Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

domingo, 30 de setembro de 2007

POR QUE LER A BÍBLIA?




Leia a Bíblia Sagrada

.

• Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que Ele exige de nós e o que Ele promete - 2ª Timóteo 3.16; João 5.39; 2ª Pedro 1.14

.

• Porque na Bíblia Sagrada se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano - João 3.16; 20.30-31;

.

• Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz - João 14;

.

• Porque suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam - Salmo 103;

.

• Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar - Efésios 5.22 - 6.4;

.

Como ler a Bíblia

.

• Antes de iniciar, ore para que Deus o oriente e abençoe na sua leitura e, ao terminar, agradeça-lhe as bênçãos recebidas através dessa leitura.

.

• Leia com reverência e humildade e, sempre que possível, procure ler trechos que contenham o sentido completo. Mescle a leitura de livros do Antigo e do Novo Testamento.

.

• Medite naquilo que você está lendo e construa sua vida sobre as promessas e os ensinamentos que ela apresenta.

.

Quando ler a Bíblia

.

• Comece a leitura da Bíblia hoje mesmo.

.

• Persista no propósito de ler a Bíblia todos os dias.

.

Fontes: Duas campanhas de incentivo à leitura devocional bíblica.

SBB (texto);

CPAD (foto - Lição Bíblica / 4º trimestre 2007).

.

.




sábado, 29 de setembro de 2007

SILAS MALAFAIA NO PROGRAMA ALTAS HORAS - PARTE 2

.
.
É fato que o Pr Silas Malafaia deu uma entrevista com a duração de, aproximadamente, uma hora à equipe do programa Altas Horas. Não existe dúvida, está confirmada essa informação.

Também é fato - e muito óbvio - que a exibição dessa entrevista, ou engavetamento dela, é responsabilidade da Rede Globo.

Nesta madrugada de sábado para domingo, 29 / 30 de setembro, o programa Altas Horas não foi ao ar. No lugar dessa atração esteve a corrida de Fórmula 1.

Nada impede que a entrevista com o pastor seja mostrada no próximo sábado. Aguardarei.

Seginho Groisman - opinião pessoal: De todos os apresentadores da Rede Globo o único que eu tenho alguma admiração como profissional de televisão é o Serginho Groisman, que vejo desde o início da carreira na Fundação Cásper Líbero (Rede Gazeta / SP). Assisto-o porque no decorrer dos anos ele se mostrou talentoso no que tange lidar muito bem com a juventude estudantil.

Então eu ficarei muito decepcionado com o Serginho Groisman se nesta situação com o Pr Silas Malafaia, no programa Altas Horas, ele que é também o produtor do programa, se deixar manipular pela Rede Globo e pelo movimento gay e deixar de lado seu profissionalismo. Será uma grande decepção para mim se assistir uma entrevista tendenciosa ou ver que o Serginho deixou a emissora se valer da ausência do Pr Malafaia no auditório e permitir que se distoça fatos ou coisas ditas pelo Pr Silas sobre homofobia ou contra o movimento evangélico. Por enquanto, pelos anos decorridos, estou dando um voto de confiança ao Serginho Groisman.
.
.
.
E.A.G.
.
.
.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Fruto do Espírito ou frutos do Espírito?

Sou apenas um amante da Palavra de Deus, alguém que ora e que gosta de meditar nas Escrituras Sagradas. Me esforço para conhecê-la cada dia mais...

Por natureza sou observador. Olho tudo e tento analisar segundo à ótica bíblica. Penso que fazer isso seja andar com Deus.

É curioso como algumas idéias se disseminam no meio evangélico sem ter respaldo bíblico e como essas idéias ganham rapidamente status de que tenha tal respaldo. Acho que uns dizem algo e os ouvintes, com pouco ou nenhum conhecimento bíblico e nem costume de consultar a veracidade das pregações, depois, passam todo o conceito errado que ouviram adiante como se de fato aquilo fosse um conteúdo bíblico - e o pior disso é que fazem isso sem citar a fonte do que ouviram, atribuem o conteúdo às Escrituras Sagradas..

Exemplo: uma dessas minhas observações é sobre o fruto do Espírito. É muito comum se ouvir sobre "os nove frutos do Espírito", mas consultando a Bíblia Sagrada notamos que eles não existem!

Agora, com a difusão de imagens nos scrapbooks do Orkut encontramos muitas figuras ilustrativas. E uma dessas figuras é uma árvore com nove frutos e cada um deles com a descrição das nove características do fruto do Espírito, descritas em Gálatas 5.16-23, simbolizando o que mencionei no parágrafo anterior. Porém, com clareza notamos no versículo 22 de Gálatas 5 esses dizeres: "mas o fruto do Espírito é...". Ou seja, está no singular, indicando que o fruto é UM com NOVE partes independentes.

Como ja disse antes, algumas pessoas passam por cima desse detalhe do termo fruto no singular e dizem existir noves frutos espirituais, o que não é ensinado na Palavra.

No máximo, podemos tomar como simbolo do fruto do Espírito uma tangerina / mexerica. Costumo dizer que Deus quer receber a mexerica inteira e não apenas alguns gomos. E também penso que Caim desejou ofertar ao Senhor o fruto incompleto e por causa disso Deus o rejeitou. Caim aborreceu Abel e chegou a matá-lo. O amor é uma das nove características do fruto do Espírito e Caim não amava. seu irmão Abel.

Abraço. .
.
E.A.G.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

REDE GLOBO VERSUS RECORDNEWS

.
.
Canal de notícias gratuíto estréia hoje!


É muito importante mostrar as tentativas da Rede Globo, ou qualquer outro veículo de comunicação, em querer distorcer a verdade e tentar criar conceitos anti-bíblicos como se eles fossem virtudes. Seja por meio da teledramaturgia, programas de culinárias ou jornalismo.

O equilíbrio é vital em tudo. E sempre se estabelece quando existe concorrência. Então, é necessário levantar o assunto desse post. Acredito que vale a pena informar que estreará hoje, uma emissora de televisão brasileira dedicada 24 horas ao dia só às notícias. É o canal Recordnews.

O que causa maior impacto nesta estréia é que o Recordnews terá o sinal de transmissão aberto - acessível para todas as camadas sociais da população.

Sobre a estréia ser impactante, não digo isso por se tratar da empresa Record, mas porque não existia desde então no Brasil nenhuma televisão gerando notícias o dia todo com sinal disponível, gratuitamente, para pobres e ricos. A Globonews e Bandnews operam via assinatura (tem que pagar para ver) e além disso os sinais por cabos e satélites não possuem cobertura com alcance para todas as regiões do Brasil, ao contrário desse novo canal gratuíto, que chega até os pontos mais remotos dos rincões brasileiros.

Em São Paulo e Rio de Janeiro a transmissão será pelo canal 42 UHF, outras regiões podem ser conferidas no link do vídeo no rodapé desse post. Também haverá distribuição pelo canal 55 da TVA, que inicia transmissão junto com o Recordnews.

Eu coloco esse aviso aqui porque acredito que essa emissora será um divisor de águas na história do jornalismo do Brasil. Será um grande concorrente não só aos canais fechados da Rede Globo e outras emissoras, mas também aos abertos...

Quanto maior é a concorrência jornalística, mais se intensifica a condição da alta qualidade da informação aos cidadãos do nosso país, pois ganham mais opções, podem escolher além dos informativos tão viciados como os da Rede Globo.

Agora, os cidadãos mais humildes nunca mais olharão as manchetes do Jornal Nacional sentindo o mesmo frescor de antes. Se cuida Fátima Bernardes e se cuida Willian Bonner!

A transmissão começa hoje 20 h.

Veja mais:

http://www.recnews.com.br/

http://noticias.uol.com.br/uolnews/celebridades/ooops/2007/08/16/ult2548u369.jhtm
.
.
.
E.A.G.
.
.
[atualizado 28/09/2007]

O ESTRITO SENTIDO BÍBLICO DO TERMO PAZ

Nós, evangélicos, temos como regra de fé e conduta a Bíblia Sagrada. São as Escrituras Sagradas foram escritas, originalmente, em hebraico e aramaico no Velho Testamento e em grego no Novo Testamento. E, geralmente, a palavra paz (shalom) tem em seu sentido uma profundidade muito ampla, que em nenhum outro idioma pode ser expressa num só termo.
.No Velho Testamento, shalom (paz), quer dizer estar completo, ter saúde, estar bem em todos os sentidos, ser feliz, é ter prosperidade. O uso bíblico de shalom é o completo bem estar, que se assemelha à paz no seu mais profundo significado. Paz com Deus, paz interior, paz com o próximo e com a natureza. E também no Novo Testamento, o termo paz (em grego koiné, eirene), tem o mesmo significado do Velho Testamento.
. A paz que Jesus mencionou, falada por Ele em aramaico e depois traduzida ao grego, era muito mais do que a ausência de brigas, guerras. Tinha o sentido do relacionamento de Deus com o ser humano, abrangendo a esfera espiritual e física.
. Fiquem nessa paz do Senhor!
.
.
Fonte: Auxílio ao Leitor / Dicionário, página 75 - Bíblia de Estudo Almeida (SBB)

.
E.A.G.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

SETE PECADOS - GRANDES PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS

. . . .
Provérbios, capítulo 6.


12Vou descrever para vocês um homem vazio, inútil, um homem que não presta para nada. Suas palavras são mentirosas 13 mas ele demonstra suas verdadeiras intenções com gestos das mãos, movimentos dos pés e piscadelas com os olhos.14Seu coração está cheio de maldade; ele passa o tempo todo imaginando novas maneiras de fazer o mal e espalhando ódio entre as pessoas.15Por isso, ele será castigado de repente; será destruído e não haverá remédio para ele. Porque há seis coisas que o Senhor odeia e uma última, que Ele simplesmente detesta; aqui estão elas.

17-19Um olhar que demonstra orgulho no coração, mentira, violência e assassinatos, uma mente que só pensa em fazer maldade, mentira planejada para prejudicar alguém, e espalhar o ódio entre irmãos e amigos.
.
.
Nota: A Bíblia Viva (Editora Mundo Cristão) é uma obra em paráfrase, não é tradução das Escrituras Sagradas.

Diz-se que foi escrita por um norte americano que percebeu não existir as Escrituras Sagradas com vocabulário inglês apropriado aos seus filhos pequeninos, então, ele resolveu lançar mãos ao papel e caneta e lendo a Bíblia escrever o texto sagrado usando o vocabulário informal, sem nenhum arcaísmo.

Costumo usá-la ao lado das traduções tradicionais.
.
.
.


E. A. G..

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Lindsay Lohan - Quanto vale a fama?




Canção: My Innocence


O sonho de quase todo adolescente que ainda não conheceu Jesus, alguém comum do século XXI, parece estar materializado na vida de uma só pessoa, a jovem Lindsay Lohan: modelo, cantora e atriz. Desde criancinha ela protagonizou filmes para a televisão e fez várias propagandas para agências de modelos. Cresceu fazendo isso e assim que entrou no círculo musical e cinematográfico foi muito bem aceita e fez sucesso imediato de crítica e público.

No ano de 2004 ela recebeu o primeiro prêmio de destaque, era o MTV MUSIC AWARD como atriz revelação pelo filme Sexta Feira Muito Louca e no ano seguinte recebeu o prêmio de melhor atriz pelo filme Meninas Malvadas, além de receber ao mesmo tempo a indicação de melhor clipe pop com a música Rumors, de sua própria autoria. Não bastasse tudo isso dessa maneira precoce, em 2006 foi indicada outra vez como melhor cantora do ano.

Quando ela tinha apenas 19 anos, uma pesquisa realizada pelo canal norte americano E! revelou que era a cantora e atriz considerada um modelo a ser seguido pelos jovens americanos.

No primeiro semestre de 2007 Lindsay Lohan, 21 anos, foi considerada a "mulher mais sexy" da atualidade, e eleita como a mulher de maior destaque nos aspectos de artes musicais e cinematográficas. Abaixo faço uma reflexão sobre a razão da mídia secular fabricar seus ídolos, assim, dessa forma caótica.

Receber todo esse "sucesso" não é o bastante para saciar um ser humano. Então, logicamente, não poderia contentar essa jovem perdida... “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim” -  Eclesiastes 3.11 (ARA).

Todos nós possuímos um espaço existencial dentro do coração que só é possível ser preenchido com a presença do Criador, só nos sentimos realizados inteiramente quando Jesus Cristo é entronizado neste espaço especial.

Sendo assim, ultimamente, apesar de haver alcançado o "sucesso", a jovem Lindsay saiu das páginas de notícias voltadas às “estrelas” e tem aparecido nas páginas policiais. E fez isso de forma inconsciente. Tentava encontrar e preencher o vazio do seu coração e se perdeu em situações equivocadas. Foi flagrada com posse ilegal de entorpecente e por direção perigosa ao dirigir embriagada e sem carteira. Nos bolsos pó branco analisado e constatado pela perícia ser cocaína.

Atualmente, desde agosto, está internada numa clínica de reabilitação para drogados. Internou-se por conta própria.

O show business precisa de gente bonita, garotos e garotas. Então fabrica seus ídolos com a intenção de continuar a subsistir por meio deles - usa-os para cativar o público que o sustenta. Por show business, entenda-se a indústria cinematográfica, as grandes gravadoras de música, os editores de revistas e programas televisivos especializados em cinema e música e outras artes em geral do mundo secular.

Funciona assim: os produtores de cinema colaboram com as grandes gravadoras e com as revistas especializadas no ramo. Por conseguinte, as gravadoras colaboram com os editores de revistas e televisões. As colaborações são em coberturas de matérias sobre seus negócios. Uns ajudam aos outros e assim um gera lucro ao outro informal e também profissionalmente. A pauta são os "astros" e "estrelas".

As revistas querem vender suas edições e são ávidas por pautas interessantes e atuais, com gente que esteja no topo do “sucesso”. Isso vende bem!

As gravadoras musicais procuram mais do que talento, querem gente bonita e talentosa - se achar quem saiba compor, cantar e dançar é melhor ainda para elas, mas não é esta a característica primordial pois é possível driblar a falta de talento com marketing e os avançados recursos tecnológicos dos estúdios de gravação.

O cinema pede atores e atrizes com as descrições acima ou que se aproxime delas.

Todo esse esquema funciona igual um grande motor frio, cheio de pesadas engrenagens que nunca param. Mas os atores e atrizes, cantores e cantoras, que são mostrados como a grande sensação do momento, não são as esmagadoras engrenagens... Em determinados momentos os artistas são moídos pelos mecanismos e em outros fazem às vezes dos fluídos de óleo que impulsiona-os, e em outros momentos são as duas coisas ao mesmo tempo.

Infelizmente quase todos os artistas não possuem nenhuma estrutura para suportar o peso das lisonjas, do luxo, do glamour, da posição central de destaque e têm suas vidas sugadas até morrerem. Isso acontece por acreditarem que merecem toda essa idolatria ou por não conseguirem fugir dessa imagem a eles impostas de forma avassaladora. Neste esquema, as indústrias e todos os envolvidos nela, inclusive uma artista como Lindsay Lohan, enriquecem bastante. Porém é riqueza apenas, sem a prosperidade divina.

As biografias mostram o fim triste de muitos que buscaram fama e dinheiro fácil: James Dean, Marilyn Monroe, Janis Joplin, Elvis Presley, River Phoenix, Kurt Cobain e tantos outros artistas. Todos foram embora dessa existência de formas trágicas. Quase todos eles procuraram preencher o vazio do coração deles se drogando e terminaram vítimas de overdose.

Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, sem Ele não se chega ao Pai Eterno – João 14.6.

Gosto de cinema, bons roteiros e acompanho de forma esporádica o trabalho de alguns produtores, atores e diretores dessa indústria de entretenimento. E, recentemente, em espaço de tempo bem curto assisti duas interpretações de Lindsay Lohan. A primeira foi numa tarde de domingo, estava só em minha casa, comecei zapear a tevê e por não encontrar nada de interessante no momento, por acaso, parei e passei a assistir ao canal TNT. O filme era Meninas Malvadas. Naquele momento ainda não sabia nada sobre a jovem Lindsay Lohan, apesar de já tê-la visto antes em outros filmes, como a mais recente fita do fusquinha da Disney, Herb: Meu Fusca Turbinado. Não associava o nome com a pessoa dela. E ontém, vi Sexta-Feira Muito Louca na sessão Tela Quente, da Rede Globo. Aconteceu de vê-lo por iniciativa de uma das minhas filhas, que ligou o televisor ao lado do computador. Assisti com ela e o restante da família, sendo esta a segunda vez, já havia visto ao alugar o DVD ou visto quando foi transmitido pelo canal HBO.

Depois de ver Sexta-Feira Muito Louca, e Meninas Malvadas, comecei a pensar nessa absurda engrenagem hollywoodiana tão copiada por todo o mundo à fora, inclusive no Brasil.

Minha reflexão sobre a grande mídia secular é simples. É uma análise de alguém que vai ao cinema com baixa regularidade, frequenta locadoras de vídeos para assisti-lo comendo pizza e gosta de assistir filmes das televisões por assinatura - por detestar as paradas de propagandas - acompanhado da família. É uma observação neutra, de alguém que chegou aos 40 anos.

Qual será o futuro da jovem Lindsay Lohan? Vamos orar por ela?

E.A.G.

Atualizado: 25 de Março de 2012 - 11h50

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

BLOGOSFERA EVANGÉLICA - GEDIEL MENDES

.
.
Blogueiro de outra praia

O blog dele tem nove meses e se tornou conhecido por mim através da comunidade Blogueiros Evangélicos, no Orkut.

E.A.G.

AS DIREÇÕES QUE DEUS DÁ

.
.
Já fiz uma postagem com esse texto, mas por ser uma resposta para um assunto recorrente, resolvi fazer nova postagem. Dessa vez encontrei o assunto abordado no blog Geração Que Lamba, comentado pelo irmão Renan Diniz, aliás a leitura é recomendável...
.Quem não é espiritual não consegue acompanhar o raciocínio divino. Então existe a velha situação sempre reaparecendo de tempos em tempos com alguém trazendo o discurso daquela filosofia que insiste confundir libertinagem com liberdade. E os que fazem isso sempre criticam Os Dez Mandamentos.
.Mas qualquer mente sóbria constata que a libertinagem é a ausência de regras onde até o próprio libertino sai prejudicado enquanto que liberdade é o apreço pelas regras justas que possibilita a convivência em coletividade de forma harmoniosa.
.Vale o realce de que esses críticos dos Dez Mandamentos via de regra se equivocam dizendo que existem dez não's nele. Na realidade são nove, sendo que o quinto troca a negativa por uma promessa de vida longa e próspera aos filhos que honram aos pais.
.Eis o meu texto, com leves modificações:
.Quando Deus diz “não":
.• Não se entristeça. Ele sempre quer o seu bem-estar;
.• Não queira insistir. Se tentar, você provavelmente conseguirá o objetivo desejado, mas não será o melhor para você, porque Ele sempre dá a direção que te levará para o melhor;
.• Se não entender a razão do "não". Pergunte, Deus responde aos que O procuram com um coração sincero.
.Para que o nosso bem-estar aconteça estão claramente postas por Deus, nos Dez Mandamentos, conhecido também como Decágolo, as diretrizes que devemos seguir (Êxodo 20). São:
.• não ter outros deuses;
.• não adorar imagens;
.• não falar sobre Deus de forma irreverente;
.• dedicar um dia da semana ao Senhor;
.• honrar os pais;
.• não matar;
.• não adulterar;
.• não roubar;
.• não ser testemunha mentirosa;
.• não cobiçar o (a) cônjuge e nem os bens que são dos outros.
.Conclusão, normalmente quem lê esse capítulo, não sendo ainda um alguém espiritual, olha-o negativamente. Mas são orientações positivas para cada um de nós sobreviver em coletividade.
.Deus quer que outros creiam nEle igual você crê, que respeitem a você por meio do respeito a Ele primeiro, que você encontre os irmãos de fé ao menos um dia na semana; e, se você já é uma mãe ou pai que seus filhos te honrem; Deus proíbe ao assassino que te mate; Deus proíbe que o ladrão te roube; Deus não quer que você seja prejudicado nos tribunais por um perjurador; Deus não quer que o mentiroso te engane; Ele não quer que ninguém cobice seu marido / sua esposa e nem os seus bens materiais.
.Essas coisas ruins acontecem contra você, às vezes, mas nada é de acordo com a vontade de Deus. Todos os males que aconteceram, ou acontecem, são por causa de pessoas desobedientes às diretrizes de Deus.
.Pense: como o mundo seria maravilhoso se todos cumprissem os Dez Mandamentos! Nós estaríamos muito bem! Deus sempre quis e quererá nosso bem-estar!
.
.

E.A.G.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O AMOR JAMAIS PRATICA O MAL

.
.
.
.
.
Deus amou o mundo. E Ele é o amor. A própria essência do amor.

Quem ama o próximo não o aborrece de forma alguma. A pirraça, a vingança são palavras fora do vocabulário de quem porta o Criador dentro de si.

A boca fala do que o coração está cheio. Quando o Evangelho está dentro do coração de alguém, então é isso que esse alguém irá expressar. Ou seja, a essência do Evangelho. Mas nem sempre será com palavras, será muito mais vezes apenas com atitudes. Nos expressamos corporalmente também. Atitudes de misericórdia, compaixão.

O coração é a mola propulsora de todas as atitudes. Alguém com Cristo no coração é incapaz de guardar rancor, mágoas, ressentimentos. O inverso é verdade também: alguém com ressentimentos, que alimente mágoas é incapaz de possuir a Cristo em seu coração - embora até pense que O tenha dentro de si.

O mandamento é claro: ame o próximo como a si mesmo. O fluir desse amor é claro: o amor não pratica o mal. Como amar se vingando? Como amar irritando? Como amar dissimulando? Quem é vingativo, pirracento e dissimulador, não está amando.
É uma infeliz criatura sem essência do Criador.

O cristianismo é puro, cristalino como a água. Não cabe dentro dele a revolta, o egoísmo, o interesse impublicável.

O cristianismo é mais uma filosofia interior do que exterior. Antes de tudo o mais é para ser vivido e não filosofado aos quatro cantos sem experiência pessoal. E é experiência atual, jamais acompanha discursos com verbos no pretérito. Será sempre conjugado no presente e conjugado no futuro: eu amo e amarei. "Deixei de amar"... nunca!

Como ensinar a verdade se for mentiroso? Como ensinar amar odiando? Como ensinar o perdão maquinando mil meios de vingar-se? Como ensinar a pureza matrimonial sendo adúltero? Essas práticas não fazem parte de quem ama.

O pregador necessita viver o que prega. Sempre.
.
.
.
E.A.G.
.
.
.
.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

SALMO 15

1 "Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?

2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração fala a verdade;3 o que não difama com a sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;4 o que, a seus olhos, tem por despresível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado."

(Almeida Revista e Atualizada)

Em um tempo em que tantos crentes estão tendo dificuldades emocionais é importante estudar com cuidado esse Salmo, para descobrir o que é que conserva o crente estável e emocionalmente saudável: a comunhão com Deus, comprovada pelo viver diário.

Neste Salmo Davi descreve o caráter do ser humano qualificado para ser cidadão dos céus.

Começa fazendo duas perguntas importante sobre a comunhão com Deus, são paralelas e sinônimas e respondidas nos versículos seguintes por uma descrição de onze características do homem justo, que é correto em ação, palavra, atitude e finanças.

Davi responde de forma pormenorizada a essas perguntas do homem que pode entrar em comunhão com Deus, se descreve de forma positiva e negativamente, pois a retidão abrande não somente o que alguém faz, mas o que também evita fazer.

Tais qualidades não inerentes ao ser humano, são concedidas por Deus. Somente os que assimilam a retidão de Cristo podem preencher todas essas exigências - 2ª Corintios 5.21; 1ª João 3.7.

NOTAS DE RODAPÉ:
Bíblia Vida Nova - Russell P Sheed (Editora Vida Nova)
A Bíblia Anotada Expandida - Charles C Ryrie (Editora Mundo Cristão)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

APEDREJAMENTOS

.
.
.
.
.
Enquanto no Brasil, país com até mais de duas igrejas evangélicas em alguns quarteirões das grandes metrópoles, lá no ocidente algumas pessoas sentem a falta da pregação do evangelho. Aqui, os pregadores se acotovelam disputando por espaço, lá existe espaço de sobra e muitas almas que nunca ouviram ser pronunciado o nome do Filho de Deus - Jesus Cristo!

Quem diz ter chamada para pregar aqui no ocidente não pode negar que tenha chamada para pregar lá no oriente também... Afinal, o campo é o mundo todo.

Veja o acontece quando Jesus não é apresentado aos povos islâmicos...


Aviso, a cena é chocante.
.
.

.
.
.
E.A.G.
.
.
.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

A LEI QUE TRAZ LUZ

. .
.
.
..
As leis podem ser fascinantes. Você sabia?

• em 205 a.C. os romanos passaram uma lei proibindo as mulheres dirigir carruagens;

• em 1862 Abraham Lincoln instituiu o primeiro imposto sobre a renda nos Estados Unidos. O imposto sobre quatro mil dólares era de um centavo.

• em 1896 ainda vigorava uma lei na Inglaterra que punia os motoristas de veículos que corressem mais de seis quilômetros por hora.

Rimos destas leis, mas o conceito de lei e ordem não é assunto para se rir. As regras e leis nos dizem o que é certo e errado, aceitável e inaceitável.

As estradas precisam de leis; os estados e nações também necessitam. Sem elas seria o caos total. Mas há algo tão ruim como não ter leis – é ter leis más.

As leis feitas por seres humanos são imperfeitas porque os legisladores também são imperfeitos. Mas e se Deus fizesse as leis? Certamente Ele é justo, reto e imparcial.

A lista mais famosa de leis se encontra em Êxodo 20.1-17. É freqüentemente chamada de Dez Mandamentos – e com boa razão. Abra sua Bíblia Sagrada e procure pelo mandamento que promete uma bênção se for obedecido.

Podemos saber com certeza como Deus espera que vivamos nossas vidas. Praticando a Constituição imutável de Deus então o agradamos. Nas páginas da Bíblia Sagrada descobrimos como caminhar ao lado de Deus e ao mesmo tempo como viver em harmonia com nossos semelhantes. Como as placas de sinalização e limites de velocidades nas estradas, os mandamentos de Deus existem para nos guiar através da vida e nos manter no caminho da verdadeira felicidade.

Nem todos aceitam e obedecem aos mandamentos de Deus como “lei de vida”. E quando a sociedade abandona as leis de Deus para se tornar uma lei em si mesma as conseqüências são severas – mesmo que não imediatamente.

O modo de começar a obedecer a Deus é permitindo que a luz da Palavra de Deus guie o nosso caminhar, saber que o Senhor não nos deixa perdidos.


Nota:

Jesus Cristo resumiu os Dez Mandamentos assim: “Amarás o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Amarás a teu próximo como a ti mesmo” – Mateus 22.37-39 (NVI).

.
.
.
Walk Thru Ministries

Tradução: Renira Cirelli

Permitido o uso usando a fonte / texto adaptado ao blog

.

.

.

.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

DEZ FRASES DE JESUS PARA VOCÊ

Com certeza ser cristão não significa ser religioso.

Cristão é todo aquele que de bom grado incorpora ao seu cotidiano as idéias de Cristo. E, ser religioso é apenas acomodar-se às instruções de uma denominação evangélica que a si mesma proclama como igreja, sem importar-se se os ensinamentos são bíblicos ou não.

Mas a grande diferença entre o cristianismo e as religiões é que a religião tenta por esforços próprios, inutilmente, levar o homem até Deus, mas o cristianismo traz Deus ao coração humano. “E o amor é isto: não somos nós que temos amado a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados” – 1ª João 4.10.

Aos fanáticos religiosos, cegados pela mentalidade terrena, disse Jesus: Por que vocês me chamam Senhor, Senhor e não fazem o que eu digo? – Lucas 6.46.

Abaixo estão dez frases de Jesus, que entre tantas outras são referências ao cristão verdadeiro. Vale a pena meditar o quanto elas fazem parte do nosso dia a dia, o quanto estão anexadas à fé prática.

1ª - Mateus 12.50: “... quem faz a vontade do meu Pai que está no céu é meu irmão, minha irmã e minha mãe”;

2ª - Marcos 11.24-25: “... quando orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já receberam, e assim tudo será dado a vocês. E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai que está no céu perdoe os pecados de vocês”;

3ª - Lucas 6.45: “O homem bom tira o bem do seu depósito de coisas boas que tem no seu coração. E o homem mau tira o mal do seu depósito de coisa más. Porque a boca fala do que o coração está cheio”;

4ª - João 8.47: “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus...”;

5ª - Atos 20.35: “... quem dá é mais feliz do que quem recebe”;

6ª - Mateus 6.6: ... “Quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”;

7ª - Marcos 9.35: Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos”;

8ª - Lucas 6.31:
“Façam aos outros a mesma coisa que querem que os outros façam a vocês”;

9ª - Apocalipse 22.14: “Felizes os que lavam suas roupas para terem o direito de comer a fruta da árvore da vida”;

10ª - João 18.36:
“O meu reino não é deste mundo!”.

Textos bíblicos extraídos da Bíblia na Linguagem de Hoje (SBB).


E.A.G.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A SABEDORIA DOS CÉUS

No passado existiu um rei em Jerusalém, que se tornou muito conhecido, chamado Salomão. O seu reinado foi marcado por bastante paz.

Ao nascer Deus demonstrou interesse carinhoso por ele, enviando o profeta Natã com o seguinte recado:

- Para mim você é Jedidias.
(1)

No idioma hebraico o nome Jedidias significa “amado do Senhor Deus”, então, podemos entender a declaração divina em outras palavras. O Senhor disse: eu te amo Salomão

Já adolescente Salomão teve um importante encontro com Deus por intermédio de um sonho. Neste sonho Deus lhe perguntava qual presente gostaria de ganhar. Com muita segurança do que queria Salomão respondeu que desejava receber sabedoria para governar melhor o povo do qual era rei.

Deus se alegrou com a resposta. Não era um pedido egoísta e nem avarento. Salomão não pediu vida longa e regalada acompanhada de uma montanha de dinheiro, o que seria um pedido comum, mas pediu algo que favorecesse a todos aqueles sob quem tinha responsabilidade monárquica.

Então, diante disso Deus falou:

- Por não me pedir uma coisa comum, darei a você mais do que pede. Além da sabedoria terá o respeito profundo de todos em sua volta e também o farei a pessoa mais rica entre os homens. (2)

A promessa se cumpriu. Salomão, com muita inteligência escreveu três livros que fazem parte da Bíblia Sagrada (Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão), dois Salmos (72 e 127) e teve a oportunidade regalada de assentar-se em trono de outro puríssimo. Além disso, foi honrado por ter seu nome proferido pelos lábios de Jesus Cristo, confirmando o alto nível de prosperidade financeira que ele recebeu
. (3)

Deus não faz acepção de pessoas. O que nos garante que se cada um de nós seguir o exemplo de Salomão, amando o próximo como a nós mesmos seremos abençoados recebendo a sabedoria do alto.
(4)

Em Tiago 3.17 podemos ver a descrição do que significa a sabedoria que Deus deu para Salomão: “a sabedoria que vem do céu primeiro que tudo é pura e cheia de calma brandura. Depois é amante da paz e cortês. Tolera o debate e está pronta a submeter-se aos outros; é repleta de misericórdia e de boas obras. É cordial, correta e sincera” – A Bíblia Viva.

Por conseguinte João 3.16 está escrito: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito (único) para que todo que nele crê não pereça (morra), mas tenha a vida eterna” – parênteses meus.

O pronome “tal” significa igual, em semelhante valor, o que nos faz compreender que o amor de Deus por Jesus é igual ao que tem por mim, por você e todo o restante da Humanidade.

E por causa desse amor Deus deseja presentear a Humanidade com essa sabedoria divina, até mais do que nós mesmos desejamos recebê-la. Com alegria e muito prazer Ele aguarda cada ser humano pedir e então abre Suas mãos e concede generosamente farta provisão.
.
.
E.A.G. .
.
1 - 1º Samuel 12.24;
2 – 1º Reis 3.1-15; 2º Crônicas 1.2-13;
3 – 1º Reis 10.14-26; 2º Crônicas 9.13-28; Provérbios 1.1; Eclesiastes 1.1; Cantares 1.1; Mateus 6.29;
4 – Atos 10.34; Efésios 6.9; 1ª Pedro 1.17;
5 – Tiago 1.4,5.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

BLOGS SÃO ARTIGOS DE MUSEU

.
.
.
.
.
A idéia é da professora e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda, curadora geral da mostra. Para quem quiser “mergulhar” nos blogs, a instalação "Blooks – Tribos & Letras na Rede" fica em cartaz até dia 30 de setembro, no Oi Futuro, que fica na Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo RJ. Tel: (21) 3131-3060.

Fonte com maiores detalhes: http://ego.globo.com/ENT/Noticia/0,,MUL103011-5877,00-BLOGS+VIRAM+INSTALACAO+NO+RIO.html
.
.
.

A SENHA DE DEUS

Já sabemos... Segundo a Bíblia, lá na Oração do Pai Nosso, só recebe perdão quem sabe perdoar o próximo.

E sabemos que na carta de Tiago, capítulo 2 e versículo 13, está escrito que Deus só é misericordioso com quem usa de misericórdia com o próximo.

Misericórdia é dispensar o bem aos que não merecem. É importante perdoar e ensinar sobre o perdão. É a senha espiritual de entrada ao céu. Não é uma senha secreta e nem pessoal, é gratuita e pode ser usada por todos os seres humanos na face da Terra sem nenhuma restrição. Mas poucos se lembram, poucos usam...

Fique com Deus.
.
.
E.A.G..

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

SILAS MALAFAIA NO PROGRAMA ALTAS HORAS (REDE GLOBO)

.

Silas Malafaia na Globo. Será?


A coragem e a contundência de sempre que o Pr Silas Malafaia tem demonstrado enfrentando os grupos organizados de Gays Lésbicas Bissexuais Transexuais e Simpatizantes em nosso País, quanto à implementação do Projeto de Lei que se aprovado poderá tornar os homossexuais em cidadãos mais privilegiados do que os heterossexuais têm alcançado desdobramentos incríveis.

Ainda sem confirmação segura, está sendo comentado que Malafaia foi entrevistado pelo programa Altas Horas, cujo apresentador é o paulista Serginho Groisman; programa que vai ao ar nas entradas das madrugadas de sábado até às 3h, aproximadamente. Segundo consta, a pauta do entrevistador foi A Estabilidade dos Casais Homossexuais. E o programa será exibido no dia 29 deste mês.

A Globo possui um aparato tecnológico de ponta e profissionais de primeira linha fazendo jornalismo, não fica atrás de uma CNN ou BBC de Londres, porém, não é possível aplicar os mesmos elogios ao staff que coordena a linha editorial desta emissora. O passado condena. Há um grande histórico de matérias tendenciosas e o Pr Silas Malafaia corre o risco de ser a próxima vítima, caso a informação sobre a entrevista seja verídica. Por que? Porque a Globo está inclusa entre os grupos que o pastor tem atacado. 

Gosto do Pr Silas Malafaia, até aceitei ser moderador de uma das comunidades que têm o nome dele no site Orkut, mas não gostei dessa informação, prefiro que não seja confirmada. Se for verdade acho que precisamos orar muito.

Sem ser pessimista, apenas realista:

1) Não existe probabilidade dessa entrevista ir ao ar;

2) Se for exibida - disseram ter uma hora - será mostrado menos de 80% do material coletado;

3) A entrevista foi única e exclusivamente com a intenção de usar as próprias palavras dele (Silas) contra ele mesmo;

4) Indo ao ar, será com a manipulação na mesa de edição, passando idéias de coisas que o Pr Silas não quis dizer, fazendo o público pensar que tinha outras coisas em mente ao pronunciar as respostas. (A Globo é perita em fazer isso, NÃO TEM ÉTICA NENHUMA!).


Conjectura sobre a entrevista:

Repórter: Você gosta de comer cebola crua?

Silas: Não, prefiro a morte a fazer isso!

Depois, na transmissão da televisão:

Repórter: Você seria capaz de salvar um gay que porventura visse se afogando?

Silas: Não, prefiro a morte a fazer isso! - mesma resposta sobre a cebola, mas com apresentação de outra pergunta jamais feita ao pastor, pessoalmente. 


E.A.G.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

A CASA DO LUTO E A CASA DA FESTA

.
.

Na minha infância e parte da adolescência não conseguia entender os versículos bíblicos que dizem que Deus tem maior preferência pela casa do luto do que pela casa do banquete.(1) Na garganta um nó, a pergunta que não ousava fazer para ninguém: Como pode ser isso? Que Deus é esse?
.
.
.

[continue descendo a página após assistir o video]

.
.
.
Observando a vida, entendi depois. Nos momentos de festas esquecemos quem é o Criador e até que Ele existe, embora creiamos nEle. Nos momentos de velórios lembramos que somos apenas pó. Lembramos que Deus fez Adão do pó para que lhe prestasse adoração.
.
Deus não tem prazer na morte de impios. (2) Mas oferece o prêmio da vida eterna aos que chegam ao céu tendo perseverado na fé, até o fim, aqui nesta existência passageira. (3)
.
.
[continue descendo a página após assistir o vídeo]

.
.
.
Manhattan, bairro onde se localizava o complexo World Trade Center, é o condado norte americano considerado o grande centro financeiro mundial, lugar de investimentos estupendos. E as Torres Gêmeas eram vistas como lugar onde se fechava os negócios mais importantes do planeta.

No porvir, na existência além túmulo, só receberam a salvação da alma naquele dia do ataque terrorista quem investiu em sua vida espiritual. Reconhecendo Jesus como Senhor e Salvador.


Como Salvador basta uma sinal, uma atitude demonstrando crer nEle... Receber Jesus como Senhor, tem que ser por toda a vida. Atitudes de amor, diuturnas e ininterruptamente. Amando a Deus. Amando o próximo como a si mesmo.
.
.
.

.
.
.
1- Eclesiastes 7.1-4
2 -Ezequiel 33.11
3 -Tiago 1.12
.
.
.
E.A.G.
.
.
[ATUALIZAÇÃO DE TEXTO: 12/09/2007]

11 DE SETEMBRO - CRÔNICA DE UM ATENTADO TERRORISTA

.
.
.
.
Terça, 11 de setembro de 2001.

Era uma manhã fria, não me lembro exatamente qual era o horário... Deixei uma sala de entrevistas para uma vaga de emprego na cidade de Osasco, em uma empresa situada bem próxima da divisa com a cidade de São Paulo, altura do quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, após ter ouvido mais uma vez a desanimadora frase “aguarde o nosso telefonema”.

Atravessei a rua e me sentei em um banco dentro de um modesto estabelecimento comercial, que nem sei se posso chamar de lanchonete, vizinha daquela empresa multinacional. Ali estavam algumas pessoas que trabalhavam naquela firma. Tomavam café também e aguardavam o horário de assumir o expediente. Conversavam alegres sobre coisas triviais. Observei calado e distante, enquanto tomava meu café... Passados uns cinco minutos o pessoal saiu conversando de forma ainda descontraída e ruidosa e entrou na empresa.

Vendo aquela cena, analisando minha vida, me senti triste, mas confiante em Deus. Pensei comigo mesmo: "Quantos com empregos e reclamando, e eu aqui com família para criar mais uma vez tendo que voltar para casa desempregado". Mesmo assim estava confiante em Deus; mesmo aflito eu sentia Deus presente na minha vida naqueles momentos de aflição.

O rádio daquele estabelecimento estava sintonizado em uma estação dedicada somente às notícias. Chiava por conta de uma sintonia fraca, mas já não existia a algazarra dos trabalhadores e conseguia entender o locutor. A voz dele era de desespero e chamou minha atenção por causa disso. Falava da colisão do primeiro avião com a Torre Norte do World Trade Center. Para ele, ainda era apenas um acidente... Dizia que o arranha-céu estava em pé e em chamas...

A dona da lanchonete fez uma piadinha de péssimo gosto sobre a situação, dizendo que o locutor era sensacionalista. Talvez, por ela não saber de qual prédio se tratava e qual o significado dele na vida da economia mundial.

Algumas semanas antes, eu tinha visto na televisão uma cena do filme Homem Aranha. O herói lutava com seu arquiinimigo naquele prédio. Tudo foi refilmado depois e poucos viram essa cena porque. obviamente, não ficaria bem aos produtores diante do público manter aquele desfecho naquele cenário, já inexistente quando do lançamento do blockbuster.

Paguei a conta e saí rapidamente dali e voltei para minha casa, que distava 10 minutos. Rapidamente liguei a televisão e vários canais estavam ao vivo. Minha filha se aprontava para ir à escola e sentou ao meu lado. Juntos, logo vimos outra cena chocante: uma enorme explosão na Torre Sul do complexo World Trade Center. Alguns minutos depois o narrador confirmava ser por causa da colisão de um segundo avião. E comentavam sobre o avião no Pentágono...

E naquela altura a minha agonia pessoal já era outra, pensava na quantidade de vítimas e seus familiares, na reação norte-americana para responder os loucos que faziam aquilo. Todos nós já sabíamos com toda certeza que se tratava de um atentado terrorista.

Disse para a minha filha, com apenas treze anos:

- Estamos vendo acontecimentos históricos. Os professores de História falarão sobre esse dia para os seus filhos.

.
.
.
E.A.G
.
.
.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

É NECESSÁRIO CONSERTAR JOÃO 3.16?

Segundo a descrição de perfil, José Francisco Veloso é bacharel em Teologia, formado em Filosofia Pura, pós graduado na Universidade de Jerusalém ( Israel), Haggay Institute (Cingapura – Ásia) e pós graduado em Docência Superior. Escritor de 5 livros na área de dependência química, política e poemas. Ex-Deputado Estadual (94 a 98), presidiu por dois anos consecutivos a Comissão de Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. E é autor de oito importantes leis em vigência e foi presidente das CPIs do Futebol (a primeira no país) e do BANERJ. Pastor Batista da Convenção Batista Brasileira e membro da Primeira Igreja Batista de Itaperuna.

Em uma das comunidades do Orkut, para qual fui convidado a participar, eu o encontrei comentando sobre a tradução, aceita em larga escala como correta do versículo 16 do capítulo 3 do Evangelho de João. Escreveu: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira...' Está errado esta colocação, porque o verbo amar aqui, está no 'pretérito perfeito do indicativo', ou seja, narra algo que aconteceu e acabou! Como a tradução até nós veio do grego, lembro a vcs que se interessarem que no grego não tem este tempo, mas algo m/m igual chamado 'aoristo constativo', ou seja originariamente está escrito em João 3:16"porque Des tem amado...." amado ontem, amado hoje a amará amanhã!".

O pastor Veloso, assim ele se identifica, lembrando ser professor de Ciencia da Religião, sente a necessidade de informar a base das traduções bíblicas. "Eu não posso escrever errado, continuar escrevendo errado e me desculpando ao dizer que o 'espírito' é o de amar sempre, e o que importa é como transmito. Jesus disse: 'Errais em não conhecer as escrituras...'Paulo disse: 'O culto agradável a Deus é o racional...' Eu tenho que saber para não ser manipulado".

Lembra do dever pastoral em sempre estar cuidando das ovelhas:

"Claro que certas coisas que estudamos numa faculdade, não podem ser repetidas num púlpito onde temos ouvintes de várias culturas, e, ou outros entendimentos. Certos consertos deverão ser feitos com o cuidado de quem cuida com cristais. Não há prejuízo espiritual para quem inocentemente faz algo na igreja pensando estar certo, mas se fica sabendo do certo e continua errado, aí sim, tem prejuízos e prejudica. Me lembro que certa vez, o meu filho hoje adulto, fez uma oração por mim que estava com enxaqueca: 'Papai do céu, tira a cabeça do meu pai...' hoje ele não oraria assim, pq aprendeu orar direito.... Mas na época em que fez a oração, ela era perfeitona na boca de um menino de 6 anos!"

O pastor Veloso recebe contra-argumentação de vários internautas. Entre eles Gerson, que se identifica, também, como um professor de Ciência das religiões, também psicólogo e também pastor - Pastor Líder da Assembléia de Deus - professor de teologia e estudande concluinte de filosofia. Ele taxa o argumento do pastor Veloso como uma interpretação teologicamente repugnável, "melancias" (sic), malabarismo teológico gritante. Pondera sobre os títulos: "Acho que não vem ao caso...espero que minha interpelação seja compreendida, não com intuito de desmerecer sua pessoalidade, mas com sensatez de prestar atenção nos resvalos teológicos que aparecem". Arremata dizendo que títulos não dão sustentação para ninguém pôr assuntos que inviabilizem a função majoritária da Palavra de Deus. Fecha a conclusão sobre formação acadêmica dizendo que os títulos deixam a entender que alguns detenterores deles pensam que todos em volta são um bando de neófitos que precisam acatar quaisquer postagem teológicas sem o devido direito de ser inteiramente confrontado.

O internauta Gerson explana: "Essa sublime expressão: 'Deus amou...' tem conotação exclusiva à ação de Deus quando da obra da redenção ainda antes que o mundo existisse (Efésios 1.14); Deus não se perde nem na história nem no tempo. Outro sim, essa magnífica expressão: 'Deus amou...", fala do efeito retroativo que o calvário vem alcançando, a todos os homens em todas as épocas (I Pedro 1.18-20); Deus não 'amou o mundo' quando Cristo morreu na Cruz, essa essa assertiva bíblica REMETE o amor dEle a muito antes da queda no Éden. Aconselho-te que despoje-se dessa 'indecorosa' interpretação bíblica, senão abre um PRECEDENTE pseudo-teológico inimaginável. Dê-se ao luxo de dar uma olhadela em Isaías 43.13 nas versões corrigida e atualizada: uma diz: 'Eu sou', a outra: 'Eu era'. Deixou de Ser?"

Paulo Sergio, outro participante do tópico, vem para colocar panos quentes no debate: "Às vezes, corrigir alguma coisa, no intuito de aprimorá-la, é muito bom. Nossa língua é muito rica, muito cheia de entendimentos e meandros que precisam muitas vezes ser analisados com muito cuidado. Entendi perfeitamente o que o pastor Veloso explicou e concordo com ele, pois nossa Bíblia tem sido constantemente revisada, justamente para aprimorar mais o seu conteúdo. Creio que as pessoas que falaram aqui de seus títulos não o fizeram para se vangloriar, mas para explicar ANTECIPADAMENTE o que são, pois muita gente, na sua simplicidade, quando alguém fala alguma coisa meio diferente do usual, normalmente perguntam onde aprendemos isso. Creio que todos nós estamos aqui para aprender, trocar experiências, pontos de vista e tentarmos chegar à conclusões que nos levem para uma vida cristã mais produtiva.Creio que este é o objetivo da comunidade e se mantivermos esse nível, mesmo que discordemos em alguns pontos, todos seremos edificados".

Concluindo, eu digo que a salvação vem pela fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A teologia é importante, mas deixar de amar o próximo por causa dela é lastimável. Mas, felizmente, parece que não é o caso acima.
.
.
Fonte: Orkut - Comunidade Eu Creio Não Sou Manipulado

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O HÁBITO FAZ O MONGE


Hábito é igual musculação. Quanto mais exercício mais ele toma corpo e faz parte de gente.

Bons hábitos, que beleza! Maus, uma vergonha atrás da outra. É óbvio.

O costume em falar sem ter assunto é um hábito tão péssimo...

Certa vez esteve em minha casa um técnico fazendo reparos em meu computador. Fez um bom trabalho, mas enquanto o fazia começou a dizer algumas coisas incríveis. "Eu sou o inventor do cooler à gás" (aquele pequeno ventilador dentro do cpu).

Diante disso, perguntei:

- É a White Martins quem faz as trocas dos botijões?

Depois, disse que tinha um programa de captura de senhas, poderia pegar todos os dados de todos os usuários do MSN. Mas, o que recebi como uma ofensa à minha inteligência foi me dizer que era amigão pessoal do homem que inventou o site Orkut.

- Qual é o nome dele?

O falastrão parou a atividade e ficou a pensar alguns segundos:

- Conheço-o apenas por apelido, converso com ele pelo chat UOL.

Respondi:

- O nome dele é Orkut, mesmo!

Com a minha informação ele meteu a cara na tela do meu computador e parou com as vanglórias.

Não posso dizer que tudo seja mentira, mas é complicado aceitar tudo como verdades.

Sei que existem verdades que são incríveis. Até eu tenho algumas delas. Evito dizê-las quando não tenho assuntos para não passar como um mentiroso. Por causa disso sempre preferi calar quando não há nada de importante a acrescentar ao momento, prefiro o silêncio a dizer coisas polêmicas nas horas erradas, quando não tenho o que dizer prefiro só ouvir do que comentar qualquer coisa sem motivo definido.

E.A.G.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Simbolismo cristão


O peixe é o simbolo do cristianismo. Por que? Não é apenas porque Jesus distribuiu sanduíches para uma grande multidão faminta, ao multiplicar pães e peixes.


A palavra, em língua grega é IXTIS, cujas letras são iniciais da frase JESUS CRISTO FILHO DE DEUS SALVADOR. 


E.A.G.

O TESTE DE JESUS

.
.
"Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira: pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. Não confies na opressão, nem vos desvaneçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.

Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus.

A ti também, Senhor, pertence a misericórdia, pois retribuirás a cada um segundo a sua obra".

Ontém pela tardezinha, meditei na Palavra de Deus contida no livro de Salmos, capítulo 62, versículos 9 ao 12, texto supracitado.

No passado já li diversas vezes, mas esta visão que deixo registrado só a alcancei agora.

Em leitura devocional, aprendi que a comparação entre a existência de Deus com a existência humana, principalmente daquelas pessoas que desprezam o Criador, tanto sendo gente pobre quanto sendo rica, ambas são iguais. Diante da soberania do Senhor, o Eterno, elas são mais insignificantes do que tudo o que é passageiro e sem valor.

Enriquecer através da "esperteza" do vigarista falastrão, que engana usando argumentos persuasivos, ou enriquecer através da força do assaltante violento, são estratégias de enriquecimento que não merecem nenhum crédito. Só a bênção do Senhor enriquece sem acrescentar sofrimentos (Provérbios 10.22).

Todo poder pertence a Deus, isso é real. Essa realidade deve ecoar bem forte dentro de cada coração humano. Do rico, do pobre, do homem violento e do homem estelionatário, o famoso malandro simpático, "um-sete-um", no jargão policial.

E deve ecoar dentro de cada coração, também, a realidade da existência da graça divina (que significa favor imerecido e misericórdia). A graça pertence ao Senhor também. E essa verdade precisa ecoar em todo coração: o Senhor só dispensa esse favor aos que, de igual modo, o dispensam aos seus semelhantes. Só perdoa quem perdoa os outros. Tiago 2.12-13.

Com isso, quero dizer que Deus não faz testes de prosperidade. Deus faz testes de amor. Jesus quis testar o quanto o jovem rico amava os seus semelhantes pobres. Se o rapaz resolvesse obedecer o mandamento de amar aos outros como a si mesmo, entregando os bens aos pobres, Deus o honraria, não permitindo que tamanha obediência o levasse à miséria.

O Senhor vela por Sua palavra e promete: "dai e ser vos à dado..." - Jeremias 1.12; Lucas 6.38.
.
.
.
E.A.G.
.
.
.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

INIMIGOS IMAGINÁRIOS

.
.
Algum tempo atrás ouvi alguém dizer, não sei se é verdade, que no idioma chinês não existe a palavra crise, no lugar dela os chineses usam a palavra oportunidade.

Verdade ou não, é certo que toda crise é uma oportunidade para se mostrar valente e vencedor ou um fracassado.

Todos passamos por chances de vencer as crises. Diz a Palavra de Deus: se te mostrares frouxo no dia da angústia a sua força será pequena (Provérbios 24.10).

Estamos em uma guerra declarada. Porém, muitos soldados se esqueceram da declaração de guerra ou não entenderam qual é essa guerra. Portanto, estão fadados à vergonha, porque eles não usam o potencial de força adequado e nem vão à direção certa.

Soldados valentes estudam as estratégias de seu general e levam consigo os planos de batalhas e não se confundem diante das trincheiras que precisam atacar, eles sabem onde está o inimigo.

Algum tempo atrás uma pessoa amiga, soldado, dizia estar com dores nos ombros. Disse que estava em treinamento para usar uma arma com calibre 12. Os tiros repetidos provocavam impacto forte em seu corpo. Então, era preciso fazer força durante todo o dia, se equilibrando a cada tiro, segurando a escopeta pesada, não era fácil. Foram várias semanas de treinamento para receber o certificado de habilitação. E recebeu. Mas, de nada adianta ter a "espada afiada e desembainhada" e não saber qual é o inimigo.

Está escrito: nosso inimigo não é de carne e osso – Efésios 6.10-20.

A declaração de guerra é a Bíblia Sagrada, e diz que os inimigos dos seres humanos não são os seres humanos, são entes espirituais maus, alojados nas regiões celestiais, e que eles estão organizados como principados, potestades e hostes.

É uma crise grave para qualquer soldado confundir o amigo e o irmão como o seu inimigo de guerra. Inimigos imaginários fazem parte de uma guerra imaginária!

Nenhum exército deve lutar contra si mesmo! E jamais nenhum soldado será condecorado por bravura matando seus companheiros. Para receber medalhas é preciso ir, realmente, à guerra verdadeira e lutar contra os inimigos reais.

Passamos por provas, como na escola de tiro, só somos aprovados se estudamos a arma, superamos a nós mesmos perseverando frente às dificuldades, e acertamos o alvo certo. Toda provação é necessária, (o Senhor permite tê-las em nossa caminhada de fé porque somos aperfeiçoados assim – e muitas vezes o treinamento provoca dor). E Deus só se alegra quando nos vê na posição de vencedores nessas provações. Por que? Porque no caso de batalhas perdidas, provas em que somos reprovados, quem as venceu e foi aprovado foi o inimigo.

Muitos são os soldados que estão lutando contra a carne e o sangue, os seres humanos... Mas, na verdade os que lutam contra inimigos imaginários assim lutam porque já foram vencidos pelo inimigo real.

"O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam" - Naum 1:7.
.
.
.
E.A.G.
.
.
.

CONSELHOS PARA VIVER BEM E MELHOR

.
.
"Como Deus é poderoso! Ele não despreza ninguém. Deus sabe todas as coisas ...nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição para abrir os nossos olhos" - Jó 36.5, 15 (NTLH).
.
.
Estresse: corra desse perigo

• Conheça melhor o problema

Estresse é uma reação psicológica, física, mental e hormonal do corpo, decorrente de uma necessidade grande e rápida de adaptação a uma situação ou evento, positivo ou negativo.

No mundo de hoje, com o acúmulo de tensões em casa, no trânsito, na vida profissional e financeira, é quase impossível eliminar o estresse que, quando excessivo, pode trazer consequências graves, como: elevação da pressão arterial, problemas estomacais, cardíacos, dermatológicos e interpessoais, ansiedade, depressão, envelhecimento precoce, insegurança, sensação de "estar doente", dificuldades sexuais e até morte precoce.

Mas já que não é assim tão fácil fugir do estresse, é preciso adotar estratégias para lidar melhor com ele e minimizar seus efeitos negativos, enquanto não é eliminado por completo.


Gerenciamento do estresse

E doses moderadas, o estresse pode ser benéfico porque, em momentos de tensão, o ser humano produz uma substância chamada adrenalina (ou dopamina) que dá ânimo, vigor, entusiasmo e energia. Mas o estresse excessivo é negativo e, para proteger-se dele, você deve seguir algumas recomendações:

• Alimentação:

Para repor as energias, vitaminas e nutrientes consumidos nos momentos de maior estresse, coma verduras, de preferência cruas ou no vapor, coma brócolis, chicória, acelga, alface e outras, ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.

• Se tiver insônia:

Tome um copo de leite antes de dormir ou coma um pouco de gergilim, que é rico em cálcio e ajuda no sono.

• Relaxe:

Faça exercício de respiração profunda profunda, yoga, relaxamento muscular, ouça música, assista filmes, converse ou leia para eliminar o excesso de adrenalina.

• Exercite-se:

Trinta minutos de exercícios produzem uma substância chamada "beta endorfina" que dá a sensação de tranqüilidade e bem-estar.

• Mantenha a estabilidade emocional:

Adote uma atitude positiva perante a vida, procurando ver o lado bom das coisas.

• Controle a pressa e busque qualidade de vida nas quatro áreas principais:

Vida social, afetiva, profissional e a que se refere à saúde.

Seguindo estas dicas, você vai proteger seu coração, garantir uma vida melhor e um controle satisfatório do estresse.

.
.
.
Fonte: Psychological Center of the Control of the Stress.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Dinheiro .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Motivacional .Mulher .Casamento .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Profetas .Saúde .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .redes sociais .Bom humor .Jovens .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Salmos .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Comunicado .Internet .óbito .Escatologia Bíblica .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Cosmovisão Cristã .Editora Vida .Namoro .Sermão do Monte .Educação .Páscoa .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Carnaval .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Banda Voz da Verdade .Crianças .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto .Wilma Rejane EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Política Brasileira .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Pesquisa .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .Mensageiro da Paz .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Mulheres na Bíblia .Primavera .Tania Guahyba .Twitter .grafite .pássaros na Bíblia .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Política Internacional .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Retrospectiva 2017 .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .Donald Trump .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.