão ser colocados em paralelo com eles.
.
Quanto às citações de personagens bíblicos como exemplos de vida nas questões de riquezas e pobreza, saúde ou doença, é importante considerar que todos estiveram debaixo do pecado, sujeitos aos acertos e erros. O único exemplo válido a ser citado como homem perfeito diante de Deus é Jesus Cristo, que jamais pecou.

Veja mais neste blog:

Jesus realmente viveu em extremada pobreza?

Prosperidade - Querendo definir biblicamente o que é.
.
.
E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda que Morris tenha se baseado na letra de algumas passagens, creio que ele levou a interpretação para outro campo.

Se ele realmente disse " Deus nos últimos dias quer transferir riquezas dos ímpios para os crentes", então não parece estar aludindo a proverbios, já que últimos dias é mais usado no NT do que no At.

Quanto a pobreza ser escravidão, ele enxerga outro sentido, pois diz que além da pobreza ser escravidão, Deus supostamente não quereria isso para seus servos, de modo que todos os pobres que existem estariam em maus lençois,pois Deus mesmo querendo a sua libertação desse estado de pobraza não o faz por algum motivo desconhecido, aguardando uma suposta liberação, só disponível nos últimos tempos.

Lamentável.