Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

YouTube - John Piper - Teologia da Prosperidade (legendado)

.
.
.
.
Analisando o vídeo: Essa pregação, no link YOUTUBE, é repugnante demais! Ao contrário do pregador, não acho lindo um crente bater o carro e ver a filha voar estilhaçando o pára-brisa com seu próprio corpo e depois cair morta no chão! Esse parecer é absurdo! É uma declaração infeliz que John Piper, talvez, já se arrependeu de haver feito.

"Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.” - 1ª Timóteo 6.10,11.

Analisando o versículo: Dizer que o dinheiro é a raiz dos males é um enorme erro interpretativo. E generalizar dizendo que todos que apreciam o dinheiro são desviados é um grande erro de interpretação bíblica também.

Temos que ser lúcidos.

Existem erros doutrinários dentro de todas as linhas do movimento cristão, sim... Não existem equívocos apenas do lado dos líderes neopentecostais, os que abraçaram a Teologia da Prosperidade. Existem erros feios, e até impublicáveis, entre os líderes pentecostais, que não pregam à favor da Teologia da Prosperidade. Ora, eles amam a prosperidade e a vivem tanto quanto os outros que eles criticam!

Ou será rotina ver esses pregadores dentro de um ônibus coletivo, ou viajando de trem se acotovendo entre as massas da camada baixa da sociedade ou andando na calçada da sua rua como um simples pedestre que não possui um automóvel? Não.

Os críticos da Teologia da Prosperidade são de outra classe social mais alta, eles não costumam se misturar com os crentes pobres para quem dizem que a Teologia da Prosperidade é uma heresia.

E por que dizem isso? Eu tenho uma resposta. Mas aconselho a todos tentarem se aproximar deles e perguntar pessoalmente...

Não os condenem. Mas os observe com os dois olhos muito bem abertos.

Oremos por John Piper e seus filhos!

Artigos relacionados neste blog:

Prosperidade - querendo definir o que é

Uma reflexão sobre a ganância e a sovinice: Apocalíse 16 - Último Dia

Observação: este tópico surgiu após ler o artigo Evangelho da Prosperidade Sob Inspeção, no blog do Julio Severo. Postei um comentário lá... .
.
.

E.A.G.

7 comentários:

Wandré Peixoto disse...

Meu amado Eliseu,

Sou um crítico da "Teologia da Prosperidade", da perversão da palavra do Evangelho que é feita e vendida todo o dia através da famosa bíblia "Batalha Espiritual e Vitória Financeira", que é um dos mais tristes acontecimentos dos últimos tempos e símbolo da cegueira de uma geração "evangélica". Sou um crítico, porque procuro, dentro das minhas relatividades e ambiguidades, pregar o Evangelho e não esta perversão. Sei que Deus cuida de mim por sua Graça e atendo a voz do mestre que nos manda buscar o Seu Reino e Sua Justiça, ou seja, viver o amor ao próximo, em primeiro lugar, pois as demais coisas nos seriam acrescentadas de acordo com a vontade de Deus.

Como Paulo afirmou, de acordo com a iluminação do Evangelho, que devemos pensar nas coisas lá do alto e não das que são daqui da terra.

Não há barganhas a fazer. Prefiro ser um "trouxa" pelo amor ao Evangelho.

O nosso relacionamento com Deus tem quer se basear no "em nós" e não no "por nós", tão característico dessa geração "evangélica" e suas "bíblias de prosperidade".

A prioridade de Deus é realizar algo em nós, para que sejamos a semelhança de Seu Filho. As demais coisas, como disse Jesus, Deus cuidaria.

Quando as demais coisas se tornam uma prioridade, aí começa a perversão e a "teologia da prosperidade".

Uma última coisa: Um crítico da "teologia da prosperidade" e que pertencem a classe alta, não significa que faz barganhas com Deus e perverte a palavra devido a sua condição social. Pode ser fruto da sua competência profissional, além de ser fruto da Graça de Deus. Se ele vive esta condição próspera, reafirmo, é fruto da Graça de Deus e não de barganhas com a Divindade e uma busca incessante de "reivindicações".

O problema não é a prosperidade, e sim, fazer dela o foco da mensagem, barganha com Deus, negociata com a Divindade e total perversão da Palavra do Evangelho.

Me sinto próspero, pois fui alcançado pela Graça de Deus pela mensagem do Evangelho e a cada dia Deus me sustenta. Meus olhos não estão naquilo que Deus pode fazer POR MIM e sim, naquilo que Deus pode fazer EM MIM. Isto é Evangelho!

A "teologia da prosperidade" é a bandeira mais feia do cristianismo. Como certa vez afirmou, certa vez, o pastor Caio Fábio: "Quem foi crucificado com Cristo, ficou sem mãos para segurar bandeiras".

Que Deus nos ajude!!

Nele, que nossa riqueza é a Graça de Deus!!

Marcos Wandré

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Marcos Wandré

Eu não posso criticar a bíblia da Editora Central Gospel, pois ainda não a conheço inteiramente. Da minha parte seria um ato preconceituoso dizer algo a respeito dela. Eu preciso conhecer para tecer alguma opinião.

Por hora, o que posso dizer é que a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira é um fato muito triste para as editoras concorrentes, pois ela é um fenômeno de vendagem desde seu lançamento. Ela entrou no mercado brasileiro e já se firmou, mesmo. Realmente tem balançado os alicerces das outras editoras.

Eu não sei se a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira sugere que se façam barganhas para conseguir bênçãos. Creio que não.

Eu não sei se ela sugere que não olhemos para as coisas do alto. Creio que não. Não sei se há o ensino de se fazer reivindicações a Deus para aquisição de bênçãos. Não creio que exista isso nela.

Averiguarei essas coisas.

Depois de quase dois anos no mercado, adquiri uma edição da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira. Mas ainda não me ative com a devida atenção aos estudos dela, por absoluta falta de tempo.

Por hora, a diferença que notei e posso dizer é que ela veio com a tradução bíblica Nova Versão internacional, diferente das outras bíblias de estudos que já possuo.

Eu concordo com você que o nosso relacionamento com Deus tem quer se basear no "em nós" e não no "por nós". Mas até o momento não encontrei tal filosofia sendo posta em prática, ou ensinada, por ninguém, leio apenas alguns críticos dizendo que os tais existem... Mas não nomearam quem é...

Também concordo que a nossa riqueza é a graça de Deus. Aliás, creio que é a maior delas. E lembro que a graça é "favor imerecido".

Não sou defensor da Teologia da Prosperidade.

Nunca fiz coro com quem seja contra ou favor. Prefiro pesquisar por conta própria, ver com meus próprios olhos (bem abertos) os dois lados dessa questão. E até o momento o que vi são falhas de quem ataca e quem defende... Somos seres humanos!

Entendo que o assunto rende grandes vendagens de livros para os dois lados.

Aliás, ainda não encontrei livros que combatem a Teologia da Prosperidade custando menos de vinte e cinco reais.

Pergunto: É preciso ter prosperidade para comprá-los? (Piadinha para descontrair!).

Obrigado pela sua participação neste blog.

Abraço.

Anônimo disse...

Caro Eliseu,

Lindo seu blog! Parabéns pela iniciativa.
Sobre a teologia da prosperidade, não perca seu tempo lendo ou se informando mais a respeito, afinal basta um pouquinho de convívio com o Senhor Jesus, ou seja, um tanto de intimidade com Deus para perceber que esta doutrina é perversa e desvia os filhos de Deus do foco que é a salvação e desenvolvimento espiritual. Por isso, digo, com autoridade de quem cresceu em família cristão, não se preocupe em se aprofundar no assunto, apenas leia a Bíblia e ore pedindo a Deus discernimento. Por certo, vai tirar uma única conclusão - o que somos, o que temos, o que sonhamos, depende da misericórdia divina e não apenas de alguma atitude nossa. Claro nosso esforço pessoal é importante mas não podemos deixar a vontade de Deus em segundo plano. Isso nunca.
Fique com a paz de Deus. Abraços fraternos,
Lídice Pereira - advogada, funcionária pública e professora universitária - muito próspera pela dom da salvação, pela minha saúde e pela família q o Senhor me deu

Eliseu Antonio Gomes disse...

Lídice

Sou alguém nascido em berço evangélico.

Eu gosto de me informar para ter "bagagem" em meus comentários. Falar sem conhecimento é agir com preconceito...

Acredito que a avareza e a ganância são os grandes males que a Palavra de Deus condena. E sabemos que ambas não fazem parte de nenhuma das duas vertentes (contra ou à favor) da Teologia da Prosperidade.

Agradeço pelo elogio e visita ao blog.

Fique com Deus.

Unknown disse...

Claro, concordo. Conhecimento é importante, nada como uma boa pesquisa.Isso realmente é muito bom. Apenas, gostaria de enfatizar que alguns assuntos merecem atenção, outros não. Existem tantas pesquisas bíblicas e doutrinárias interessantes e inspirativas, então por que ressaltar um assunto que já está prá lá de desgastado. De qualquer forma, espero que sua coleta de dados seja construtiva e abençoadora. Abs,

Fernando Schutt disse...

Parabéns pelo blog. Bastante oportuna a intervenção a respeito do vídeo. Muito infeliz a forma como John Pipper pregou a respeito da prosperidade, utilizando-se de palavras fortes e desrespeitosas. Certamente jamais soube ou sentiu o que é ter fome, sentir frio, utilizar desde a infância até a adolescência roupas bem usadas, calçados apertados ou grandes demais, falta de saneamento básico, banho frio no inverno; não... nunca soube. O moribundo pode viver na favela e também em bairro nobre. Até que chega um dia que dizem a ele que ele não precisa ser miserável, que ele pode ser alguém, que ele pode ter sucesso, que ele pode muitas outras coisas como abandonar o álcool e as drogas por exemplo, que ele pode ter um bom emprego, uma casa decente, um carro, filhos na escola, e que isso se estende também a sua família, às pessoas de seu convívio. E para que isso aconteça é necessário que ele tome algumas decisões: Crer em Jesus Cristo, arrepender-se de seus pecados, ser batizado, tornar-se nova criatura, mudar de atitudes, instruir-se na Palavra, ser fiel a DEUS. Evidentemente que a ênfase é em relação ao dízimo e muitas vezes chega a ser escandalosa. Mas efetivamente tem retirado da sarjeta muitas vidas, famílias inteiras livre das drogas, da prostituição. Isso tem valor. Eu mesmo fui resgatado desta situação e conheço muitas pessoas que entregaram o coração para Jesus. Iniciei minha busca por Deus em uma igreja neopentecostal, e posso garantir que foi ali que O encontrei. Hoje congrego em uma igreja Batista do meu bairro inclusive dirigimos, minha esposa e eu, o Ministério Infantil, na congregação. Também temos visitado muitas igrejas e congregações e temos observado que a rejeição da teologia da prosperidade não tem tornado os irmãos mais santos. Portanto não julguemos para não sermos julgados, pois como o próprio apóstolo Paulo disse em sua carta aos Filipenses, 1:18 importa é que Cristo está sendo pregado. Queridos irmãos. Tenhamos em mente o seguinte: "Não há justo, nem um sequer..." Rm 3:10. Temos esquecido da Palavra e muitas vezes nos colocado na condição de perfeitos.
Paz a todos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Fernando

São muitos os que têm se colocado como juízes de todos. Há uma trave no olhos deles, mas se incomodam com o cisco no olho do próximo.

Pensar e buscar apenas o que é material é um erro, assim como só buscar as coisas do Espírito.

A bênção de Deus alcança nossa triplicidade: corpo, alma e espírito. Sejamos sábios!

Abraço.