Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PROSPERIDADE - OS TEÓLOGOS NA MINHA ESTANTE E OS TEÓLOGOS NA BLOGOSFERA - A PERGUNTA

.
.
Graças a Deus, por meio da internet, temos acessos que jamais teríamos. Através do BLOGGER, do site ORKUT e também do MSN tenho chegado em muitos lugares que jamais estive e provavelmente, de forma presencial, jamais chegarei.

No passado a viagem era pelos livros. Ainda é, mas nem tanto quanto antes. O resultado é a minha biblioteca, porte médio mas com valor inestimável. Boas literaturas cristãs, fontes de consultas importantes: Dr. S.I. Scofield; Orlando S. Boyer; A.R. Buckland; Frank Charles Thompson; Gleason Archer; S.E. MacNair entre muitos outros mais. São publicações voltadas à teologia.

Hoje, mais uma vez, estive no blog Teologia com Graça, do Pr Esdras Costa Bentho. Ele deixou uma definição interessante sobre o que é teologia: "Segundo o étimo helênico, é a ciência que estuda sobre Deus e todos os assuntos pertinentes à fé e à religião. O Theólogo é tanto o que fala a Palavra de Deus quanto aquele a quem Deus fala. A fé, do ponto de vista da theologia, é axioma indispensável à compreensão do Inefável".

Para quem não o conhece, recomendo acessá-lo. O Pr Esdras é pedagogo, teólogo, escritor, professor universitário (FAECAD-RJ) e redator das Lições de Jovens e Adultos da CPAD.

Li seu mais recente artigo (A Prosperidade no Antigo Testamento ), abordagem de um assunto que "desde sempre" chamou minha atenção e por causa disso tenho estudado freqüentemente sobre esse assunto. O artigo dele é uma resposta para alguns alunos da escola dominical, sobre a atual revista Lições Bíblicas (CPAD), matérias sobre as lições 9, 10, 12 e 13, de autoria do Pr. Geremias do Couto, outro pensador e comunicador importante para todos nós que amamos a Palavra de Deus.

Com os teólogos da minha estante aprendi os significados do termo paz em aramaico e grego. Tanto no Velho como no Novo Testamento (shalom e eirene, respectivamente). Significam a mesma coisa: é ausência de brigas, guerras, doenças e pobreza. Tem à ver tanto com a estabilidade espiritual quanto com a estabilidade financeira e física.

Mas tanto na Lições Bíblicas quanto no artigo, supracitados, não houveram tal explicação. Então, resolvi perguntar ao Pr Esdras sobre a definição que ele tem sobre os temos paz. Deixei minha pergunta, lá. Estou aguardando uma resposta dele.

Essa resposta é muito importante, quero me enriquecer, também, com o cabedal de conhecimento teológico encontrado na internet.
.
.
E.A.G.
.
.
.
Veja mais: OS TEÓLOGOS NA MINHA ESTANTE E OS TEÓLOGOS NA BLOGOSFERA - A RESPOSTA
.
.
.

Um comentário:

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene
Prezado Pr. Eliseu Gomes, meus parabéns pela perspicácia e lembrança. Não existe em ambos os sacros Testamentos a idéia de uma prosperidade sem a paz, seja ela shālôm ou eirēnē.

O substantivo shālôm significa literalmente “completude”, “perfeição”, “bem-estar” e saúde, elementos necessariamente implícitos no termo Tsālēach: a prosperidade como fruto de uma vida bem-sucedida.

Somente depois que o termo shālôm quer dizer “paz”. Essa paz dentro do contexto histórico do AT está, como sabiamente afirmou Vine (2003, p.217), relacionado a “uma relação bem-sucedida” que envolve, necessariamente Śākal: a sabedoria que traz prosperidade.

Do substantivo shālôm procede o adjetivo ou verbo shālêm que se traduz por “completar”, “estar inteiro”, “completo”, “perfeito”; talvez relacionado à Dāshēm: a prosperidade abundante.

Quanto ao termo grego eirēnē, usado pela Septuaginta em muitas ocasiões para traduzir o hebraico shālôm, não foge do significado já perfilado pelo seu referente hebraico. Entretanto, em alguns contextos em que o termo aparece em o Novo Testamento, o sentido do semema distingui-se daquele pretendido pelos gregos (ataraxia) e também da pax romana, uma vez que refere-se ao estabelecimento da comunhão com Deus através do sacrifício expiatório de Cristo no Calvário: Paz de Deus e paz com Deus.
Devo, portanto, lembrar que o contexto das passagens é que determina o sentido de shālôm e eirēnē, e não necessariamente o significado isolado desses termos.

Estou colocando um link de sua página em nosso blog: www.teologiaegraca.blogspot.com
Um abraço
Esdras Bentho